Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos conferentes de grau disponíveis em 2022/2023 para o 3º Ciclo
Trilhos, de Luís valente Oliveira

Cursos conferentes de grau disponíveis em 2022/2023 para o 3º Ciclo

Doutoramento

  • Programa Doutoral em Engenharia Biomédica


  • Programa Doutoral em Engenharia Civil
  • O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em engenharia civil integra: a) a elaboração de uma tese original, especialmente elaborada para este fim e adequada ao ramo de conhecimento e à natureza da especialidade em que se insere; b) a realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina Curso de Doutoramento e confere o direito ao Diploma de Curso de Doutoramento. A duração normal de cada doutoramento é de três anos de atividade, equivalentes a tempo a inteiro (180 créditos).



  • Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química


  • Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos
  • O Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos centra-se numa abordagem multidisciplinar, avançada e compreensiva, de problemas científicos ou tecnológicos envolvidos no ciclo de vida dum recurso mineral. A investigação terá por alvo preferencial a compreensão fundamental dos processos básicos que sustentam as ciências e as tecnologias envolvidas na aplicação dos princípios da Engenharia às Ciências da Terra.

    Os estudantes desenvolverão a sua tese de investigação desde o primeiro ano, com a supervisão dum orientador. Em função do seu currículo poderão ou não ser obrigados a frequentar unidades curriculares, em regime normal ou tutorial, sobre temas avançados com interesse para o teu tema de investigação.

    A investigação incide essencialmente sobre temas ligadas ao ciclo de vida dos recursos minerais: A sua disponibilidade dos minerais; a prospeção e o reconhecimento; o projeto mineiro; o estudo do impacte ambiental potencial; a exploração dos jazigos minerais; o processamento dos minérios; a deposição, tratamento e reciclagem dos resíduos; operações de desactivação, encerramento e abandono; tecnologias geo-ambientais e ainda sobre qualquer ciência ou tecnologia de suporte destas fases tais geo-estatística, geo-mecânica, geofísica, etc.

    A investigação deve contemplar aspetos inovadores (ou temas, ou metodologias ou conclusões) representando um contributo para o incremento dos conhecimentos científicos ou tecnológicos no domínio do conhecimento em que se insere.

    CENTROS DE INVESTIGAÇÃO DO CORPO DOCENTE:
    • CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente
    • LAETA - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica


  • Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente
  • O Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente (PDEA) visa a formação avançada em áreas de diagnóstico, prevenção e resolução de problemas ambientais, aplicando uma abordagem multidisciplinar. Os estudantes do PDEA desenvolvem as suas teses de doutoramento nos vários Departamentos da FEUP, promovendo a excelência na investigação e no desenvolvimento tecnológico, enquanto adquirem competências transversais de comunicação, ética científica, inovação e empreendedorismo.

    Mais informação em  www.fe.up.pt/estudar

     



  • Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial


  • Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas
  • O Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas (PDEPP) é oferecido pela FEUP em colaboração com a Universidade de Carnegie Mellon, no âmbito do acordo firmado entre o estado Português e esta prestigiada universidade nore-americana. Trata-se um programa doutoral fortemente interdisciplinar, focado nas questões tecnológicas e de políticas que se colocam no projeto, desenvolvimento, regulação, implementação e gestão de equipamentos e de infraestruturas em rede. Prevê uma concentração nas áreas da Energia e das Telecomunicações, mas estende-se também a outras áreas em que a atividade e a competência da FEUP são reconhecidas, como o Ambiente, o Planeamento e os Transportes. • Grau de Doutor, oferecido pela Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia)

    • Dupla titulação (dual degree) com a Universidade de Carnegie Mellon (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do Programa Carnegie Mellon Portugal)

    Informação adicional na área de EPP, incluindo docentes envolvidos e oportunidades de investigação pode ser encontrada em the PDEPP web site.



  • Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
  • PDEEC is a Doctoral Program covering the major areas of Electrical and Computer Engineering. It has a duration of 4 years. The first year (two semester) is organized in 3 mandatory and 4 elective courses. The other 3 years correspond to the development of the Ph.D. thesis research work.

    A short description of the objectives of all curricular units offered (mandatory and elective) is shown below.  Detailed information may be found in the Fiches of the Curricular Units.

