| |
Propinas |
Gratuito |
| |
Seguro Escolar |
2 ¤ |
| |
Créditos |
1,5 ECTS |
| |
Nível de Formação |
2º ciclo, 3º ciclo |
| |
|
|
| |
Realização |
08/09/2025 a 16/09/2025 |
| |
Apresentar Candidatura |
15/07/2025 a 05/08/2025 Aqui |
Parceria com:
- Synopsis Planet - Advanced Engineering
Objetivos
Esta formação do âmbito da Engenharia Espacial: a) Insere-se no Cluster 4: Digital, Industry and Space do Horizonte Europa; b) Enquadra-se em vários domínios prioritários da especialização inteligente ENEI 2030, com destaque para o domínio prioritário "Grandes Ativos Naturais: Floresta, Mar e Espaço"; c) É transversal a vários domínios prioritários da S3 NORTE 2027, como a "Indústria e sistemas avançados de fabrico", "Mobilidade sustentável e transição energética", "Recursos e economia do Mar" e "Tecnologias, estado, economia e sociedade"; d) Constrói-se sobre os trabalhos da Agenda Temática de Investigação e Inovação para o Espaço e Observação da Terra e na Estratégia Portugal Espaço 2030.
Os principais objetivos desta unidade de formação são:
- Introduzir as várias fases (da fase A à fase E) do desenvolvimento de satélites.
- Identificar os vários subsistemas e respetivos interfaces de um pequeno satélite.
- Diferenciar a filosofia de desenho de um pequeno satélite em relação outras classes de satélites.
- Análise de vários exemplos da ação da engenharia de sistemas em pequenos satélites.
Informação sobre a unidade de formação
Consultar
aqui informação detalhada sobre a unidade de formação, nomeadamente: conteúdo programático, metodologias de ensino e método de avaliação.
Horário/Regime de FuncionamentoSegunda-feira: 16h30 às 18h00
Terça-feira: 16h30 às 18h00
Quarta-feira: 16h30 às 18h00
Quinta-feira: 16h30 às 18h00
Sexta-feira: 16h30 às 18h00
Terça-feira (16/09/2025): 18h00 às 19h30
- Horas de Contacto: 10.5 horas
- Regime: Presencial e B-learning
Informação para candidatura
Consultar
aqui informação para candidatura, relativa a condições de acesso, critérios de seriação e datas associadas ao processo de candidatura.
Proteção de Dados
Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Contactos