Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > PDSSE

Cursos

Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.




Ministrado em associação pela Universidade do Porto, Universidade de Lisboa e pela Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Engenharia (UP), Faculdade de Ciências (UL), Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Economia (UC), o
Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia consiste em um ano curricular (60 ECTS) e em três anos de investigação conducente a uma tese (180 ECTS) e concede o grau de doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia.

Alunos-alvo: Graduados em Engenharia Mecânica, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa.


Objetivos

O objetivo do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia consiste na formação de investigadores de alta qualificação com capacidade de análise e conceção de sistemas energéticos, considerando as suas vertentes tecnológicas, ambientais, económicas e sociais, e capazes de um trabalho autónomo de investigação vocacionado quer para o ambiente universitário, quer para o ambiente empresarial. Pretende-se assim que o futuro doutorado possa continuar a desenvolver, aprofundar e aplicar os conhecimentos derivados do seu trabalho de investigação tornando-se uma mais-valia importante para as instituições onde desenvolva a sua atividade.


Competências Profissionais

O programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia visa formar Investigadores capazes de propor, promover e realizar Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Energia, incluindo as componentes de procura, oferta e transporte, numa perspetiva de Sustentabilidade.
Espera-se que no final do ciclo de estudos os estudantes revelem um perfeito domínio do método científico, uma profunda compreensão das cadeias de conversão energética na sua globalidade e do  conceito de Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, económica e social, e capacidade de modelação e análise de  sistemas energéticos ou de componentes significativas dos mesmos.


Saídas Profissionais

Investigação e atividades de extensão em Instituições de I&D, atuando na área da Energia.

Consultoria avançada em empresas industriais e prestadoras de serviço, atuando na área da Energia.


Informações

Condições de acesso e ingresso:
1-a) Os titulares do grau de mestre obtido em universidades portuguesas em Engenharia Mecânica, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa;
b) Os titulares de grau de licenciado (Pré-Bolonha, obtidos em universidades portuguesas nas áreas mencionadas na alínea anterior, nas condições legalmente estabelecidas;
c) Os titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras que sejam considerados pela comissão científica do programa em condições equivalentes às referidas nas alíneas anteriores.
2-Os estudantes devem ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa, podendo, em casos justificados, a comissão científica aceitar estudantes noutras condições.

Outros requisitos : Possuir um Certificado de Habilitações Académicas. Carta de motivação em inglês. A apresentação dos resultados do Exame Geral GRE constituirá uma condição de preferência no processo de avaliação. Duas cartas de referência em inglês. Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista* para aferir o seu nível de compreensão e comunicação em língua inglesa, que pode ter lugar presencialmente ou através de videoconferência. A identificação de dificuldades significativas a este nível poderá ditar a não -aceitação no
ciclo de estudos.
* A chamada para a entrevista será realizada por e -mail para o endereço indicado na candidatura.

 

Informações sobre candidaturas disponíveis em: Vias de Ingresso

Informações sobre propinas disponíveis em: Propinas

Informações sobre Matrículas/Inscrições disponíveis em: Matrículas/Inscrições


Comentários

Os principais centros de Investigação associados ao PDSSE são o INESC TEC e o INEGI.
O INESC TEC coordena o Laboratório Associado INESC TEC, sendo a USE (Unidade de Sistemas de Energia) a sua Unidade com maior ligação ao programa. A Unidade de Sistemas de Energia (USE) tem a sua base no campus da FEUP e exerce a sua atividade em áreas emergentes essenciais para o setor elétrico: regulação e mercados de eletricidade, integração de produtores dispersos, gestão técnica e económica de sistemas de distribuição, uso de SIG e outras TI, tratamento da incerteza e risco. Está classificada com Excelente pela FCT.
O INEGI está também localizado no campus da FEUP, e colabora com o PDSSE através da Unidade de Estudos Avançados de Energia no Ambiente Construído. Esta exerce atividade nas áreas do ambiente interior, energia nos edifícios e sistemas urbanos. Faz parte do Laboratório Associado LAETA e está classificada pela FCT com Muito Bom.


Contactos

Grupo da área focal Sistemas Sustentáveis de Energia:

Célia Couto
E-mail: pdsse@fe.up.pt
Tel.: +351 22 041 4984
Sala: I013

Dados Gerais

Código Oficial: 5271
Diretor: João Peças Lopes
Diretor Adjunto: Carlos Moreira
Sigla: PDSSE
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 4 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (240 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2024-02-27 às 07:54:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias