Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos conferentes de grau disponíveis em 2022/2023 para o 2º Ciclo
Programa de formação da Biblioteca para o primeiro semestre

Cursos conferentes de grau disponíveis em 2022/2023 para o 2º Ciclo

Mestrado

  • Mestrado em Bioengenharia


  • Mestrado em Ciência da Informação
  • O Mestrado em Ciência da Informação (MCI) proporciona uma formação avançada em Ciência da Informação dirigida a quem deseja prosseguir uma carreira profissional ou de investigação nesta área. Este mestrado é da responsabilidade conjunta da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.



  • Mestrado em Engenharia Biomédica

  • O Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) foi criado em 1996/1997. A Engenharia Biomédica visa a aplicação das ciências exatas e aplicadas à resolução de problemas nos domínios da biologia, da medicina e da saúde. O MEB é oferecido no seguimento de um 1º ciclo nas áreas de Física, Química, Matemática, e Engenharias (nomeadamente, Biomédica, Electrotécnica, Materiais, Química, Mecânica, e Informática, entre outras), tem como objetivo proporcionar formação avançada integrada em Engenharia Biomédica, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico, a par com uma formação mais global em domínios mais abrangentes dentro desta área da engenharia.

  • Mestrado em Engenharia Civil


  • Mestrado em Engenharia de Materiais
  • O M.EMAT visa formar graduados capazes de desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais.

    Para alcançar este objetivo, o M.EMAT confere uma formação avançada em Engenharia de Materiais, tratando o ciclo de vida completo dos materiais, com duas especializações: uma de carácter mais generalista em Materiais e outra em Metalurgia.

    Assim, o M.EMAT oferece uma formação em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência em: Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, sendo abordadas todas as classes de materiais na especialização Materiais e, com maior destaque, os materiais metálicos, no caso da especialização em Metalurgia. Esta formação é complementada com formação em Gestão e Competências Transversais, fator de elevada importância no mundo empresarial. Pretende-se manter a forte ligação ao tecido empresarial, apoiando a realização, no último semestre do ciclo de estudos, de Dissertação em empresas da área da Engenharia de Materiais.

  • Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente
  • O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) é o segundo ciclo de estudos (mestrado) em engenharia de minas da FEUP.
    Tem como objetivo a formação de engenheiros de minas com um perfil de conceção, capazes não só de operar mas também conceber um sistema mineiro com toda a sua complexidade.



  • Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais
  •  Apresentar Candidatura:
    O MESHO é um curso de perfil transversal, dirigido à formação de profissionais com elevada qualificação técnica e académica na área da Segurança e Higiene Ocupacionais. Permite ainda o reconhecimento profissional, pela possibilidade de acesso ao CAP em SHT junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
    No âmbito académico, a qualidade do curso foi novamente reconhecida em 2015 pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) com a renovação da acreditação.
    Página web do MESHO



  • Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão
  • O Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) adota uma abordagem educativa focada em conceber, desenvolver, implementar e operar sistemas de serviços, complementando a formação de base dos estudantes (licenciatura) e acrescentando competências interdisciplinares em engenharia de serviços e gestão.

    O MESG tem uma abordagem de engenharia que é uma característica que o distingue de outros mestrados orientados a serviços. Esta abordagem de engenharia envolve quatro aspetos principais:

    - Abordagem de sistemas, que integra pessoas, processos e tecnologias.

    - Conceção e gestão de processos.

    - Competências em TIC.

    - Abordagem de engenharia CDIO, com um forte ênfase na aprendizagem baseada em projetos.

    O MESG reúne um conjunto multidisciplinar de estudantes, na sua maioria de engenharia ou economia/gestão. De acordo com a formação de base de cada candidato, pode ser definido um plano de estudos para melhor complementar as competências anteriores.

    O MESG é inteiramente ensinado em inglês.



  • Mestrado em Engenharia de Software


  • Mestrado em Engenharia do Ambiente
  • Engenharia do Ambiente - M.EA

    Os Engenheiros do Ambiente dedicam-se à prevenção e identificação de efeitos ambientais perversos, à aplicação de tecnologias para os solucionar bem como à integração no desenvolvimento industrial e social, de soluções sustentáveis.
    A Engenharia do Ambiente está reportada no top 5 das profissões de Engenharia do Futuro (TOPUNIVERSITIES. Rankings), apresenta uma dimensão transversal e prevê-se cada vez mais presente nos projetos e intervenções na sociedade enquanto parte de um ecossistema.
    A partir do ano letivo de 2021/2022 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto oferece dois ciclos de estudos independentes de Engenharia do Ambiente, a Licenciatura e o Mestrado.

