Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M.EA

Cursos

Mestrado em Engenharia do Ambiente

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.



  

Engenharia do Ambiente - M.EA

Os Engenheiros do Ambiente dedicam-se à prevenção e identificação de efeitos ambientais perversos, à aplicação de tecnologias para os solucionar bem como à integração no desenvolvimento industrial e social, de soluções sustentáveis.

A Engenharia do Ambiente está reportada no top 5 das profissões de Engenharia do Futuro (TOPUNIVERSITIES. Rankings), apresenta uma dimensão transversal e prevê-se cada vez mais presente nos projetos e intervenções na sociedade enquanto parte de um ecossistema.

A partir do ano letivo de 2021/2022 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto oferece dois ciclos de estudos independentes de Engenharia do Ambiente, a Licenciatura e o Mestrado.

O Mestrado em Engenharia do Ambiente – M.EA – corresponde ao segundo ciclo de estudos do ensino superior, composto por duas componentes: um curso de mestrado e uma dissertação científica.

O curso de mestrado é constituído por 90 créditos e tem uma duração de 3 semestres.
Partindo das competências adquiridas no primeiro ciclo, abordam-se, de forma integrada e harmonizada, um largo espectro de tópicos que vão desde as alterações climáticas, acústica, avaliação de impacte ambiental, do ciclo de vida e de risco, de hidráulica marítima, ao projeto das instalações de tratamento de efluentes gasosos, líquidos e de resíduos sólidos assim como de reabilitação de solos, integrados numa perspetiva regional ampla com suporte na gestão, direito e economia do ambiente.
O Mestrado permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante com UC optativas (inclusive uma UC que pode ser selecionada da oferta formativa da UP) assim como apresenta um leque de unidades curriculares de consolidação orientadas para estudantes sem formação prévia consolidada em áreas estruturantes.
A dissertação corresponde a 30 créditos e tem uma duração prevista de 1 semestre. A defesa pública da dissertação permite obter o grau de Mestre em Engenharia do Ambiente.

Poderá consultar a folha do curso aqui.

Flyer do curso aqui

Objetivos

Gerais

Promover a excelência da qualificação em aspetos centrais da engenharia do ambiente, incluindo a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactes negativos da atividade humana no Ambiente.

Através da formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente – sustentada na formação em ciências básicas e de engenharia, formação esta adquirida previamente ou consolidada durante o mestrado – o M.EA garante o tratamento aprofundado dos aspetos formativos essenciais. Simultaneamente, permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante através da escolha de unidades curriculares optativas.

Específicos
  • Desenvolver a capacidade para projetar, implementar e operar tecnologias de prevenção, intervenção e reabilitação de forma a diminuir ou eliminar os impactes negativos da atividade humana no Ambiente.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar, com proficiência, ferramentas de apoio à decisão, nomeadamente de gestão ambiental e empresarial.

Áreas de Especialização

Este mestrado, abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente, permite, simultaneamente, o tratamento aprofundado das vertentes essenciais bem como a orientação particular e diferenciada de cada estudante de acordo com os seus interesses.

Tal especialização é concretizada através da escolha das unidades curriculares optativas nomeadamente nos domínios de gestão ambiental, abastecimento e tratamento de águas e águas residuais, gestão e tratamento de resíduos, energias renováveis e ambientes costeiros.


Competências Profissionais

Este mestrado permite
  • Obter conhecimento especializado na conceção, desenvolvimento e operação de tecnologias ambientais, nomeadamente, instalações de tratamento de efluentes gasosos, líquidos e de resíduos sólidos assim como de reabilitação de solos
  • Adquirir conhecimentos relativamente à monitorização e avaliação ambiental (ex. Avaliação de Impacte Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica)
  • Adquirir conhecimentos integrados de gestão ambiental e empresarial para uma avaliação conjunta dos aspetos económico/financeiros e dos aspetos ambientais assim como das questões de direito ambiental.
Competências transversais

Para além de uma unidade curricular totalmente dedicada ao desenvolvimento de competências transversais, são múltiplas as circunstâncias em que os estudantes são colocados em condições ótimas para o desenvolvimento pessoal e das competências interpessoais e transversais.
Destacam-se os múltiplos trabalhos de grupo – constantes ao longo de toda a formação – que contribuem diretamente para o desenvolvimento de um diverso número de competências como a comunicação entre pares, escuta ativa, empatia, colaboração, proatividade e gestão de conflitos.

