Competências Transversais: Gestão de Dados de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 28-02-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Identificar os requisitos das entidades financiadoras para a partilha de dados de investigação;
- Compreender os princípios FAIR para a gestão de dados: findability; accessibility; interoperability; reusability;
- Obter uma visão integrada de todo o ciclo de vida dos dados num projeto de investigação;
- Desenvolver um Plano de Gestão de Dados.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta CT visa capacitar os participantes a desenvolver competências de gestão de dados de investigação, que suportam o desenvolvimento de Planos de Gestão de Dados.
Resultados da aprendizagem:
- Planeamento e agendamento de atividades de gestão adequadas às diferentes fases do ciclo de vida dos dados de investigação;
- Aplicação de boas práticas para documentação e publicação de dados de acordo com princípios FAIR;
- Identificação de recursos disponíveis para suportar atividades relacionadas com a gestão de dados de investigação;
- Identificação de questões essenciais de privacidade e ética em relação aos dados de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à Gestão de Dados de Investigação: Princípios FAIR e o Plano de Gestão de Dados;
- Tipologia e o ciclo de vida dos dados de investigação;
- Dados FAIR: documentação dos dados, modelos de metadados;
- Dados FAIR: publicação de dados, repositórios e serviços;
- Alocação de recursos e organização dos dados: recursos e estratégias;
- Questões de privacidade e ética;
- Apresentação de Planos de Gestão de Dados desenvolvidos pelos estudantes
Bibliografia Obrigatória
European Commission ;
Guidelines on FAIR Data Management in Horizon 2020, 2016
European Commission;
Turning FAIR into reality. Final Report and Action Plan from the European Commission Expert Group on FAIR Data., 2018
RDA FAIRSharing Registry: connecting data policies, standards & databases WG ;
FAIRsharing: standards, databases, repositories and policies – Final Recommendation, 2018 (doi: 10.15497/RDA00030)
RDA Metadata standards directory Working Group ; Metadata Standards Directory WG Recommendations, 2016 (http://rd-alliance.github.io/metadata-directory/)
RDA /WDS Publishing Data Workflows WK Recommendations ;
Workflows for Research Data Publishing: Models and Key Components., 2016 (doi: 10.15497/RDA00004)
Sarah Higgins ;
The DCC Curation Lifecycle Model, 2008 (International Journal of Digital Curation)
William Michener ;
Ten simple rules for creating a good Data Management Plan, Plos Computational Biology, 2015 (doi:10.1371/journal.pcbi1004525)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Neste contexto, propõe-se uma interação de 14 horas de contacto, no total de 40,5horas.
As aulas serão teóricas-práticas, em que os estudantes desenvolvem trabalho prático relacionado com a componente em causa, construindo o Plano de Gestão de Dados de forma incremental ao longo da formação. Na última sessão os estudantes apresentam o DMP para efeitos de avaliação.
Esta CT supõe um trabalho substancial de estudo autónomo, para estudo e análise de casos de planos de gestão de dados e para a construção de um plano a discutir e apresentar em sessão de aula. Estimamos estas em cerca de 1/3 das horas sendo o restante trabalho realizado de forma autónoma, como é esperado no nível dos estudantes a admitir.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
participação ativa nas atividades presenciais
Fórmula de cálculo da classificação final
75% relatório do DMP + 25% apresentação oral