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Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web

Código: L.EIC023     Sigla: LBAW

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EIC 354 Plano Oficial 3 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sérgio Sobral Nunes Regente

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students.

Objetivos

A unidade curricular de LBAW tem como objetivo sedimentar as matérias expostas nas unidades curriculares de Bases de Dados e Linguagens e Tecnologias Web. Esta unidade curricular oferece uma perspetiva prática sobre duas áreas centrais da engenharia informática.

Nesta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes da capacidade de projetar e desenvolver sistemas de informação baseados em tecnologias web e suportados por sistemas de gestão de bases de dados relacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de projetar e implementar um sistema de informação baseado em tecnologias web e suportado por um sistema de gestão de base de dados relacional. Em particular, o estudante deve ser capaz de:

  1. Especificar os requisitos;
  2. Desenhar a arquitetura de informação, as interfaces com o utilizador, e os fluxos de navegação;
  3. Desenhar o modelo conceptual de dados;
  4. Obter e validar o esquema lógico relacional da base de dados;
  5. Obter o esquema físico da base de dados e afinar o esquema lógico relacional;
  6. Desenhar e implementar interrogações para acesso à base de dados em SQL;
  7. Desenhar e implementar mecanismos para a manutenção da integridade dos dados;
  8. Desenhar e especificar os recursos web para suportar a interação com o utilizador e a lógica de negócio;
  9. Implementar os componentes web do sistema com recurso a tecnologias web, baseadas no servidor e no cliente;
  10. Assegurar que as interfaces com o utilizador estão de acordo com as normas e boas práticas de acessibilidade e usabilidade web.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Bases de Dados: modelação de dados em UML, Modelo Relacional, linguagem SQL.

Linguagens e Tecnologias Web: protocolo HTTP, paradigma REST, linguagens HTML, CSS e JavaScript.

Programa


  • Desenvolvimento de uma aplicação web suportada por uma base de dados: levantamento de requisitos, conceção, modelação, implementação e documentação;

  • Projeto de bases de dados relacional com recurso a linguagens de modelação de dados (UML), à linguagem SQL, à utilização de índices de desempenho e de pesquisa, de transações, e de extensões procedimentais à linguagem SQL;

  • Identificação e manutenção de regras de negócio: na interface; na lógica de negócio e na base de dados (triggers);

  • Projeto de aplicação web com recurso a linguagens de programação e frameworks web, centradas no servidor; aprofundamento de conceitos relacionados com a arquitetura de aplicações web;

  • Desenho de interação com o utilizador: arquitetura de informação, usabilidade e acessibilidade web.

Bibliografia Obrigatória

Ramakrishnan, Raghu; Database management systems. ISBN: 0-07-116898-2
Michal Zalewski; The tangled Web. ISBN: 978-1-59327-388-0

Bibliografia Complementar

Jeffrey D. Ullman, Jennifer Widom; A First course in database systems. ISBN: 978-0-13-600-637-4
Russ Miles and Kim Hamilton; Learning UML 2.0. ISBN: 978-0-596-00982-3
Nielsen, Jakob; Designing web usability. ISBN: 1-56205-810-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas para apresentação dos guiões de trabalho, para a discussão de exemplos representativos, para análise das avaliações efetuadas e para apresentar breves introduções às tecnologias e conceitos a utilizar.

As aulas práticas laboratoriais serão usadas para o desenvolvimento do projeto, em grupo, tendo o docente como consultor. Em cada aula prática, os componentes produzidos pelo grupo são avaliados e discutidos.

Software

Laravel
Git
PostgreSQL
Docker
PHP

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 80,00
Exame 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As condições para obtenção de frequência são as seguintes:

  1. não exceder o número limite de faltas às aulas práticas (25% do número de aulas práticas do semestre);
  2. realizar a inscrição num grupo de trabalho dentro do período definido;
  3. participar em cada um dos quatro componentes do projeto;
  4. participar na apresentação e defesa final do projeto.

A participação no desenvolvimento do projeto (ponto 3) é aferida através das evidências produzidas pelo estudante (código e documentação), da avaliação dos docentes durante as aulas práticas, e da autoavaliação e heteroavaliação realizada no contexto do grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será calculada usando a fórmula:

Nota Final = 20% Exame + 80% Projeto

sendo:

Nota Projeto = 10% ER + 25% EBD + 25% EAP + 40% PA

Componentes do Projeto:

  • ER – Especificação de Requisitos
  • EBD – Especificação da Base de Dados
  • EAP – Especificação da Arquitetura e Protótipo Vertical
  • PA – Produto e Apresentação

O trabalho prático é avaliado durante as aulas laboratoriais e através da entrega dos componentes previstos.

Os conceitos teóricos são avaliados através de um exame individual com perguntas de escolha múltipla.

A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de 40% no exame e de 50% em cada uma das componentes da avaliação prática.

A obtenção de aprovação no projeto requer a participação, de cada estudante, em todas as fases do projeto, nomeadamente na seleção das tecnologias, na identificação e caraterização do problema, no desenho e implementação da solução, na escrita do relatório final, e na apresentação final.

Salienta-se o facto de um estudante, por ter uma participação menor num componente de avaliação, poder ter classificação diferente nessa componente daquela do grupo a que pertence.

A classificação final da componente prática (Nota Projeto) pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo, em mais ou menos 3 valores, com base na opinião dos docentes e na autoavaliação e heteroavaliação a realizar internamente em cada grupo.

A classificação final individual depende da classificação obtida no exame, não podendo ser superior a até mais 5 valores da classificação individual obtida no exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática realizada nas aulas laboratoriais durante o semestre de funcionamento da unidade curricular é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários, e realizar as provas teóricas e práticas de avaliação individual previstas.

Dada a natureza laboratorial da unidade curricular, não é possível fazer uma avaliação num único momento e, por isso, a avaliação do trabalho prático não pode ser substituída pela realização de um exame.

Melhoria de classificação

Não é possível a melhoria da classificação obtida no projeto.

É possível a melhoria da classificação do exame, mantendo a classificação obtida no projeto na inscrição anterior.

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