Saídas Profissionais

Os graduados com o Mestrado em Engenharia do Ambiente estão preparados para assumir imediatamente o exercício pleno da profissão de Engenheiro do Ambiente em indústrias, em empresas das mais diversas áreas assim como na área específica ambiental, em gabinetes de projeto, em serviços municipais e em agências governamentais.

Enquanto Engenheiros do Ambiente, os graduados estão aptos a desempenhar funções em diversas áreas, tais como:
  • Avaliação ambiental
  • Gestão ambiental
  • Ecologia industrial
  • Gestão de recursos hídricos
  • Projeto e gestão de estações de abastecimento e tratamento de águas/águas residuais
  • Projeto e gestão de sistemas de tratamento de resíduos sólidos
  • Reabilitação de solos e aquíferos
  • Gestão de ecossistemas
  • Alterações climáticas e qualidade do ar
  • Acústica e vibrações
  • Planeamento e ordenamento do território
  • Utilização e implicações ambientais das diferentes fontes de energia
  • Saúde ambiental e segurança no trabalho.
Empregabilidade

Os novos ciclos de estudo em Engenharia do Ambiente deverão seguir a tendência dos indicadores de empregabilidade do MIEA. A taxa de empregabilidade do MIEA em 2019/2020 foi de 90%

Os dados de empregabilidade baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2021 e dizem respeito aos graduados do MIEA em 2019/2020 (1.º emprego após término do curso), tendo respondido ao inquérito 74% dos graduados.

Colaboração com Empresas e Investigação

A ligação com o tecido empresarial é um dos pontos fortes da formação de Engenharia do Ambiente na FEUP, tradicionalmente com maior enfoque ao nível do Mestrado.

Com a restruturação da formação em Engenharia do Ambiente na FEUP, esta colaboração está agora reforçada na licenciatura, nomeadamente mas não exclusivamente através da Unidade Curricular Projeto Integrador.

A colaboração com empresas alonga-se também a outros âmbitos que não só a formação dos estudantes, nomeadamente, estudos de consultoria e projetos de Investigação e Desenvolvimento.

A listagem seguinte apresenta as empresas que colaboraram e/ ou colaboram com a Engenharia do Ambiente na FEUP de acordo com as áreas sobre as quais se debruça a respetiva colaboração:

Águas: Adventech; Águas de Gaia; Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro; Águas do Cávado; Águas do Noroeste; Águas do Douro e Paiva; Águas do Minho e Lima; Águas do Porto; Douro ECI; EPAL; Hidrorumo; SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.

Energia: Agência de Energia do Porto; Bioportdiesel; Bosch Termotecnologia; EDP Distribuição; EDP-Produção; Efacec; Galp Energia; REN.

Gestão Ambiental: Agência Portuguesa do Ambiente; Ecovisão; Edifícios Saudáveis Consultores S.A.; Porto de Leixões; Câmara Municipal do Porto.

Investigação e Desenvolvimento: Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte; Centro de Física da Universidade de Coimbra (CfisUC); Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente; CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente; CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; INESC TEC – INESC Tecnologia e Ciência; INSA; Coimbra Biogerm; CEiiA; Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear; Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos (REQUIMTE ); Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais; LAETA  - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica; LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia.

Indústria: A Poveira; BA Glass Portugal; Continental; Cork Supply – Ind; Ikea; Sysadvance; Soja de Portugal; Colep Portugal S.A.; FERESPE; Grohe Portugal Componentes Sanitários Lda; upK – Serviços de Gestão de Facilities e Manutenção, S.A.; Nestle; Nors; Sicor; Boa Safra; Sogrape.

Resíduos: Ambisousa; Empresa Municipal de Ambiente do Porto – Porto Ambiente; Lipor; Resinorte; Sopsa; Suldouro; Valorminho.

Informações

A quem se destina o mestrado

A candidatos com formação prévia em Engenharia do Ambiente, em outras áreas da Engenharia ou em Ciências do Ambiente que pretendam adquirir as competências necessárias para o pleno exercício da profissão de Engenheiro do Ambiente.

Propinas:

Informação sobre propinas para 2023/2024 disponível aqui.

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)


Contactos

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto


Secretariado
Dra. Célia Cerqueira
+351 220413614
catc@fe.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9417
Diretor: Joana Maia Dias
Diretor Adjunto: Maria Cristina Vila
Sigla: M.EA
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2021/2022
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia do Ambiente (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia do Ambiente (90 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2024-11-08 às 23:32:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias