Código: | M.EC001 | Sigla: | EES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estruturas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EC | 138 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
JUSTIFICAÇÃO:
Para a realização de projetos de estruturas das construções é necessário prever a distribuição de deformações e tensões, devida às ações regulamentares, em todos os pontos das estruturas de modo a serem confrontados com valores limites. Para a determinação do estado de tensão e deformação é necessário dominar as metodologias de análise estrutural para os diversos tipos de estruturas e elementos estruturais.
OBJETIVOS:
Apresentação e discussão do método dos deslocamentos para análise de estruturas reticuladas em regime linear considerando a deformabilidade axial das barras como desprezável e seus desenvolvimentos do ponto de vista da sua aplicação prática. Apresentação do método de Cross, como método simples e expedito para o cálculo de estruturas hiperestáticas. Análise dinâmica de estruturas aplicada a sistemas estruturais simples. Introdução ao cálculo plástico de estruturas.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Identificar diferentes tipos de soluções estruturais, caracterizar a distribuição e deslocamentos e esforços, devida a ações estáticas e dinâmicas, em estruturas reticuladas com comportamento linear e não linear, e interpretar os resultados da aplicação dos métodos de análise estrutural.
Compreensão: Identificar as hipóteses e os passos a adotar na análise estrutural com o método do deslocamentos e o método de Cross.
Aplicação: Utilizar os métodos de análise estrutural no cálculo dos deslocamentos e esforços em estruturas em regime linear e não linear e considerando o comportamento em regime estático e dinâmico.
Análise: Discutir e criticar os resultados do cálculo de estruturas tendo em vista a validação do processo de cálculo.
Síntese: Propor, no âmbito dos métodos dos deslocamentos, sistemas base eficientes e em função dos resultados encontrar variantes estruturais com melhor comportamento.
Projeto em Engenharia: Analisar estruturas reais de modo a aproximar os esquemas estruturais de situações próximas das de projeto.
É feita a apresentação e discussão de todos os aspetos da matéria nas aulas teóricas, procedendo-se à sua ilustração através de exemplos simples apropriados. Nas aulas teórico-práticas são propostos e discutidos um conjunto de aplicações associado às matérias teóricas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino permitem utilizar os métodos de análise estrutural no cálculo dos deslocamentos e esforços em estruturas em regime linear e não linear e considerando o comportamento dinâmico, discutir e criticar os resultados do cálculo de estruturas tendo em vista a validação do processo de cálculo, propor, no âmbito dos métodos dos deslocamentos, sistemas base eficientes e em função dos resultados encontrar variantes estruturais com melhor comportamento.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Teste | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do Mestrado em Engenharia Civil. Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída, que consiste numa prova a realizar durante o período de aulas, e num exame final. (A avaliação distribuída tem carácter opcional). Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.
1. A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF = max {CT ; EF}
Onde,
CT = PA x CAD + PF x EF
CAD – classificação da prova de avaliação distribuída;
EF – classificação do exame final a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.
Às classificações CAD e EF estão associados os seguintes pesos:
PA = (25%)
PF = (75%)
NOTA 1: A prova de avaliação, associada à classificação CAD, é opcional. Caso o estudante não realize essa prova, o respetivo peso será adicionado a PF.
NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.
NOTA 3: A classificação da componente de avaliação distribuída obtida em anos anteriores não será considerada no presente ano letivo.
NOTA 4: Para a obtenção de uma classificação final superior a 17 valores, é necessário realizar uma prova oral complementar.
2. Procedimento para a avaliação a realizar durante o período de aulas
A avaliação distribuída a realizar durante o período de aulas será feita com base na realização de uma prova na plataforma Moodle. Essa avaliação será feita de acordo com as seguintes regras:
2.1. A prova terá a duração de 90 minutos e será agendada no início do semestre letivo.
2.2. A prova consistirá em perguntas teóricas e práticas relacionadas com os assuntos abordados até à data e será realizada sem consulta (exceto tabelas/ formulário a indicar oportunamente).
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas por semana
Caso exista algum impedimento para a realização da prova de avaliação distribuída, de modo presencial, durante o período de aulas, a avaliação à UC será feita com base no exame final.