    O Mestrado em Engenharia do Ambiente – M.EA – corresponde ao segundo ciclo de estudos do ensino superior, composto por duas componentes: um curso de mestrado e uma dissertação científica.

    O curso de mestrado é constituído por 90 créditos e tem uma duração de 3 semestres.
    Partindo das competências adquiridas no primeiro ciclo, abordam-se, de forma integrada e harmonizada, um largo espectro de tópicos que vão desde as alterações climáticas, acústica, avaliação de impacte ambiental, do ciclo de vida e de risco, de hidráulica marítima, ao projeto das instalações de tratamento de efluentes gasosos, líquidos e de resíduos sólidos assim como de reabilitação de solos, integrados numa perspetiva regional ampla com suporte na gestão, direito e economia do ambiente.
    O Mestrado permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante com UC optativas (inclusive uma UC que pode ser selecionada da oferta formativa da UP) assim como apresenta um leque de unidades curriculares de consolidação orientadas para estudantes sem formação prévia consolidada em áreas estruturantes.
    A dissertação corresponde a 30 créditos e tem uma duração prevista de 1 semestre. A defesa pública da dissertação permite obter o grau de Mestre em Engenharia do Ambiente.


  • Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados
  • O Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (MECD) tem por objetivo oferecer formação científica e profissional avançada em Engenharia e Ciência de Dados e é projetado para profissionais que buscam atualizar as suas competências, bem como, para aqueles que pretendem adquirir novas competências e conhecimentos atuais em Engenharia e Ciência de Dados.

  • Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial


  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  • O  Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação (M.EEC) visa formar engenheiros especializados na conceção e planeamento de sistemas elétricos, eletrónicos e de computadores. Oferece aos alunos treino avançado e especializado em uma das três áreas bem estabelecidas da engenharia elétrica e da computação: Automação; Energia; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores. Cada área de especialização representa um percurso formativo coerente, correspondendo a perfis de empregabilidade reconhecidos pelo mercado de trabalho. O M.EEC começa com um conjunto de unidades curriculares que são comuns a todos os estudantes da área de especialização; além disso, grupos de unidades curriculares optativas são oferecidos para permitir um estudo mais aprofundado de uma determinada subárea da especialização.

    O programa consiste em 120 créditos ECTS, dos quais:

    1. 90 créditos ECTS podem ser obtidos num conjunto de unidades curriculares. Este conjunto de unidades conduz à obtenção de um diploma de Mestrado (sem atribuição de grau) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores numa das 3 especializações: Automação; Energia; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores.
    2. 30 créditos ECTS podem ser obtidos pela realização de uma dissertação científica original preparada especificamente para este fim.

    O ciclo de estudos dá grande ênfase à preparação dos alunos para tarefas conceptuais e de projeto, tanto individualmente quanto como membros de equipas multidisciplinares. O ciclo de estudos também dá grande importância à aquisição de "soft skills"  e outras competências transferíveis de grande relevância hoje em dia, incluindo a pró-atividade e a capacidade de aprendizagem ao longo da vida.

  • Mestrado em Engenharia Informática e Computação
  • O objetivo primeiro do M.EIC é promover a qualificação em desenvolvimentos recentes e aspetos avançados da Engenharia Informática e Computação (EIC), com aplicação à conceção, projeto, implementação e operação de sistemas informáticos e à integração das TIC nos ambientes organizacionais, habilitando assim os seus graduados para desempenhar funções de grande responsabilidade e de liderança em contextos complexos, multidisciplinares e com foco na inovação, ou para prosseguir para doutoramento. Para isso, oferece uma formação conciliando: - uma formação comum nos desenvolvimentos mais recentes nas grandes áreas científicas e técnicas de EIC; - uma formação especializada em tópicos avançados de EIC do interesse de cada estudante, via unidades curriculares (UCs) optativas e uma Dissertação; - uma formação flexível em aspetos complementares de Gestão e Competências Transversais. O ciclo de estudos compreende 40.5 ECTS de UCs obrigatórias, 49.5 de UCs optativas e 30 de Dissertação.

