Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > GPD

Cursos

Gestão de Produto Digital

Gestão de Produto Digital é um curso abrangente, concebido para introduzir os estudantes no mundo da gestão de produtos digitais.
Este curso combina teoria e prática para dotal os estudantes com as competências necessárias para navegar por todo o ciclo de vida do produto e ter uma visão de como aplicações como a Netflix ou a Revolut ganham vida. Através de insights partilhados por ex-fundadores de startups de sucesso e profissionais de empresas globais, os estudantes desenvolverão competências em estratégia de produtos, identificação de problemas e entrega de soluções digitais impactantes.

O curso aborda tópicos como a descoberta de oportunidades, o design de soluções e a entrega ágil, além de explorar conceitos como aplicações de IA e análises pós-lançamento. O curso tem a duração de 14 semanas e inclui os seguintes módulos:

  • Introdução à Gestão de Produto Digital
  • Compreender o Produto Digital
  • Do Conceito de Produto ao Gestor de Produto
  • Descoberta: O Espaço de Oportunidade
  • Desenho de Soluções
  • Solução Tecnológica – Refinamento
  • Entrega
  • Lançamento
  • Fechar o Ciclo com Dados
  • Criar um Roteiro de Produto
  • Aplicar IA na Gestão de Produto
  • Apresentações Finais e Feedback
  • Carreira em Produto

Objetivos

No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender o papel e as responsabilidades de um gestor de produto.
  • Desenvolver a capacidade de traduzir objetivos de negócio em OKRs (Objectives and Key Results) acionáveis para o produto.
  • Dominar frameworks para a descoberta de oportunidades e resolução de problemas.
  • Adquirir experiência prática na redação de PRDs (Documentos de Requisitos de Produto) e na definição de métricas de sucesso.
  • Colaborar de forma eficaz com equipas técnicas na entrega de produtos.
  • Construir um roadmap sólido e medir o sucesso do produto após o lançamento.

Saídas Profissionais

Com a competências adquiridas neste curso, os estudantes poderão vir a explorar funções como Gestor de Produto Associado, Product Owner ou Gestor de Entregas Ágeis em empresas tecnológicas de referência.

Com mais experiência, podem progredir para cargos de nível sénior, como Gestor de Produto Sénior, Diretor de Produto ou Diretor de Produto Executivo (Chief Product Officer).

As competências adquiridas neste curso também preparam os estudantes para desafios de empreendedorismo no espaço digital.


Informações

Avaliação:
O curso será centrado na análise de um caso prático relacionado com um produto digital. Os estudantes serão divididos em grupos (5 pessoas) e orientados através das várias etapas do processo de desenvolvimento de produto.

Blocos teórico-práticos semanais abordarão os tópicos teóricos específicos necessários para cada etapa do produto, ajudando a enfrentar o desafio apresentado no início do curso.

  • Mini-teste: 30%
  • Avaliação contínua: 10%
  • Projeto final (trabalho em grupo): 60%
    O projeto final exigirá que os estudantes consolidem os resultados de todas as etapas num relatório abrangente, demonstrando a sua compreensão do ciclo de vida do desenvolvimento de produtos.

Dinâmica do curso:
O curso contará com oradores convidados, como gestores de produto, fundadores e líderes da indústria, que partilharão insights do mundo real e conselhos de carreira para inspirar e orientar os estudantes.

Bibliografia:
  • Cagan, M. (2018) Inspired: How to create Tech Products Customers Love. ISBN 978-1119387503 
  • Torres, T. (2021) Continuous Discovery Habits: Discover products that create customer value and Business Value. ISBN: 978-1736633304 
  • Knapp, J., Zeratsky, J. and Kowitz, B. (2016) Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days ISBN: 978-1442397682
  • Eyal, N. and Hoover, R. (2019) Hooked how to build habit-forming products. ISBN: 978-0241184837 
  • Fitzpatrick, R. (2013) The mom test: How to talk to customers & learn IF your business is a good idea when everyone is lying to you. ISBN: 978-1492180746
  • Cagan, M. (2021) Empowered: Ordinary people, extraordinary products. ISBN: 978-1119691297
  • Duhigg, C. (2023) The Power of Habit: Why we do what we do in life and business. ISBN: 978-1400069286

Contactos

Responsável pelo curso:
Docentes:
Secretariado:

Dados Gerais

Docente Responsável: Teresa Galvão Dias
Sigla: GPD
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2024/2025
Duração: 162 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Gestão de Produto Digital (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2025-06-15 às 03:11:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias