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Competências Transversais: Comunicação Profissional

Ficha provisória
Código: CP01     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Engenharia e técnicas afins

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: Comunicação Profissional

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CP 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
L.AERO 0 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.BIO 0 Plano Oficial do ano letivo 2 - 1,5 12 40,5
L.EA 2 Plano Oficial 1 - 1,5 12 40,5
L.EC 8 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
L.EEC 32 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EGI 2 Plano Oficial do ano letivo 1 - 1,5 12 40,5
L.EIC 319 Plano Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EM 10 Plano de Estudos Oficial 2 - 1,5 12 40,5
L.EMAT 4 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 1,5 12 40,5
L.EMG 2 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 1,5 12 40,5
L.EQ 0 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 12 40,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Firmino da Silva Torres Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 14 28,00
Fernanda Maria dos Santos Teixeira Torres 7,00
Manuel Firmino da Silva Torres 5,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.

  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.

  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Resultados de aprendizagem e competências

Promovendo uma postura de elevado profissionalismo, esta CT visa proporcionar a aprendizagem de conhecimentos aprofundados, o desenvolvimento de competências e atitudes específicas para gerar uma capacidade de exercer uma comunicação altamente eficaz em contexto de trabalho, enquanto fator-chave para o autoaperfeiçoamento ao longo da carreira nas áreas de engenharia e tecnologias, sobretudo relacionadas com as Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. QUALIDADE NOS SERVIÇOS AO CLIENTE (INTERNO / EXTERNO)


  • Conceito de qualidade, perceção do cliente e fidelização à empresa

  • Identificar e satisfazer as necessidades motivacionais dos clientes

  • Utilização de atitudes que facilitam e bloqueiam as relações profissionais



2. GESTÃO DAS ATITUDES COMUNICACIONAIS NA INTERAÇÃO


  • Caracterização das atitudes e identificação dos seus efeitos comportamentais

  • Processos competitivo versus resolutivo e uso da empatia na comunicação

  • Aplicações práticas e implicações ao nível do relacionamento interpessoal


3. COMUNICAÇÃO EM INTERVENÇÕES TÉCNICAS


  • Objetivos, contextos, momentos e formas de intervenção

  • Saber “calar-se” e adaptar-se aos diferentes tipos de clientes

  • Guia prático para aplicação em situações profissionais


4. APOIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS



  • Auxílio às dificuldades específicas de cada interlocutor

  • Abordagem resolutiva de problemas pessoais e/ou profissionais

  • Guia prático para orientar os procedimentos na interação comunicacional

Bibliografia Obrigatória

Manuel Firmino Torres; Textos de Apoio – Prof. Manuel Firmino Torres

Bibliografia Complementar

John F. Cragan; Communication in small groups. ISBN: 978-0-495-09596-5
David E. Goldberg; The entrepreneurial engineer. ISBN: 978-0-470-00723-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas lecionadas em regime presencial, onde será utilizada uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada no método expositivo complementado com o método interrogativo (apresentações com discussão com os participantes), assim como métodos demonstrativo e ativo (atividades práticas e exercícios de role playing).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas (com participação obrigatória nos momentos de avaliação)

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = 40% PA (Participação nas Aulas) + 60% TA (Teste de Avaliação).
Nota 1: a aprovação final exige um resultado mínimo de 50% PA e 50% TA; a soma destas duas classificações tem que ser no mínimo 9.5 valores numa escala de 0 a 20.
Nota 2: os estudantes que não reprovarem por falta de frequência e que reprovarem apenas por não terem classificação positiva no teste de avaliação poderão ter acesso à época de recurso, via exame em que o mesmo terá a ponderação de 60%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes que estão dispensados das aulas, a classificação final é obtida 100% através do Teste de Avaliação ou do Exame de Recurso.

Melhoria de classificação

Está prevista a melhoria de classificação para os estudantes que o requeiram.
Nestes casos, a avaliação será realizada na época de recurso, via exame em que o mesmo terá a ponderação de 60%.

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