  • Mestrado em Engenharia Mecânica
  • O/A engenheiro/a mecânico/a é um pouco de tudo, é o/a jogador/a de futebol que defende, ataca e marca golos. A engenharia mecânica abrange todas as áreas de engenharia permitindo ao engenheiro/a mecânico/a desempenhar qualquer função. É a chave do seu sucesso. Tem como pilares a matemática e a física para conceber, projetar e fabricar carros, motas, aviões, comboios, fábricas, sistemas energéticos, etc. É o motor da nossa sociedade.

     



  • Mestrado em Engenharia Química


  • Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil
  • O MESTEC forma profissionais com sólida preparação em Estruturas de Engenharia Civil, para uma inserção mais competitiva nos mercados de trabalho nacional e internacional. A componente letiva e a dissertação do MESTEC asseguram uma sólida formação em métodos de análise e de dimensionamento de obras da Engenharia Civil em que as Estruturas e a Geotecnia têm forte interação. Nesta área de conhecimento, tanto a nível nacional como nos países de língua oficial portuguesa, a oferta formativa de 2º ciclo é escassa ou mesmo inexistente, pelo que o MESTEC supre uma importante carência de formação especializada.



  • Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana


  • Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico
  • A Nossa Proposta de Valor

    O MIETE tem como Proposta de Valor promover a formação integrada de gestores e empreendedores através de um ensino prático (“mãos-na-massa”) que, estando assente em conceitos teóricos sólidos e num acompanhamento permanente e profissional, permita o desenvolvimento de competências e conhecimentos com vista à eficaz gestão do conhecimento e inovação e ao desenvolvimento de novos negócios. Estes novos negócios, de elevado potencial, poderão ser desenvolvidos no seio de empresas existentes ou através da criação de novas empresas.


    O MIETE oferece:
    i) Formação integrada nos processos de Inovação e Comercialização de Tecnologia;
    ii) Promoção da construção de novos negócios de base tecnológica;
    iii) Acesso privilegiado a tecnologia disponível na Universidade do Porto para a construção do negócio;
    iv) Orientação dos alunos tendo por base casos reais, ao longo de todo o processo de construção de novos negócios;
    v) Apoio de professores e executivos experientes na construção do negócio a nível nacional e internacional;
    vi) Integração de valências e competências diversas em equipas pluri-disciplinares.



  • Mestrado em Mecânica Computacional


  • Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica


  • Mestrado em Multimédia

  • O Mestrado em Multimédia está direcionado para a formação de um conjunto de profissionais que aliam uma elevada capacidade criativa com uma forte base tecnológica para resolver os desafios que se deparam às empresas num mercado global cada vez mais competitivo.

    Visa alcançar os seguintes objetivos:

    • Proporcionar formação científica e tecnológica de base sólida, fundamental como suporte a uma prática profissional de excelência nas áreas científicas das Tecnologias da Comunicação, das Artes Visuais, da Economia e Gestão, da Educação e da Tecnologia Musical.
    • Proporcionar formação profissional sólida que permita a conceção, projeto e realização de produtos, processos e serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia, dando a possibilidade de especialização desta formação em quatro áreas principais: Tecnologias Interativas e Jogos Digitais, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som.
    • Fomentar o desenvolvimento de competências não-técnicas, como o desenvolvimento das capacidades e atitudes criativa, crítica, trabalho em equipa e liderança.
    • Fomentar a aquisição do espírito empreendedor e de iniciativa, avaliação de riscos e aproveitamento de oportunidades de forma criativa.


  • Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano
  • 1) O Programa do Curso de Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (MPPU) integra uma parte escolar – curso de Mestrado – com 60 ECTS e a elaboração de uma tese de mestrado com 60 ECTS. A parte escolar compreende sete unidades curriculares obrigatórias (cinco unidades no 1º semestre – “Sistema de Planeamento e Gestão Territorial”, “Políticas Urbanas e Metropolitanas”, “Planeamento dos Transportes e Mobilidade”, “Formas e Estruturas Urbanas” e “Planeamento da Qualidade do Ambiente Urbano”; duas unidades no 2º semestre - “Estúdio de Projecto Urbano” e “Seminário em Planeamento”) e duas unidades de opção condicionada (no 2º semestre). As unidades optativas têm de ser escolhidas entre as indicadas explicitamente no Plano de Estudos como "Optativas". A escolha tem de ter o acordo da Comissão Científica do programa.

