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Competências Transversais: Gestão de Dados de Investigação

Código: GDI001     Sigla: GDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 28-02-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1719
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Competências Transversais: Gestão de Dados de Investigação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTGDI 2 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
PDEEC 7 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 14 40,5
PDQUI 0 PE_Doutoramento em Química 1 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  • Identificar os requisitos das entidades financiadoras para a partilha de dados de investigação;

  • Compreender os princípios FAIR para a gestão de dados: findability; accessibility; interoperability; reusability;

  • Obter uma visão integrada de todo o ciclo de vida dos dados num projeto de investigação;

  • Desenvolver um Plano de Gestão de Dados.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta CT visa capacitar os participantes a desenvolver competências de gestão de dados de investigação, que suportam o desenvolvimento de Planos de Gestão de Dados.

Resultados da aprendizagem:

  • Planeamento e agendamento de atividades de gestão adequadas às diferentes fases do ciclo de vida dos dados de investigação;
  • Aplicação de boas práticas para documentação e publicação de dados de acordo com princípios FAIR;
  • Identificação de recursos disponíveis para suportar atividades relacionadas com a gestão de dados de investigação;
  • Identificação de questões essenciais de privacidade e ética em relação aos dados de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Introdução à Gestão de Dados de Investigação: Princípios FAIR e o Plano de Gestão de Dados;

  • Tipologia e o ciclo de vida dos dados de investigação;

  • Dados FAIR: documentação dos dados, modelos de metadados;

  • Dados FAIR: publicação de dados, repositórios e serviços;

  • Alocação de recursos e organização dos dados: recursos e estratégias;

  • Questões de privacidade e ética;

  • Apresentação de Planos de Gestão de Dados desenvolvidos pelos estudantes

Bibliografia Obrigatória

European Commission ; Guidelines on FAIR Data Management in Horizon 2020, 2016
European Commission; Turning FAIR into reality. Final Report and Action Plan from the European Commission Expert Group on FAIR Data., 2018
RDA FAIRSharing Registry: connecting data policies, standards & databases WG ; FAIRsharing: standards, databases, repositories and policies – Final Recommendation, 2018 (doi: 10.15497/RDA00030)
RDA Metadata standards directory Working Group ; Metadata Standards Directory WG Recommendations, 2016 (http://rd-alliance.github.io/metadata-directory/)
RDA /WDS Publishing Data Workflows WK Recommendations ; Workflows for Research Data Publishing: Models and Key Components., 2016 (doi: 10.15497/RDA00004)
Sarah Higgins ; The DCC Curation Lifecycle Model, 2008 (International Journal of Digital Curation)
William Michener ; Ten simple rules for creating a good Data Management Plan, Plos Computational Biology, 2015 (doi:10.1371/journal.pcbi1004525)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Neste contexto, propõe-se uma interação de 14 horas de contacto, no total de 40,5horas.

As aulas serão teóricas-práticas, em que os estudantes desenvolvem trabalho prático relacionado com a componente em causa, construindo o Plano de Gestão de Dados de forma incremental ao longo da formação. Na última sessão os estudantes apresentam o DMP para efeitos de avaliação.

Esta CT supõe um trabalho substancial de estudo autónomo, para estudo e análise de casos de planos de gestão de dados e para a construção de um plano a discutir e apresentar em sessão de aula. Estimamos estas em cerca de 1/3 das horas sendo o restante trabalho realizado de forma autónoma, como é esperado no nível dos estudantes a admitir.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

participação ativa nas atividades presenciais

Fórmula de cálculo da classificação final

75% relatório do DMP + 25% apresentação oral
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