Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > Cursos/CE > EASSE
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia

O curso de Estudos Avançados em Sistemas Susentáveis de Energia distingue-se pela estimulação da formação de estudantes no sentido de criar novos líderes capazes de desenvolver e implementar estratégias inovadoras em situações reais de desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Energia.


O currículo do curso EASSE possibilita estas vantagens competitivas através de atividades curriculares rigorosas, delineadas por um corpo docente de nível internacional, aquando da participação do Massachussets Institute of Technology no âmbito do Programa MIT-Portugal.


O Curso de Formação Avançada aborda um conjunto único de áreas fulcrais multidisciplinares em sistemas de energia. O modelo de formação oferecido é ainda valorizado por um conjunto de outras ações previstas, que incluem unidades curriculares lecionadas por videoconferência entre as várias Universidades;

A formação de nível pós-graduação em SES prepara os alunos para desenvolver Investigação que irá:
• Criar novos conhecimentos através de I & D, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologia em sistemas energéticos sustentáveis, onde a resposta à procura de energia é efetuada com um uso mínimo de recursos naturas não-renováveis, considerando-se a grande diversidade de situações em todo o mundo;
• Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, instituições de governação e a sociedade, para a identificação e implementação de inovações tecnológicas e políticas energéticas sustentáveis.

Alunos-alvo: Graduados em Engenharia Mecânica, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa.


Objetivos

O objetivo do curso de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia consiste em promover uma nova geração de líderes em sustentabilidade e economia dos sistemas de energia, bem como gerar e comunicar novos conhecimentos em áreas fundamentais dos sistemas de energia. O nosso foco está em combinar um esforço multidisciplinar, incluindo os domínios da engenharia e da economia, no âmbito da análise e projeto de sistemas de energia no contexto do desenvolvimento sustentável.

A formação de pós-graduação em SSE irá assim preparar estudantes para o desenvolvimento de investigação fundamental, a qual irá permitir:

. Criar conhecimento baseado em programas avançados de formação (DFA/DEA) e no estado da arte em I&D (PHD) em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias sob o enquadramento dos sistemas sustentáveis de energia, onde a procura de energia é satisfeita com o mínimo de recursos não renováveis, tendo em consideração diferentes cenários geográficos e socioeconómicos;

. Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, governo e sociedade, visando a identificação e implementação sustentável de novas políticas energéticas, de ciência e tecnologia e de inovação.


Competências Profissionais

O curso Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia visa formar Investigadores capazes de propor, promover e realizar Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Energia, incluindo as componentes de procura, oferta e transporte, numa perspetiva de Sustentabilidade.


Espera-se que no final do ciclo de estudos os estudantes revelem um perfeito domínio do método científico, uma profunda compreensão das cadeias de conversão energética na sua globalidade e do  conceito de Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, económica e social, e capacidade de modelação e análise de  sistemas energéticos ou de componentes significativas dos mesmos.


Saídas Profissionais

Investigação e atividades de extensão em Instituições de I&D, atuando na área da Energia.

Consultoria avançada em empresas industriais e prestadoras de serviço, atuando na área da Energia.


Informações

Condições de acesso e ingresso:
1-a) Os titulares do grau de mestre obtido em universidades portuguesas em Engenharia Mecânica, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa;
b) Os titulares de grau de licenciado (Pré-Bolonha, obtidos em universidades portuguesas nas áreas mencionadas na alínea anterior, nas condições legalmente estabelecidas;
c) Os titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras que sejam considerados pela comissão científica do programa em condições equivalentes às referidas nas alíneas anteriores.
2-Os estudantes devem ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa, podendo, em casos justificados, a comissão científica aceitar estudantes noutras condições.

Outros requisitos : Possuir um Certificado de Habilitações Académicas. Carta de motivação em inglês. A apresentação dos resultados do Exame Geral GRE constituirá uma condição de preferência no processo de avaliação. Duas cartas de referência em inglês. Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista* para aferir o seu nível de compreensão e comunicação em língua inglesa, que pode ter lugar presencialmente ou através de videoconferência. A identificação de dificuldades significativas a este nível poderá ditar a não-aceitação no curso.
* A chamada para a entrevista será realizada por e-mail para o endereço indicado na candidatura.

Informações sobre candidaturas disponíveis em: Candidaturas

Informações sobre propinas disponíveis em: Propinas

Informações sobre Matrículas/Inscrições disponíveis em: Matrículas/Inscrições


Comentários

Destinatários:

Tendo o Inglês como língua oficial do Programa, o DFA em SSE está aberto a candidatos de todo o mundo, que queiram substanciar o seu interesse em desenvolver as suas carreiras profissionais na área dos sistemas de energia, através de acções de formação avançada, com o intuito de promover o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias verso a sustentabilidade dos sistemas de energia, recorrendo à análise de interacção de sistemas complexos com a sociedade e a economia.

Neste contexto, o DFA em SSE é especialmente orientada para quadros de empresas que queiram adquirir conhecimentos de natureza multidisciplinar, com ênfase na análise e projecto de sistemas de energia, que visem a sustentabilidade dos sistemas energéticos, nas suas componentes: económica, tecnológica, ambiental, social, assim como na definição de novas políticas estratégicas.

Os candidatos interessados na admissão ao programa devem ter uma formação académica/profissional em áreas afins aos principais temas em estudo. Uma formação adequada à participação no programa inclui a formação nas áreas da Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa.


Contactos

Sistemas Sustentáveis de Energia do Programa MIT Portugal na FEUP:

E-mail: ccouto@fe.up.pt

Tel.: +351 22 0413483

 

Dados Gerais

Código Oficial: 3386
Docente Responsável: Vítor Leal
Sigla: EASSE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Estudos Avançados
Início: 2008/2009
Duração: 1 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo