Acreditação pela A3ESO ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES. |
As recentes direções de convergência sugeridas nos textos relacionados com a “Declaração de Bolonha”, enfatizando a necessidade de garantir uma formação com qualidade, mobilidade, comparabilidade, compatibilidade, diversidade, empregabilidade e competitividade, levaram à criação de Programas Doutorais que corporizem o 3º ciclo de Ensino Superior ali definido.
O objetivo do ProDEI é promover, nos seus alunos, a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Informática, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, e incluindo especificação, projeto, modelação, representação, distribuição e exploração de sistemas informáticos, assim como a aquisição, representação tratamento da informação, privilegiando a integração das tecnologias informáticas nos ambientes organizacionais.
Mais informação no site do curso: www.fe.up.pt/prodei
Regulamento do ProDEI (a partir de 2015) disponível aqui e na área de documentos.
O curso é organizado em dois semestres de Componente Curricular e quatro a seis semestres de Componente de Investigação, sendo admitida a sua frequência em tempo parcial.
Destinatários:
Consideram-se destinatários preferenciais do ProDEI, os candidatos motivados para o desenvolvimento de carreira científica, nomeadamente:
O ProDEI é dirigido a portadores de um grau de Mestrado ou 2º Ciclo que possuam formação sólida, científica e tecnológica, em áreas de base da Informática e da Engenharia Informática.
Numerus Clausus: 25
Propinas: ver na página dos valores de propinas de doutoramento 20/21 (mais informação sobre o pagamento de propinas).
Componente Curricular: 60 ECTS (European Credit Transfer System).
Componente de Investigação: 120 ECTS
Equivalências de ECTS: Poderão, caso a caso, ser concedidas, sendo obrigatória a realização, na componente curricular, de um mínimo de 30 ECTS.
Inscrição Definitiva: Após aprovação na Componente Curricular e com aceitação de um Plano de Trabalhos de Doutoramento
Orientação: um Professor da FEUP deve estar envolvido na orientação; um Grupo de Acompanhamento, incluindo pelo menos um elemento externo, presta apoio à investigação desenvolvida pelo aluno.
Candidaturas e Inscrições:
Os critérios usados para seleção de candidatos baseiam-se em:
Potenciais Fontes de Financiamento:
Contactos:
FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto PORTUGAL
T: 22 041 3906
Email: prodei@fe.up.pt
As áreas de especialização do Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP incluem, mas não se limitam a:
Estas áreas refletem a amplitude e profundidade do campo da Engenharia Informática, abrangendo tanto os fundamentos teóricos quanto as aplicações práticas das tecnologias da informação e comunicação em ambientes organizacionais. O programa é projetado para promover a excelência e inovação na pesquisa, preparando os doutorandos para contribuir significativamente tanto na academia quanto na indústria.
O Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP prepara os graduados para uma ampla gama de funções profissionais tanto em Portugal como internacionalmente. Os graduados podem seguir carreiras como professores universitários, investigadores seniores em laboratórios de pesquisa ou empresas, empreendedores ou diretores de nível intermédio em empresas de tecnologia. O programa, com um amplo escopo científico, abrange Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Arquiteturas de Sistemas Computacionais e Sistemas de Informação, visando promover a excelência e a pesquisa com forte ênfase nos fundamentos teóricos e na integração das tecnologias em ambientes organizacionais.
A estrutura do programa inclui atividades curriculares e um componente de pesquisa, sob a supervisão de professores da FEUP, enfatizando uma abordagem abrangente à Engenharia Informática. Esta abordagem não só prepara os alunos para a academia e pesquisa, mas também os equipa com as habilidades necessárias para a liderança e inovação no setor tecnológico.
As saídas profissionais para os graduados do Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP são variadas e abrangentes, refletindo a natureza interdisciplinar e a profundidade do campo. Os graduados do programa podem ocupar posições de destaque em vários setores, tanto em Portugal como no estrangeiro, incluindo:
Estas saídas profissionais refletem o objetivo do programa de promover a excelência e a investigação em tópicos avançados da engenharia informática, preparando os doutorandos para contribuir significativamente para a academia, a indústria e a sociedade.
Mais informação no site do curso: www.fe.up.pt/prodei
FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto PORTUGAL
T: 22 041 3906
Email: prodei@fe.up.pt
Código Oficial: | 5141 |
Diretor: | Rui Maranhão |
Diretor Adjunto: | Pedro Diniz |
Sigla: | PRODEI |
Grau Académico: | Doutor |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Doutoramento |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 3 Anos |