    2) Segundo a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF), a área do MPPU é: "Engenharia e técnicas afins".



  • Mestrado em Projeto, Construção e Gestão Sustentáveis do Ambiente Construído


  • Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios
  • O MPRINCE - Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios, é um curso de pós-graduação com a duração de 2 Anos/4 semestres (120 ECTS), essencialmente destinado a estudantes já com formação inicial – e, eventualmente, atividade profissional -  nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, que pretende recriar, no âmbito de uma formação académica especializada, o modelo mais eficiente de desenvolvimento multidisciplinar de projetos de edifícios, designado por IPD Integrated Project Delivery.
    Utilizando como base um caso de estudo, os estudantes, organizados em grupos de trabalho, sempre com engenheiros e arquitetos, irão explorar os conhecimentos e competências essenciais nas diversas áreas relevantes do projeto de edifícios – comportamento térmico e acústico, instalações em edifício, tecnologias construtivas, segurança contra incêndio, sustentabilidade, BIM, gestão de projetos, obras e edifício – os quais serão agregados e catalisados em trabalhos de Projeto Integrado em que as diversas perspetivas profissionais e condicionantes regulamentares e tecnológicas terão de ser equilibradas e coordenadas de modo a dar respostas a um desafio colocado por um cliente real.
    Entre as diversas atividades industriais, a Indústria da Construção será, provavelmente, aquela onde a obtenção de um produto final envolve um maior número de especialidades e componentes técnicas, com a contribuição de um elevado número de profissionais cobrindo um âmbito alargado de áreas científicas nos domínios da engenharia e arquitetura. Do mesmo modo, o facto de se esperar que os produtos desta indústria – em especial edifícios – durem várias décadas, conduz à necessidade de uma atenção particular sobre o modo como são concretizados.
    Isto é refletido no cada vez maior número de ligações e inter-relações entre os assuntos envolvidos e o seu impacto no ambiente construído, frequentemente traduzidos em regulamentação que deverá ser observada. Assim, é fundamental o conhecimento sobre a essência e aplicação das diversas especialidades que se encontram ligadas num empreendimento global de construção, bem como as aptidões e competências necessárias para contribuir para uma gestão eficiente daquelas, com o objetivo de conceber, projetar e construir construções sustentáveis.
    O MPRINCE pretende ser um espaço em que o distanciamento entre as visões da arquitetura e engenharia, ainda frequente no meio profissional, se esbata e conduza os seus estudantes a compreender a maior eficiência, transversal a todas as especialidades, que resulta de uma abordagem integrada dos processos que percorrem as fases de conceção, projeto técnico, construção e utilização, obtendo as competências e ferramentas necessárias para atingir esse objetivo.
    Considerando que alguns dos estudantes do MPRINCE possam pretender frequentar o curso em paralelo com a sua atividade profissional, o calendário irá definir horários que o facilitem.
    O idioma de lecionação será o Português, no caso se todos os estudantes falarem Português, ou Inglês, no caso contrário.
    Após completar com sucesso os 2 anos do curso (120 ECTS), o graduado tem acesso ao Diploma de Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios.


  • Mestrado em Visão por Computador
  • A visão por computador (VC) é uma tecnologia emergente e a indústria da VC vem registando um enorme crescimento ano após ano. O Mestrado em Visão por Computador (MVCOMP) vai permitir aos graduados adquirir conhecimentos gerais em VC, bem como garantir a capacidade de analisar as necessidades de uma empresa no âmbito destas técnicas e propor e aplicar as ferramentas tecnológicas existentes. O MVCOMP oferece ao empregador um perfil profissional orientado para a visão computacional, com formação teórica e prática numa variedade de técnicas que proporcionam um conhecimento sólido e alargado da área, e lhe permite analisar as necessidades de uma empresa e fornecer soluções inovadoras.

    O MVCOMP é um curso internacional, sendo oferecido conjuntamente pela Universidade do Porto, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Vigo, e Universidade da Corunha. O MVCOMP é totalmente oferecido em inglês.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-01 às 09:29:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias