Contextos de E-Learning
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Educação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
9 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
2 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
- Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
- Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
- Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
- Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
- Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
- Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.
Resultados de aprendizagem e competências
- Capacidade de compreender os debates teóricos e interdisciplinares relevantes sobre o ensino a distância e a sua mediação digital.
- Capacidade de utilização de plataformas de e-Learning (Moodle, em particular), manipulando recursos e criando atividades para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
- Capacidade de desenvolvimento de protótipos de objetos de aprendizagem reutilizáveis e de cursos de e-Learning ou b-Learning.
- Capacidade de implementação de dinâmicas de avaliação em e-Learning.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Questões gerais
- Modalidades e terminologia relativa ao e-Learning;
- Principais diferenças entre o ensino tradicional e o e-Learning;
- Currículos Just-in-case e Just-in-time;
- Modelos pedagógicos e posicionamento dos estudantes;
- Possíveis papéis dos professores / instructores.
Plataformas e tecnologias de e-Learning
- Sistemas abertos e sistemas fechados;
- O Moodle e outras plataformas de e-learning;
- Redes sociais e e-Learning;
- Massive Open Online Courses;
Design e desenvolvimento de formações em e-Learning
- Planeamento e alinhamento construtivo;
- Design instrucional;
- Desenvolvimento de objetos de aprendizagem e pacotes de trabalho;
- Desenvolvimento de protótipo de um curso.
Implementação de modalidades de e-Learning
- Motivação de estudantes em contextos de e-Learning;
- Envolvimento parental no e-Learning;
- Avaliação de aprendizagens e learning analytics.
Avaliação e qualidade no e-Learning
- Benefícios e limitações do e-Learning;
- Avaliação de intervenções em e-Learning.
Panorama de experiências de e-Learning e tendências atuais
- Experiências internacionais de e-Learning;
- O e-Learning em Portugal;
- Visões críticas sobre as intervenções em e-Learning;
- Perspetivas futuras para o e-Learning.
Bibliografia Obrigatória
José Machado;
E-Learning em Portugal. ISBN: 972-722-260-9
Santos, Arnaldo;
Projetos de e-Learning: Inovação, Implementação e Gestão, Lidel, 2014 (https://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000179439&local_base=UPB01)
Bibliografia Complementar
Bonk, C. J.; Khoo, E. ;
Adding Some Tec-Variety, Open World Books, 2014. ISBN: 978-1496162724 (http://tec-variety.com/)
Clark, Ruth; Mayer, Richard ;
E-learning and the science of instruction, 2ª ed, Pfeiffer, 2008. ISBN: 978-0-7879-8683-4 (https://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000120236&local_base=UPB01)
Álvaro Figueira;
MOODLE. ISBN: 978-972-722-634-4
McGreal, R.;
Online education using learning objects, RoutledgeFalmer, 2004. ISBN: 0-415-33512-4 (https://catalogo.up.pt/F/?func=direct&doc_number=000263418&local_base=UPB01)
J. C. Paiva;
E-Learning
Rennie, F.; Smyth, K.; Digital Learning: the key concepts, Routledge, 2019. ISBN: 9781138353732
Silva, M.; Pesce, L.; Zuin, A. (Org.); Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas, Wak, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Serão agendadas três sessões presenciais: na primeira aula, a meio do semestre para discussão de propostas de trabalho, e outra no final do semestre para apresentação formal dos projetos desenvolvidos.
- As restantes sessões serão virtuais e divididas entre síncronas e assíncronas.
- As sessões síncronas decorrerão por videoconferência. A discussão em tempo real será pontuada com incursões exteriores (para leituras ou visionamento de conteúdos em vídeo) e regresso ao espaço de conversação.
- As sessões assíncronas serão destinadas ao estudo autónomo dos materiais facultados (leituras e gravações vídeo) e à realização de trabalhos, englobando pesquisa, dinamização e participação em fóruns e wikis, redação de ensaios, etc.
- Os trabalhos propostos nas sessões assíncronas deverão ser realizados no prazo de duas semanas a contar do lançamento do enunciado ou questão.
- Cada estudante irá desenvolver um projeto individual que ele próprio irá gerir e dinamizar.
- Até à data da segunda sessão presencial cada estudante deverá enviar uma proposta escrita de tema para o seu projeto individual. Após o diálogo subsequente sobre a proposta, será fixado o tema do projeto para posterior dinamização.
- O projeto individual deverá consistir na planificação e na exploração do Moodle (ou outra plataforma de e-learning) para desenvolver um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning. Não serão aceites trabalhos só em papel ou noutros suportes offline.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Mínimo de 2/3 das presenças. Algumas ausências presenciais podem ser compensadas com participações virtuais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A. (45%) Participação e empenho nas actividades propostas semanalmente, incluindo as apresentações intermédias e a sua discussão.
B. (50%) Projectos pessoais, incluíndo síntese/relatório final.
C. (5%) Participação nas sessões presenciais.
A nota final de cada aluno será: 0,45 x A + 0,5 x B + 0,05 x C
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicam-se as situações previstas pela FEUP. Exceções a ponderar em cada caso.
Melhoria de classificação
Sem exame final. A nota apenas pode ser melhorada por frequência em ano letivo seguinte.