O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em engenharia civil integra: a) a elaboração de uma tese original, especialmente elaborada para este fim e adequada ao ramo de conhecimento e à natureza da especialidade em que se insere; b) a realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina Curso de Doutoramento e confere o direito ao Diploma de Curso de Doutoramento. A duração normal de cada doutoramento é de três anos de atividade, equivalentes a tempo a inteiro (180 créditos).
O Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos centra-se numa abordagem multidisciplinar, avançada e compreensiva, de problemas científicos ou tecnológicos envolvidos no ciclo de vida dum recurso mineral. A investigação terá por alvo preferencial a compreensão fundamental dos processos básicos que sustentam as ciências e as tecnologias envolvidas na aplicação dos princípios da Engenharia às Ciências da Terra.Os estudantes desenvolverão a sua tese de investigação desde o primeiro ano, com a supervisão dum orientador. Em função do seu currículo poderão ou não ser obrigados a frequentar unidades curriculares, em regime normal ou tutorial, sobre temas avançados com interesse para o teu tema de investigação.A investigação incide essencialmente sobre temas ligadas ao ciclo de vida dos recursos minerais: A sua disponibilidade dos minerais; a prospeção e o reconhecimento; o projeto mineiro; o estudo do impacte ambiental potencial; a exploração dos jazigos minerais; o processamento dos minérios; a deposição, tratamento e reciclagem dos resíduos; operações de desactivação, encerramento e abandono; tecnologias geo-ambientais e ainda sobre qualquer ciência ou tecnologia de suporte destas fases tais geo-estatística, geo-mecânica, geofísica, etc.A investigação deve contemplar aspetos inovadores (ou temas, ou metodologias ou conclusões) representando um contributo para o incremento dos conhecimentos científicos ou tecnológicos no domínio do conhecimento em que se insere.
CENTROS DE INVESTIGAÇÃO DO CORPO DOCENTE:
CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente
LAETA - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica
O Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente (PDEA) visa a formação avançada em áreas de diagnóstico, prevenção e resolução de problemas ambientais, aplicando uma abordagem multidisciplinar. Os estudantes do PDEA desenvolvem as suas teses de doutoramento nos vários Departamentos da FEUP, promovendo a excelência na investigação e no desenvolvimento tecnológico, enquanto adquirem competências transversais de comunicação, ética científica, inovação e empreendedorismo.
Mais informação em www.fe.up.pt/estudar
O Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas (PDEPP) é oferecido pela FEUP em colaboração com a Universidade de Carnegie Mellon, no âmbito do acordo firmado entre o estado Português e esta prestigiada universidade nore-americana. Trata-se de um programa fortemente interdisciplinar, focado em questões de políticas públicas influenciadas de forma determinante por aspetos de cariz tecnológico.
- Grau de Doutor, oferecido pela Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia)
- Dupla titulação (dual degree) com a Carnegie Mellon University (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do Programa Carnegie Mellon Portugal)
Informação adicional sobre a área, docentes envolvidos e oportunidades de investigação, pode ser encontrada em https://www.fe.up.pt/pdepp.
O PDEEC é um Programa Doutoral que cobre as principais áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Tem uma duração de 4 anos. O primeiro ano (dois semestres) está organizado em 3 unidades curriculares obrigatórias e 4 opcionais. Os 3 anos restantes correspondem ao desenvolvimento da Tese de Doutoramento. Em baixo é apresentada uma descrição sucinta dos objetivos de todas as unidades curriculares (obrigatórias e opcionais). Informação mais detalhada pode ser encontrada nas respetivas fichas.
O objetivo do ProDEI da FEUP é promover, nos seus alunos, a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Informática, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, e incluindo a especificação, o projeto, a modelação, a representação, a distribuição e a exploração de sistemas informáticos, assim como a aquisição, representação tratamento da informação, privilegiando a integração das tecnologias informáticas nos ambientes organizacionais.
