Sistemas Ciberfísicos e Internet das Coisas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos e Redes |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EIC |
14 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
39 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Entender tendências atuais de CPS e IoT:
• Descrever casos de uso típicos e diferenciar seus requisitos de sistema.
• Explicar o impacto potencial no desenvolvimento de sistemas em larga escala.
2. Compreender arquiteturas, modelos de computação e princípios de infra-estrutura:
• Definir diferentes elementos de arquitetura.
• Discutir motivação para cada elemento arquitetural e modelo de computação.
3. Conhecer as plataformas, arquiteturas e protocolos:
• Explicar vantagens e desvantagens da conectividade sem fios.
• Distinguir diferentes tecnologias sem fios comuns e suas principais características.
• Diferenciar plataformas e protocolos.
• Explicar papel do modelo publicação-subscrição.
4. Descrever as questões relacionadas com confiabilidade, segurança e privacidade.
5. Projetar e implementar sistemas baseados em CPS e IoT combinando diferentes componentes.
6. Comparar diferentes soluções de projeto para sistemas CPS e IoT.
7. Analisar, projetar, implementar e documentar sistemas CPS e IoT.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular aborda diferentes arquiteturas, modelos de computação, técnicas e ferramentas aplicáveis no desenvolvimento de sistemas ciberfísicos.
Embora exista nesta unidade curricular uma componente de exposição, de exemplos e casos, a transmissão de conhecimento processa-se maioritariamente através da execução de projetos por grupos de estudantes.
A exposição destes tópicos e respetiva prática contribuem decisivamente para permitir aos estudantes familiarizar-se com o corpo de conhecimento relacionado com os sistemas ciberfísicos e internet das coisas.
Os conteúdos abordados no tópico 1 contribuem para os OAs 1, 5 e 6. Os conteúdos abordados nos tópicos 2, 3 e 5 são transversais e contribuem para as competências descritas em todos os OAs. O tópico 4 contribui para os OAs 1, 3, 5 e 7. Finalmente, o tópico 6 oferecerá uma visão dos desenvolvimentos de investigação e inovação, contribuindo para os OAs 1, 2, 5, 6 e 7.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. CPS e IoT: Modelos de referência, casos de uso e requisitos.
2. Arquitetura do CPS
Sistemas de controlo em rede e embutidos, modelos de computação e confiabilidade.
3. Dispositivos, conectividade end-to-end e protocolos
Restrições de dispositivos, plataformas de hardware comuns e principais características.
Protocolos mais utilizados, desempenho e segurança.
4. Middleware / plataformas e interoperabilidade
Camadas, modelo de comunicação publish-subscribe, plataformas mais usadas, interoperabilidade semântica.
5. Confiabilidade, segurança e privacidade.
6. Novos paradigmas em CPS e IoT.
Bibliografia Obrigatória
-;
Cyber-physical systems: foundations, principles and applications, Song, H., Rawat, D. B., Jeschke, S., & Brecher, C., 2016
-;
Beyond the Internet of Things: Everything Interconnected, Batalla, J.M., Mastorakis, G., Mavromoustakis, C. & Pallis, E. , 2017
Platzer, A.;
Logical foundations of cyber-physical systems , Springer, 2018
Serpanos, D. & Wolf, M.;
Internet-of-Things (IoT) Systems: Architectures, Algorithms, Methodologies, Springer, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Palestras para exposição dos aspetos teóricos; algumas palestras realizadas por investigadores ou convidados da indústria; as palestras devem abranger no máximo 1/4 da UC.
2. Alguns tópicos mais detalhados, especificamente 3 e 4, usarão a metodologia flipped classroom, para promover a aprendizagem independente, o pensamento crítico e o raciocínio.
3. Discussão de tópicos e de casos de estudo com os estudantes em seminários; escolha de tópicos é feita pelos pelo estudante de acordo com trabalhos relevantes; seminários devem cobrir no máximo 1/3 da UC.
4. O método principal será a aprendizagem ativa, implementado através de um projeto realizado ao longo de todo o semestre. O projeto deve ser elaborado e planeado pelos estudantes e envolve uma componente de avaliação de requisitos de qualidade. O trabalho do projeto deve ocupar metade da UC.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Elaboração de projeto |
54,00 |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Nota mínima de 50% na classificação do projeto. Nota mínima de 40% em cada miniteste.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua (40%) + Projeto (45%) + Seminário (15%)