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Gestão e Inovação em Bioengenharia

Código: MEB0040     Sigla: GIB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 38 Plano de estudos oficial 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, gerar conceitos de solução apropriados, planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, e integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada.

Resultados de aprendizagem e competências

Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, incluindo desenvolvimento de descrições de necessidades, análise do estado de doenças, mapeamento de opções de tratamento disponíveis, análise dos múltiplos stakeholders afetados por uma necessidade, realização de análises de mercado, e filtragem de necessidades. 2. Gerar conceitos de solução apropriados, incluindo desenvolvimento de soluções criativas para dada necessidade, e seleção de conceitos de solução a desenvolver. 3. Planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, incluindo desenvolvimento dos passos iniciais necessários para obter uma patente, criação de estratégia de propriedade intelectual, e criação de estratégia regulatória. 4. Integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada, incluindo desenvolvimento de estratégia empresarial, criação de plano de operações, e análise económico-financeira, com integração num plano de negócio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Screening de necessidades. Desenvolvimento de descrições de necessidades. Fundamentos de estado de doenças. Opções de tratamento. Análise de stakeholders. Análise de mercado. Filtragem de necessidades. 2. Geração de conceitos. Geração de ideias e brainstorming. Screening de conceitos. 3. Fundamentos de propriedade intelectual. Fundamentos de regulação. Estratégia de propriedade intelectual. Estratégia regulatória. Estratégia de investigação e desenvolvimento. Estratégia de marketing e stakeholders. 4. Integração. Estratégia empresarial nas visões concorrencial e baseada nos recursos. Matemática financeira e análise de projetos de investimento. Estratégia de operações e cadeia de abastecimento nas visões baseadas em recursos, processos e competências. Desenvolvimento do modelo de negócio.

Bibliografia Obrigatória

Zenios, Stefanos (Editor), Makower, Josh (Editor), Yock, Paul (Editor), Brinton, Todd J. (Editor), Kumar, Uday N. (Editor); Biodesign: The Process of Innovating Medical Technologies, Cambridge University Press, 2009. ISBN: 0521517427

Bibliografia Complementar

Steve Blank, Bob Dorf; The startup owner.s manual. ISBN: 978-0-9849993-0-9
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Uma sessão semanal de três horas será dedicada à exposição e discussão de conceitos e palestras com peritos. Uma sessão de uma hora será dedicada a sessões de coaching focadas nas combinações tecnologia/problema com que cada equipa desenvolve o seu trabalho.

Com o desenrolar da unidade curricular haverá́ quatro entregas de trabalhos de equipa:

  • Trabalho #1: Apresentação Oral & PowerPoint de Necessidades
  • Trabalho #2: Apresentação Oral & PowerPoint de Conceitos
  • Trabalho #3: Apresentação Oral & PowerPoint Final
  • Trabalho #4: Documento Final de Projeto

A classificação final da unidade curricular será baseada em:

  • Trabalho #1 10%
  • Trabalho #2 10%
  • Trabalho #3 15%
  • Trabalho #4 20%
  • Participação nas Sessões 10%
  • Avaliação da Equipa 10%
  • Registo de Progresso 15%
  • Participação nas Reuniões 10%

A qualidade dos trabalhos e a participação nas sessões de sala, nas sessões de coaching e na evolução do trabalho da equipa será́ avaliada pelos docentes. As avaliações pelos membros da equipa contribuirão para a classificação na vertente do trabalho em equipa.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da inovação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia médica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 50,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas de acordo com a regulamentação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da unidade curricular será baseada em:

  • Trabalho #1 10%
  • Trabalho #2 10%
  • Trabalho #3 15%
  • Trabalho #4 20%
  • Participação nas Sessões 10%
  • Avaliação da Equipa 10%
  • Registo de Progresso 15%
  • Participação nas Reuniões 10%

Provas e trabalhos especiais

Com o desenrolar da unidade curricular haverá́ quatro entregas de trabalhos de equipa:

  • Trabalho #1: Apresentação Oral & PowerPoint de Necessidades
  • Trabalho #2: Apresentação Oral & PowerPoint de Conceitos
  • Trabalho #3: Apresentação Oral & PowerPoint Final
  • Trabalho #4: Documento Final de Projeto

A qualidade dos trabalhos e a participação nas sessões de sala, nas sessões de coaching e na evolução do trabalho da equipa será́ avaliada pelos docentes. As avaliações pelos membros da equipa contribuirão para a classificação na vertente do trabalho em equipa.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

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