CANDIDATURAS ATÉ 10 de janeiro de 2018 em Candidaturas de Ingresso
Regime de funcionamento: diurno, b-learning
Apresentação:
A FEUP encontra-se acreditada enquanto “Training Center for International Engineering Educators” pela Sociedade Internacional para a Pedagogia em Engenharia, (IGIP,Internationale Gesellschaft für Ingenieurpädagogik) desde 19 de outubro de 2011, tendo sido reacreditada em Abril de 2017.
A unidade de formação obedece aos parâmetros internacionais definidos pela IGIP e permite o acesso ao título ING.PAED.IGIP – International Engineering Educator, que atesta que os titulares possuem todas as competências científicas e pessoais necessárias para ensinar engenharia com recurso às mais modernas metodologias, comprovadamente eficazes.
Desde há duas décadas que a FEUP desenvolve ações de formação pedagógica para docentes universitários. No entanto, essas ações têm-se focado em assuntos muito gerais e não apenas específicos à pedagogia em engenharia. A ação agora proposta é constituída por dois módulos integrados no curso acreditado pelo IGIP, que se focam especificamente na teoria e na prática da pedagogia em Engenharia.
Objetivos:
No final da ação os formandos deverão adquirir as seguintes competências e aptidões:
- Conhecer as teorias de ensino/aprendizagem.
- Escolher os assuntos, os métodos e os meios mais adequados à área e ao nível de aprendizagem.
- Formular resultados de aprendizagem.
- Decidir sobre as estratégias de ensino e de avaliação adequadas aos resultados da aprendizagem, tendo em especial atenção a promoção das capacidades de pensamento de ordem superior (“Higher Order Thinking Skills”) e de auto-regulação da aprendizagem.
-Desenhar atividades onde se sintetize o conhecimento adquirido e que possam aplicar na sua prática letiva.
Programa
1. Teorias da Aprendizagem comportamentalista, cognitivista e construtivista
2. O papel das teorias da aprendizagem na educação em engenharia
3. O desenho da instrução
4. Explorar teorias de aprendizagem “Alternativas”
5. Fundamentos do Desenho Instrucional
6. Escolhendo Estratégias de Ensino Adequadas
7. Avaliação De e Para o conhecimento
8. Situações especializadas de ensino
Condições de acesso:
Os candidatos devem preencher um dos seguintes requisitos:
Possuir uma Licenciatura em Engenharia (pré-Bolonha).
Possuir Mestrado Integrado em Engenharia (pós-Bolonha).
Ser docente em cursos de Engenharia numa Instituição de ensino superior (Universitário ou Politécnico)
Caso existam mais candidatos do que vagas, os critérios de seleção e seriação serão os seguintes:
1) Número de anos de experiência como docente. Será dada prioridade a
docentes com o menor número de anos de carreira – 50%
2) Frequência de outras unidades de formação compatíveis com o currículo IGIP.
Será valorizado o maior número de cursos frequentados, para viabilizar o
acesso ao título de “International Engineering Educator” (ING.PAED.IGIP)-50%
Avaliação:
A avaliação terá uma componente formativa que consiste na análise da participação nas discussões, no feedback dado ao formador nas tarefas propostas e na presença e participação nas sessões presenciais. A componente sumativa da avaliação consiste na apresentação escrita e oral do relatório de um plano de lição/atividade letiva.
20% - participação.
80% - relatório do plano de lição/atividade letiva (60% para a escrita e 20% para a apresentação oral).
Créditos: 5 ECTS (creditado pela UP em 30.10.2017)
Duração: 135horas (35h letivas)
Datas:
1 e 2 de fevereiro de 2018 (videoconferência)
19 a 23 de março de 2018 (19 a 21 das 17h às 19h aulas presenciais, 22 e 23 das 9h às 12h e das 14h às 17h, tutorial/presencial)
12, 13 e 14 de junho de 2018 (videoconferência)
Local: FEUP
Participantes: 40 (máximo) 15 (mínimo)
Custo: 180¤ (Este valor inclui a emissão de 1 certidão)
Desconto:10% para membros da Ordem do Engenheiros, no caso de pagamento a título individual.
Docente Responsável: | Diana Urbano |
Sigla: | TPPE |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2017/2018 |
Fim: | 2021/2022 |
Duração: | 35 Horas |