Seminários Multidisciplinares
Ficha provisória
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Segurança e Higiene no Trabalho |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teóricas |
Totais |
1 |
0,00 |
Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso |
|
0,07 |
Carlos Manuel da Silva Gonçalves |
|
0,07 |
Maria Constança Leite de Freitas Paúl |
|
0,07 |
João Paulo Vilas-Boas Soares Campos |
|
0,07 |
José Castela Torres Costa |
|
0,07 |
José Carlos Reis Campos |
|
0,07 |
Manuel Augusto Gomes de Oliveira Azenha |
|
0,07 |
Manuel Firmino da Silva Torres |
|
0,30 |
Marta Zulmira Carvalho dos Santos |
|
0,07 |
Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas |
|
0,07 |
Susana Isabel Pereira Casal Vicente |
|
0,07 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo global para cada estudante desta UC é o de:
Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir os objetivos de investigação.
Os objetivos específicos da UC consistem em:
• Adquirir conhecimentos avançados sobre a operacionalização dos diferentes paradigmas de investigação;
• Interiorizar uma postura crítica e reflexiva sobre a informação disponível;
• Desenvolver a capacidade de identificação, avaliação e formulação de problemas de segurança e saúde ocupacionais;
• Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar e, se possível, multicultural;
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de:
• Compreender a natureza multidisciplinar dos problemas de segurança e saúde ocupacionais e da necessidade de abordagens cooperativas para os resolver;
• Conhecer diferentes perspetivas e abordagens à temática da Segurança e Saúde Ocupacionais;
• Circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de investigação;
• Conhecer os critérios básicos para análise de literatura científica;
• Saber como fazer uma revisão sistemática sobre um tema.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Apresentação sumária das áreas de interesse dos docentes e investigadores do DemSSO;
Apresentação de experiências e de resultados de investigação dos estudantes do DemSSO de edições anteriores;
Metodologias de pesquisa em bases de dados científicas típicas e noutras fontes fora do ‘mainstream’.
Seminários, mesas redondas e debates com especialistas convidados oriundos de diferentes áreas científicas
Visitas de estudo, entrevistas e outras atividades,
Análise multi,inter e transdisciplinar da Segurança, Higiene e Saúde Ocupacionais
Identificação de problemas a tratar a qualquer escala.
Apresentação dos resultados da investigação desenvolvida em Conferência, Mesa redonda ou Debate.
Bibliografia Obrigatória
Alessandro Liberati; Douglas G. Altman; Jennifer Tetzlaff; Cynthia Mulrow; Peter C. Gøtzsche; John P.A. Ioannidis; Mike Clarke; P.J. Devereaux; Jos Kleijnen; and David Moher;
The PRISMA Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Studies That Evaluate Health Care Interventions: Explanation and Elaboration, 2009 (É de acesso Livre)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, discussão e debate de diferentes temáticas, numa perspetiva holística, no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde Ocupacionais.
Troca de saberes e experiências em rede, dentro e fora do grupo de estudantes e docentes do Programa Doutoral, conjugando diferentes abordagens e atitudes, duma forma sistémica
Revisão dos trabalhos de cada estudantes por dois colegas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
80,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
116,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
108,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as regras da FEUP
Fórmula de cálculo da classificação final
Para a classificação final contam :
o relatório final de cada estudante (50%),
as apresentações ao longo do semestre e final e o desenvolvimento de capacidades e competências que nelas cada estudante revelar(20%),
as revisões escritas e orais feitas ao longo do semestre e final (20%)
a participação nos debates e a cooperação com os colegas (10%)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Não se aplica.