Código: | ESG0021 | Sigla: | LGP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
OFICIAL | Engenharia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=7189 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESG | 18 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves | Regente |
Jorge Daniel Grenha Luís Teixeira | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves | 1,00 | ||
Jorge Daniel Grenha Luís Teixeira | 1,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,00 |
Jorge Daniel Grenha Luís Teixeira | 1,00 |
Esta unidade curricular é um laboratório vivo, possibilitando aos estudantes uma experiência de aprendizagem na primeira pessoa do que é na realidade desenvolver um produto tecnológico ou criar uma empresa de base tecnológica. O resultado final expetável não é uma apresentaçao ou um relatório, mas um produto e o correspondente modelo de negócio. Os estudantes vão ter de contactar clientes, parceiros e concorrentes, e vão encontrar a complexidade e incerteza inerentes ao verdadeiro funcionamento de uma startup. Os estudantes vão trabalhar em equipa e aprender como transformar boas ideias em grandes produtos ou grandes empresas. Os estudantes vão aprender a utilizar um modelo de negócio e como validar; vão aprender como gerir a inovação e integrar inovação em novos produtos ou empresa; vão aprender a planear e gerir projetos e a desenvolver produtos.
1. GESTÃO DE PROJECTOS
Fases do projecto: Arranque do projecto; Planeamento do projecto (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto, métodos PERT e CPM); Monitorização e controlo do projecto (medição do progresso do projecto, “earned value management,” reporte periódico, replaneamento); Fecho do projecto (relatório de fecho, lições aprendidas).
Áreas de conhecimento: Gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do risco, gestão do aprovisionamento.
2. TRABALHO EM EQUIPA
Grupo de trabalho, equipa, estilos de gestão e organização de equipas, “team building”, liderança e “coaching”, comunicação pessoal, gestão de reuniões, negociação e gestão de conflitos, “logbooks”.
3. INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Lean startup e lean experimentation, prova de conceito (PoC) e produto mínimo viável (MVP).
4. METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
Metodologias para gestão de projectos e organização de equipas de software: Team Software Process (TSP); Scrum; Rational Unified Process (RUP). Ferramentas para gestão de projectos e trabalho em equipa.
5. EXPERIMENTAÇÃO
Aplicação em projectos concretos, realizados por equipas de média dimensão, dos métodos, técnicas e formas de trabalho apresentados.
A UC é baseada no trabalho em equipas de média dimensão (7-8 elementos).
Aulas TP são usadas para apresentar e discutir tópicos do programa. Haverá também palestras convidadas, apresentações pelas equipas e trabalho fora da sala de aula.
As aulas laboratoriais (PL) serão usadas para desenvolvimento de um projeto.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 71,00 |
Estudo autónomo | 21,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 162,00 |
Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos
Idênticas às dos estudantes ordinários.
Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.