O programa doutoral em Engenharia Mecânica (PRODEM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP forma líderes em Engenharia Mecânica através de investigação de alto nível. Beneficia da tradição de investigação e ensino de Engenharia Mecânica da FEUP e foi reformatado como consequência do processo de Bolonha, incluindo também uma componente de aulas teóricas complementares à actividade principal, que é a investigação.
A I&D em Engenharia Mecânica na FEUP desenvolve-se em diversos contextos, nomeadamente em Unidades de I&D reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia portuguesa, sediadas na própria FEUP ou em algum dos institutos de I&D associados à FEUP como o INEGI.
Sendo uma das especialidades seniores da Engenharia, a Engenharia Mecânica representa uma vasta área de conhecimento, permanentemente rejuvenescida através do aparecimento de novas áreas de interesse, e de novas ferramentas numéricas e experimentais, com crescente capacidade.
O PDEMM é um programa de doutoramento organizado para promover a excelência na investigação e na inovação, a fim de garantir uma formação de alta qualidade em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
O curso está planeado para assegurar a aquisição de conhecimentos e competências tidos como relevantes e atuais, caracterizando-se pelas funções para as quais habilita os estudantes, a saber:
- Investigação em áreas específicas da Engenharia e Ciência dos Materiais, incluindo vertentes multi e interdisciplinares;
- Atividade de investigação original e independente, com trabalhos divulgados e validados pela comunidade científica da área;
- Sistematização das abordagens nos processos de investigação e da sua aplicação prática, assim como da sua avaliação.
Programa doutoral em média digitais é um programa conjunto da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa. Este programa doutoral contém uma natureza multidisciplinar e está organizado em quatro áreas de especialização:
Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos;
Tecnologias;
Jornalismo;
Indústria, Públicos e Mercados.
Na Universidade do Porto, o curso funciona numa parceria multidisciplinar entre cinco das faculdades: as Faculdades de Letras, Belas Artes, Economia, Ciências e Engenharia, esta última sendo a sede administrativa do curso.
O Programa Doutoral será assegurado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e pretende proporcionar conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública. O programa procura combinar três princípios: a definição de um conjunto de competências fortes no conhecimento avançado das dinâmicas espaciais, do planeamento do território e da investigação científica; a aposta em áreas de especialização, associadas às principais competências de investigação existentes nas escolas; e a flexibilidade, permitindo a adaptação dos currículos às características específicas dos candidatos.
O Programa Doutoral em Sistemas de Transportes (PDST) é um programa em associação das Universidades do Porto (FEUP), Lisboa (Instituto Superior Técnico) e Coimbra (FCTUC), realizado em colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).
O programa foi oferecido pela primeira vez no ano lectivo de 2010/2011 e mais recentemente, em 2013, adquiriu o estatuto de Programa de Doutoramento da FCT, bem como o financiamento associado a esse estatuto (incluindo 10 bolsas de doutoramento por ano), depois de ter obtido da FCT a mais alta classificação (9 em 10) entre 450 candidaturas.
A missão do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia (PDSSE) é promover uma nova geração de líderes em Sistemas de Energia, conhecedores das questões da sustentabilidade, e capazes de gerar e comunicar novos conhecimentos nas principais áreas de sistemas energéticos. O enfoque do curso está em promover um esforço multidisciplinar ao nível da análise e conceção de sistemas de energia, no contexto do Desenvolvimento Sustentável.
A formação de nível pós-graduação em SES prepara os alunos para desenvolver Investigação que irá: • Criar novos conhecimentos através de I & D, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologia em sistemas energéticos sustentáveis, onde a resposta à procura de energia é efetuada com um uso mínimo de recursos naturas não-renováveis, considerando-se a grande diversidade de situações em todo o mundo; • Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, instituições de governação e a sociedade, para a identificação e implementação de inovações tecnológicas e políticas energéticas sustentáveis.