Competências Transversais para Engenharia: Comunicação Assertiva e Técnicas de Apresentação (módulo avançado)
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 31-07-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
. Identificar os principais aspetos da assertividade, as caraterísticas dos diferentes modos de comunicação e as vantagens de uma apresentação eficaz, com particular ênfase em eventos ligados ao desenvolvimento do doutoramento.
. Utilizar um perfil comunicacional assertivo e recorrer aos procedimentos necessários para preparar, realizar e defender uma apresentação com sucesso, de forma a dominar as interações comunicacionais inerentes ao doutoramento, nomeadamente a participação em reuniões, congressos, conferências e na apresentação/defesa da sua tese.
. Ter consciência das mudanças a desenvolver para garantir uma progressiva eficácia da capacidade de comunicar de forma assertiva e uma melhoria contínua das competências essenciais para executar com elevada mestria apresentações académicas e/ou profissionais nas áreas da engenharia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade de formação, os estudantes de 3º ciclo devem estar capazes de gerir com êxito as suas competências de comunicação assertiva e a sua capacidade de efetuar apresentações eficazes utilizando uma argumentação racional, lógica e convincente, quer na defesa da sua tese de doutoramento quer em futuros contextos profissionais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Comunicação assertiva para doutorandos
1.1. Assertividade na comunicação interpessoal
1.2. Análise e construção de um perfil assertivo
1.3. Utilização da linguagem não-verbal na comunicação
2. Técnicas para apresentação de teses de doutoramento
2.1. Introdução
2.2. Preparação
2.3. Realização
2.4. Exercício de prática simulada
Bibliografia Obrigatória
Manuel Firmino Torres; Textos de Apoio
Bibliografia Complementar
Alley, M.;
The craft of scientific presentations: critical steps to succeed and critical errors, Springer-Verlag, New York, Inc, 2003
Feibelman, P. J.;
A PhD is not enough! - A Guide to Survival in Science, Basic Books, New York, 2011
Govier, T.; A Practical Study of Argument, Cengage Learning, USA (7th edition), 2010
Siddons, S.; The Complete Presentation Skills Handbook: How to Understand and Reach Your Audience for Maximum Impact and Success, Kogan Page Publishers, 2008
Van Emden, J. & Becker, L.;
Presentation Skills for Students, Publisher Palgrave Macmillan (2nd edition), 2010
Observações Bibliográficas
Será fornecida uma listagem de bibliografia complementar para os conteúdos do curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: métodos expositivo e interrogativo com recurso à utilização de diversos auxiliares audiovisuais como quadros e/ou computador com videoprojector; métodos demonstrativo e ativo com recurso à utilização de atividades práticas e exercícios de treino comportamental com vídeo gravação para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes níveis de aplicação referidos nos conteúdos do programa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Prova oral |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
26,00 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Total: |
40,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas (com participação obrigatória nos momentos de avaliação - autoscopias)
Fórmula de cálculo da classificação final
Desempenho individual ao longo das aulas: participação e envolvimento (40%) + Apresentação oral com AV: exercício de prática simulada com autoscopias (60%)