Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Exposição Concurso IACES - LC Porto
Você está em: Início > Cursos/CE > MGMU

Cursos

Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

O ciclo de estudos proposto pretende criar uma oferta formativa na área da especialização em Mobilidade Urbana respondendo a uma lacuna formativa do mercado nacional. O curso é vocacionado para a transmissão de conhecimentos nos domínios específicos do Planeamento do território, dos transportes e da Gestão integrada da mobilidade em meio urbano, assentes em políticas, princípios e estratégias inovadoras e de sustentabilidade. Estas temáticas são focadas nos Problemas Urbanos e Metropolitanos, dando-se ainda atenção à mobilidade inter-municipal em territórios de “baixa densidade” (à escala das Comunidades Intermunicipais).

O curso destina-se a desenvolver competências de resolução de problemas reais concretos, com recurso a modelos de referência internacional e aos normativos e recomendações técnicas atuais. Pretende-se que os estudantes adquiram uma sólida formação de base, potenciando-os de uma vantagem competitiva para a sua inserção no mercado de trabalho, nacional e internacional.


Objetivos

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os tenham fortalecido a capacidade de compreensão e de atuação sobre o sistema de transportes, e tenham desenvolvido competências que lhes permitam:

- Reconhecer, identificar e caracterizar problemas de funcionamento de um sistema de transportes;

- Perceber e estimar os impactes que decisões ao nível do planeamento do território possam assumir no desempenho do sistema de transportes;

- Definir estratégias e técnicas de intervenção que possibilitem melhorar o modo de funcionamento integrado dos sistemas de transportes;

- Conceber, dimensionar, construir e fiscalizar diferentes elementos infraestruturais;

- Propor e avaliar o desempenho integrado de diferentes soluções alternativas, numa ótica integrada de fluidez, segurança e emissões ambientais;

- Promover o trabalho em equipa com formações e valências pluridisciplinares;

- Desenvolver a capacidade de investigação no domínio da Mobilidade Urbana.


Áreas de Especialização

Construção Civil e Engenharia Civil

Saídas Profissionais

Por se tratar de um Mestrado de Formação Avançada, é expectável que muitos dos estudantes que frequentem o ciclo de estudos estejam já inseridos no mercado de trabalho, pelo que a sua perspetiva não será a de uma nova saída profissional mas sim a de valorização dos conhecimentos e a de potenciar a sua própria competitividade na área específica de atuação. Face ao expectável incremento da necessidade de gestão dos transportes em domínio urbano, resultante designadamente da necessidade recente das Autarquias Locais e das Comunidades Intermunicipais (CIM) desenvolverem os seus Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), espera-se que a formação destes estudantes represente uma aposta na qualificação do capital humano com atividade neste setor. Esta mudança de paradigma exige uma formação contínua e avançada dos técnicos quer das entidades gestoras e fiscalizadoras, de operadores de transportes coletivos quer ainda de empresas públicas ou privadas no sector dos transportes.

Contactos

Departamento de Engenharia Civil
Secretaria de Cursos
Horário: 9:30-12:30 e 14:00-17:00
web: www.fe.up.pt/dec
T: +351 22 508 1901
Fax: +351 22 508 14 40

Dados Gerais

Código Oficial: M996
Diretor: António Couto
Diretor Adjunto: Carlos Rodrigues
Sigla: MGMU
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2018/2019
Duração: 3 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo