Código: | MESTEC05 | Sigla: | FUN |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construção Civil e Engenharia Civil |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESTEC | 7 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Rui Manuel Carvalho Marques de Faria | Regente |
Nelson Saraiva Vila Pouca | Regente |
Pedro Miguel Barbosa Alves Costa | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Rui Manuel Carvalho Marques de Faria | 0,21 | ||
Pedro Miguel Barbosa Alves Costa | 1,40 | ||
Nelson Saraiva Vila Pouca | 0,39 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 1,50 |
Aires Manuel Silva Colaço | 1,05 | ||
Nelson Saraiva Vila Pouca | 0,29 | ||
Rui Manuel Carvalho Marques de Faria | 0,16 |
JUSTIFICAÇÃO: Conhecimento: Desenvolvimento de competências no âmbito da conceção e dimensionamento de elementos de diferentes tipos de fundações: fundações diretas (sapatas; ensoleiramentos); fundações indiretas (estacas; grupos de estacas; maciços de encabeçamento). Compreensão: Interpretar e analisar os elementos de projeto de fundações. Identificar aspetos condicionantes em casos concretos com vista à escolha das soluções adequadas. |
Os resultados que são perseguidos na aprendizagem das matérias desta unidade têm como objetivo o ganho de competências para a conceção e elaboração de projetos de fundações, sua execução e controlo de qualidade, congregando a racionalidade da teoria com o empirismo de muitas formulações e metodologias práticas.
Pelo facto de as teorias que tratam do dimensionamento das fundações ou dos seu reforços limitadas por serem fortemente condicionadas pela natureza tão heterogénea quanto singular dos terrenos, procura-se integrar na aprendizagem o gosto pela inovação e, por isso, criar competências de investigação e desenvolvimento.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Idealmente todas as UCs da área de Geotecnia. De facto, esta unidade curricular tem direta dependência com três outras a montante que a precedem: Geologia de Engenharia (GE-L.EC), Mecânica dos Solos (MS-L.EC) e Engenharia Geotécnica (EG-M.EC). Estas duas últimas são em grande medida uma importante base para conhecimentos dos critérios gerais da caracterização dos maciços terrosos, das teorias da Mecânica dos Solos e da sua aplicação ao dimensionamento de fundações diretas. A última unidade curricular, no primeiro semestre dos dois anos do M.EC, aborda a capacidade de carga e assentamentos de fundações diretas em sapatas isoladas), servindo de mote ao lançamento da primeira parte do programa de Fundações. A sensibilização para a geomecânica é muito dependente da formação na classificação dos maciços terrosos e rochosos que se faz na unidade curricular de Geologia de Engenharia. Não deixa de ser importante e relevante para o bom encaminhamento das novas matérias (mais específicas), a parte ativa que o responsável da unidade curricular de FUNDAÇÕES tem nas unidades curriculares que a precedem e a baseiam, particularmente as de MS e EG.
1 – Bases de Dimensionamento Geotécnico e Segurança.
2 – Reconhecimento Geológico-Geotécnico.
3 – Fundações superficiais: sapatas, ensoleiramentos, interação solo-estrutura.
4 – Fundações indiretas solicitadas por ações verticais e horizontais (estacas, grupos de estacas, capacidade de carga axial, comportamento face a ações horizontais, maciços de encabeçamento, etc.)
5 – Reforço de fundações
Conteúdo Científico – 50%
Conteúdo Tecnológico – 50%
O programa é exposto em aulas teóricas de duas horas (duas semanalmente) onde, com recurso a meios audiovisuais correntes, se procura interessar os alunos para os condicionalismos geotécnicos que impõem especificidades das metodologias de caracterização geotécnica de maciços com vista á seleção de fundações mais adequadas ao bom comportamento dos edifícios e estruturas em geral. Intervalando esta exposição teórica com algumas visitas a obras de fundações correntes e, muito particularmente, de fundações especiais (com relevo muito especial às estacas), desenvolvem-se as aulas teórico práticas, com duração de 1,5 horas (uma por semana), onde se vão acompanhando as sucessivas matérias introduzidas nas aulas teóricas, sendo resolvidos alguns problemas práticos de casos de fundações diretas e indiretas. Os alunos são ainda convidados a realizar dois trabalhos (em grupos de dois a três elementos). Um primeiro cujo objetivo do trabalho consiste em realizar uma análise de interação solo-estrtura, englobando a interpretação dos resulstados do estudo geológico-geotécnico, a selecção de métodso de análise e dimensionamneto e a interpretação de resultados. No segundo, os alunos são convidados a definir uma solução em estacas para a fundação do pilar de um ponte de grandes vão devendo a solução ser detalhada até à definição completa das dimensões e armaduras das estacas e do respetivo maciço de encabeçamento. Na parte final do programa, destinam-se algumas horas de aulas teóricas para um módulo informativo (e fortemente ilustrado) sobre reforço de fundações, procurando-se nas últimas duas semanas realizar visitas a obras de reforça de fundações.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 30,00 |
Teste | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 20,00 |
Total: | 20,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A classificação final é definida com base em avaliação distribuída, e consiste em: NOTA 1: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método. |
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas