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Design de Som para Media Digitais

Código: MM0034     Sigla: DSMD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia de Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 26 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:
1) Conhecer a história e o vocabulário do design de som.
2) Conhecer as principais plataformas, técnicas e metodologias do design de som para media digitais.
3) Desenvolver trabalho na área do design de som para media digitais, com ênfase no design de som para cinema e jogos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) História do Design de Som:
a) foley;
b) música para cinema;
c) paisagens sonoras (soundscapes);
d) semiótica;
e) modelos teóricos.

2) Percepção e imersão sonora:
a) psicoacústica e cognição da audição;
b) técnicas de manipulação sonora;
c) técnicas de espacialização.

3) Plataformas tecnológicas do design de som para media digitais:
a) técnicas de captação;
b) técnicas de edição e mistura com Digital Audio Workstation;
c) efeitos e manipulação de áudio: reverberação, equalização, redução de ruído, manipulação da amplitude, etc.;
d) introdução à síntese sonora para design de som;
e) introdução à masterização;
f) integração do design de som em ferramentas de desenvolvimento de jogos.

4) Aplicações práticas do design de som para media digitais:
a) no cinema;
b) em jogos.

Bibliografia Obrigatória

R. Murray Schafer; The soundscape. ISBN: 978-0-89281-455-8
Chion, M.; Audio-Vision: Sound on Screen, C. Gorbman, trans. New York: Columbia University Press, 1994
SONNENSCHEIN, DAVID; Sound Design, Michael Wiese Productions, 2001
Ekman, I.; Modelling the Emotional Listener: Making Psychological Pro- cesses Audible, Proc. AudioMostly 2009, Sepbember, Glasgow, Great Britain., 2009
Andy Farnell; Designing sound. ISBN: 978-0-262-01441-0
Blesser, B., & Salter, L.-R.; Spaces Speak, Are You Listening?, MIT Press, 2007

Bibliografia Complementar

Álvaro Mendes Barbosa ; orient. Prof. Doutor Xavier Serra e co-orient. Prof. Doutor Sergi Jordà; Displaced soundscapes
RUMSEY, F.; The Audio Workstation Handbook, Oxford, Focal Press, 1996
ZAZA, T.; Audio Design, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1991
Lastra, J. Reading; Writing, and Representing Sound, n Altman, R. (ed.) Sound theory, Sound practise, Routledge, 1985

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Unidade curricular ministrada sobretudo em sessões de aplicação prática das metodologias do design de som, com pontuais seminários onde serão expostos e a discutidos os tópicos teóricos do programa.
Os projectos de trabalho são desenvolvidos tanto em regime laboratorial como fora das horas de contacto.

Software

Snapper
Max/MSP/Jitter
Native Instruments Komplete
Izotope RX
Audiokinetic Wwise
Waves Audio
Tapestrea
Digidesign Protools
Pd
Kyma

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 165,00

Obtenção de frequência

O trabalho prático será avaliado, durante as aulas laboratoriais, através da entrega dos trabalhos previstos.

Dada a natureza prática da disciplina, não é possível realizar um único exame em substiuição dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 0,35 * Proj1 + 0,35 * Proj2 + 0,2 * MiniProj + 0,1 * AC

Proj1 - Projeto de grupo 1
Proj2 - Projeto de grupo 2
MiniProj - Pequenos trabalhos individuais realizados durante o semestre
AC - Avaliação Contínua/Frequência das aulas

Melhoria de classificação

Melhoria considerável do trabalho final ou apresentação de outro trabalho previamente aprovado pelo regente da Unidade Curricular.

Observações

Na presença de alunos estrangeiros ou havendo necessidade (e.g., apresentações por professores estrangeiros), a língua de ensino utilizada será o inglês. Os alunos poderão apresentar trabalhos em português ou inglês.

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