Código: | L.EIC029 | Sigla: | IA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 340 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Esta unidade curricular apresenta um conjunto de assuntos nucleares para a área da Inteligência Artificial (IA) e dos Sistemas Inteligentes. Os objetivos principais são:
1. Compreender os fundamentos da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes, o que os caracteriza e distingue e qual a sua aplicabilidade.
2. Ser capaz de projetar e implementar Agentes e Sistemas Multi-Agente para resolver diferentes problemas.
3. Aprender métodos e algoritmos heurísticos e sistemáticos de resolução de problemas, com e sem adversários e algoritmos de otimização.
4. Aprender métodos de aquisição, representação e manipulação do Conhecimento impreciso utilizando diferentes formalismos.
5. Compreender as bases do processamento da linguagem natural e suas aplicações.
6. Conhecer e ser capaz de aplicar algoritmos de aprendizagem com diferentes paradigmas (supervisionada, não supervisionada, por reforço, evolucionária, em profundidade) e algoritmos (árvores de decisão, redes neuronais, SVMs).
7. Conhecer tópicos avançados em IA e ser capaz de formular uma visão sobre o futuro da IA.
8. Desenvolver projetos simples, mas completos, usando técnicas de IA.
Distribuição Percentual: Componente científica: 50%; Componente tecnológica: 50%
No final da unidade curricular, o estudante deverá ter capacidade para Representar, Adquirir, Manipular e Aplicar Conhecimento usando Sistemas Computacionais. Mais especificamente, o estudante deverá ser capaz de:
Conhecimentos de algoritmia, estruturas de dados e programação.
I. Introdução à Inteligência Artificial (IA)
Definição de IA. Fundamentos, Âmbito, Evolução e Cronologia da IA. Problemas e Abordagens da IA e dos Sistemas Inteligentes. Aplicações da IA
II. Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-Agente
Conceito de Agente. Ambientes. Agentes Reativos, Deliberativos, Baseados em Objetivos, Baseados em Utilidade, com Aprendizagem e BDI. Sistemas Multi-Agente: Conceito, Motivação, Arquiteturas, Comunicação, Coordenação. Exemplos Práticos de Aplicação.
III. Métodos de Resolução de Problemas
Formulação de Problemas. Espaço de Estados. Estratégia de Pesquisa. Pesquisa Não Informada: Primeiro em Largura, Primeiro em Profundidade, Custo Uniforme, Aprofundamento Iterativo, Pesquisa Bidirecional. Pesquisa Inteligente: Pesquisa Gulosa, Algoritmo A*. Pesquisa com Adversários: Pesquisa em Jogos, Algoritmo Minimax, Cortes Alfa-Beta, Monte Carlo Tree Search, Pesquisa com Informação Imperfeita. Exemplos Práticos de Aplicação.
IV. Otimização e Meta-heurísticasFormulação de Problemas de Decisão/Optimização. Algoritmos “Hill-Climbing”, Arrefecimento Simulado, Pesquisa Tabu, “Ant Colony”. Algoritmos Genéticos e Computação Evolucionária. Satisfação de Restrições. Exemplos Práticos de Aplicação.
V. Engenharia do ConhecimentoRepresentação do Conhecimento e Raciocínio. Lógica Proposicional e Lógica de Predicados. Redes Semânticas, “Frames”, Regras e Ontologias. Programação em Lógica e Programação com Restrições. Raciocínio com Conhecimento Incerto. Sistemas Baseados em Conhecimento. Sistemas Periciais. Exemplos Práticos de Aplicação.
VI. Aprendizagem ComputacionalHistória e Motivação para a Aprendizagem Computacional. Principais Tipos de Aprendizagem: Aprendizagem supervisionada, aprendizagem não supervisionada e aprendizagem de reforço. Conceito de Aprendizagem Profunda. Aplicações da Aprendizagem Computacional. Dados: Tipos, Qualidade de Dados, Pré-processamento e Transformação. Interpretação e Avaliação de Modelos. Ferramentas e Bibliotecas. Algoritmos: Árvores de decisão. K-Nearest Neighbour. Redes Neuronais Artificiais, Máquinas Vectoriais de Suporte. Exemplos Práticos de Aplicação.
Aprendizagem por Reforço: Estado, Acção, Política, Recompensa e Valor. Exploration-Exploitation Tradeoff. Processos de Decisão de Markov. Ferramentas e Bibliotecas. Algoritmos: Qlearning, SARSA, DQN, PPO e SAC. Exemplos Práticos de Aplicação.
VII. Processamento de Linguagem Natural
Introdução a PLN. Níveis de Processamento. Abordagem clássica. Gramáticas com Cláusulas Definidas. Abordagem estatística. Mineração de Texto. Tarefas de PLN. Recursos linguísticos. Aplicações de PNL. Aprendizagem em PLN. Processamento básico de texto: Normalização, Tokenization, Segmentação. Classificação de Texto. Bag of Words. Naive Bayes. Classificadores Generativos vs Discriminativos. Word Embeddings. Aprendizagem Profunda em PLN. Exemplos Práticos de Aplicação.
VIII. Tópicos Avançados de Inteligência Artificial
Perceção/Visão, Comunicação, Interação, Planeamento, Escalonamento, Robótica, Simulação Inteligente, Inteligência Social. Aplicações de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes. O Futuro da IA. IA e a Sociedade. IA Benéfica. IA Explicável. Máquina Éticas. IA fraca e IA forte. Super Inteligência. A Singularidade Tecnológica.
Exposição com interacção nas Aulas teóricas. Exercícios de modelação e resolução de problemas, de programaçao e desenvolvimento de projeto nas Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o número limite de faltas e obter nota mínima de 7.5 (em 20) na componente de Trabalhos Práticos (TP)
TP = Trabalhos Práticos, MT = Mini-Testes, PA - Participação nas Aulas, ER = Exame de Recurso.
Classificação Final = 40%*TP + 40%*MT + 20%*PA
Componente TP inclui dois trabalhos práticos, cada um com peso de 50%.
Componente MT inclui dois mini-testes, cada um com peso de 50%.
Componente PA inclui participação nas aulas e realização de Kahoots.
A aprovação implica obtenção de nota >= 7.5 (em 20) na componente MT.
Classificação de Recuso = 40%*TP + 60%*ER
As regras de avaliação aplicam-se a todos os estudantes, independentemente dos seus estatutos. Estudantes que, pelos seus estatutos, estejam dispensados de frequentar as aulas práticas devem contactar os docentes para acompanhamento dos trabalhos.
Os Minitestes são melhoráveis na época de recurso. A parte prática não é melhorável.