Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Curso de culinária vegetariana
Você está em: Início > Cursos/CE > MEB
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado em Engenharia Biomédica


Acreditação pela A3ES

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a 22 de novembro de 2016, e de acordo com a recomendação e fundamentação produzidas pela respetiva Comissão de Avaliação Externa, decidiu acreditar o MEB, sem condições, por um período de 6 (seis) anos. Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

O MEB é um curso de mestrado (2º ciclo, 120 créditos ECTS), criado em 1996/97,  que engloba uma parte escolar, com uma duração equivalente a um ano letivo, após o qual se segue um período para realização, apresentação e discussão de dissertação.

Condições de Acesso
O curso cobre um vasto leque de domínios da Engenharia Biomédica e destina-se a satisfazer a procura de formação especializada por parte  de licenciados em Engenharia, Matemática, Física, Química, e cursos afins, interessados numa atividade destacada em termos científicos e técnicos, exercida em instituições e em empresas do sector da Saúde. A Comissão Científica do curso poderá propor ao conselho científico a admissão de candidatura de candidatos titulares de outros diplomas desde que o respetivo currículo demonstre uma preparação científica adequada ao curso.
Os pré-requisitos de admissão exigem formação prévia de nível superior nas áreas da Matemática e da Física.

Acreditação
O MEB é um curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esta acreditação reconhece os altos padrões de qualidade do curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para o ensino de nível superior.

Horários
O curso funciona em regime normal, com diversas disciplinas partilhadas com outros cursos, nomeadamente o Mestrado Integrado em Bioengenharia.

Numerus Clausus
O numerus clausus é fixado em 30 alunos. O número mínimo de inscrições necessário ao funcionamento do curso é de 10.

Propinas
¤ 999

 

 


Objetivos

O ciclo de estudos proposto tem como objetivo proporcionar uma formação avançada integrada em Engenharia Biomédica, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico, a par com uma formação mais global em áreas mais abrangentes dentro desta área da engenharia.
Pretende-se que os graduados sejam capazes de conceber, projetar e manter sistemas e serviços em domínios específicos da Engenharia Biomédica. Pretende-se igualmente assegurar que os estudantes adquiram conhecimentos num número limitado de técnicas de investigação, por forma a desenvolver capacidades de realização de investigação científica de alto nível de qualidade, segundo os parâmetros de qualidade e padrões éticos internacionalmente aceites. Nos objetivos de formação do plano de estudos incluem-se também o desenvolvimento de competências para realização de trabalho em grupo, para a comunicação com os seus pares e com a comunidade académica, e para a divulgação e discussão de resultados e avanços conseguidos.

Áreas de Especialização

Modelação e simulação de sistemas biomédicos; Biofísica; Biomateriais;
Biomecânica; Órteses e próteses; Dispositivos implantáveis; Sistemas de
reabilitação; Sistemas de diagnóstico e terapêutia; Instrumentação biomédica; Sensores e atuadores; Processamento digital de sinais e de imagens; Gestão da tecnologia médico-hospitalar.

Competências Profissionais

Esta formação permite o acesso a uma carreira profissional em áreas de atividade relacionadas com: bioinformática, biomateriais, biomecânica, biotecnologia, robótica médica, processamento de sinais biológicos,  processamento de imagens médicas, desenvolvimento e aplicação de sensores, sistemas bioeletromecânicos, sistemas de diagnóstico e terapêutica, sistemas bioquímicos, sistemas de informação, telemedicina, engenharia de reabilitação, engenharia clínica, e gestão de tecnologia em saúde e na vigilância sanitária.


Saídas Profissionais

Os graduados em Engenharia Biomédica adquirem competências e conhecimentos técnicos que os habilitam a ocupar funções de desenvolvimento, produção, manutenção e gestão de equipamentos, produtos e processos tecnológicos para fins de diagnóstico, terapia, reabilitação e investigação. De um modo geral, na indústria, serviços, I&D, engenharia hospitalar, e outras afins em que são praticados atos de engenharia biomédica, tais como:
- Investigação e desenvolvimento em laboratórios, particulares ou do Estado;
- Desenvolvimento de próteses e órgãos artificiais;
- Conceção de sistemas de monitorização de dados fisiológicas ou de diagnóstico;
- Conceção de implantes eletrónicos e atuadores de apoio à realização de terapias;
- Desenvolvimento de aplicações de software para a prestação e gestão de cuidados de saúde;
- Ensino e formação de recursos humanos no domínio da tecnologia aplicada à saúde;
- Elaboração, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas da tecnologia biomédica;
- Planeamento, organização, e verificação de instalações dedicadas à prática de atos médicos;
- Assessoria na elaboração de requisitos e procedimentos para a aquisição e verificação de bens e serviços de tecnologia biomédica.

Informações

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200 – 465 Porto
José António Nogueira
Tel.: (+351) 225 081 819
Fax: (+351) 225 081 443
E-mail: meb@fe.up.pt

 


Dados Gerais

Código Oficial: 9568
Diretor: José Machado Da Silva
Sigla: MEB
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 1996/1997
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Biomédica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Biomédica (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2018-04-25 às 15:11:48