  • Programa Doutoral em Engenharia Física


  • Programa Doutoral em Engenharia Informática


  • O objetivo do ProDEI da FEUP é promover, nos seus alunos, a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Informática, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, e incluindo a especificação, o projeto, a modelação, a representação, a distribuição e a exploração de sistemas informáticos, assim como a aquisição, representação tratamento da informação, privilegiando a integração das tecnologias informáticas nos ambientes organizacionais.



  • Programa Doutoral em Engenharia Mecânica


  • Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
  • PDEM é um programa de doutoramento organizado para promover a excelência no ensino e na investigação, a fim de garantir uma educação de alta qualidade em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em conceitos teóricos, incluindo a especificação, design, modelagem e análise dos modelos desenvolvidos em contraste com a experimentação.

    A componente curricular é articulada de forma a permitir a aquisição de competências tidas como relevantes e atuais, caracterizando-se pelas funções para as quais habilita os estudantes, a saber:

    - Investigação em áreas específicas da Engenharia e Ciência dos Materiais, incluindo vertentes multi e interdisciplinares;

    - Atividade de investigação original e independente, em temas devidamente partilhados e validados pelas comunidades nacional e internacional da área;

    - Sistematização das abordagens nos processos de investigação e da sua aplicação prática, assim como da sua avaliação.



  • Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica


  • Programa Doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas
  • O Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas (DLIT), é oferecido no quadro do Programa MIT Portugal, e teve a sua primeira edição, na FEUP, no ano letivo de 2007-08.



  • Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados


  • Programa Doutoral em Media Digitais
  • Programa doutoral em média digitais é um programa conjunto da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa. Este programa doutoral contém uma natureza multidisciplinar  e está organizado em quatro áreas de especialização:

    1. Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos;
    2. Tecnologias;
    3. Jornalismo;
    4. Indústria, Públicos e Mercados.
    Na Universidade do Porto, o curso funciona numa parceria multidisciplinar entre cinco das faculdades: as Faculdades de Letras, Belas Artes, Economia, Ciências e Engenharia, esta última sendo a sede administrativa do curso.

  • Programa Doutoral em Planeamento do Território
  • O Programa Doutoral será assegurado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e pretende proporcionar conhecimento avançado no domínio do planeamento do território, orientado para a explicação, para a formulação e para a fundamentação de agendas futuras de política pública. O programa procura combinar três princípios: a definição de um conjunto de competências fortes no conhecimento avançado das dinâmicas espaciais, do planeamento do território e da investigação científica; a aposta em áreas de especialização, associadas às principais competências de investigação existentes nas escolas; e a flexibilidade, permitindo a adaptação dos currículos às características específicas dos candidatos.



  • Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais
  • https://sigarra.up.pt/feup/pt/cand_geral.informacao

     

    _relevante_cans_view?pv_processo_id=881485

  • Programa Doutoral em Sistemas de Transportes
  • O Programa Doutoral em Sistemas de Transportes (PDST) é um programa em associação das Universidades do Porto (FEUP), Lisboa (Instituto Superior Técnico) e Coimbra (FCTUC), realizado em colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

    O programa foi oferecido pela primeira vez no ano lectivo de 2010/2011 e mais recentemente, em 2013, adquiriu o estatuto de Programa de Doutoramento da FCT, bem como o financiamento associado  a esse estatuto (incluindo 10 bolsas de doutoramento por ano), depois de ter obtido da FCT a mais alta classificação (9 em 10) entre 450 candidaturas.



  • Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia
  • A missão do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia (PDSSE) é promover uma nova geração de líderes  em Sistemas de Energia, conhecedores das questões da sustentabilidade, e capazes de gerar e comunicar novos conhecimentos nas principais áreas de sistemas energéticos. O enfoque do curso está em promover um esforço multidisciplinar ao nível da análise e conceção de sistemas de energia, no contexto do Desenvolvimento Sustentável.

    A formação de nível pós-graduação em SES prepara os alunos para desenvolver Investigação que irá:
    • Criar novos conhecimentos através de I & D, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologia em sistemas energéticos sustentáveis, onde a resposta à procura de energia é efetuada com um uso mínimo de recursos naturas não-renováveis, considerando-se a grande diversidade de situações em todo o mundo;
    • Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, instituições de governação e a sociedade, para a identificação e implementação de inovações tecnológicas e políticas energéticas sustentáveis.



  • Programa Doutoral em Telecomunicações


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-02 às 03:46:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias