Código: | MEB0040 | Sigla: | GIB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Biomédica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEB | 38 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, gerar conceitos de solução apropriados, planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, e integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada.
Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, incluindo desenvolvimento de descrições de necessidades, análise do estado de doenças, mapeamento de opções de tratamento disponíveis, análise dos múltiplos stakeholders afetados por uma necessidade, realização de análises de mercado, e filtragem de necessidades. 2. Gerar conceitos de solução apropriados, incluindo desenvolvimento de soluções criativas para dada necessidade, e seleção de conceitos de solução a desenvolver. 3. Planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, incluindo desenvolvimento dos passos iniciais necessários para obter uma patente, criação de estratégia de propriedade intelectual, e criação de estratégia regulatória. 4. Integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada, incluindo desenvolvimento de estratégia empresarial, criação de plano de operações, e análise económico-financeira, com integração num plano de negócio.
1. Screening de necessidades. Desenvolvimento de descrições de necessidades. Fundamentos de estado de doenças. Opções de tratamento. Análise de stakeholders. Análise de mercado. Filtragem de necessidades. 2. Geração de conceitos. Geração de ideias e brainstorming. Screening de conceitos. 3. Fundamentos de propriedade intelectual. Fundamentos de regulação. Estratégia de propriedade intelectual. Estratégia regulatória. Estratégia de investigação e desenvolvimento. Estratégia de marketing e stakeholders. 4. Integração. Estratégia empresarial nas visões concorrencial e baseada nos recursos. Matemática financeira e análise de projetos de investimento. Estratégia de operações e cadeia de abastecimento nas visões baseadas em recursos, processos e competências. Desenvolvimento do modelo de negócio.
Uma sessão semanal de três horas será dedicada à exposição e discussão de conceitos e palestras com peritos. Uma sessão de uma hora será dedicada a sessões de coaching focadas nas combinações tecnologia/problema com que cada equipa desenvolve o seu trabalho.
Com o desenrolar da unidade curricular haverá́ quatro entregas de trabalhos de equipa:
A classificação final da unidade curricular será baseada em:
A qualidade dos trabalhos e a participação nas sessões de sala, nas sessões de coaching e na evolução do trabalho da equipa será́ avaliada pelos docentes. As avaliações pelos membros da equipa contribuirão para a classificação na vertente do trabalho em equipa.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Prova oral | 50,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Presença nas aulas de acordo com a regulamentação.
A classificação final da unidade curricular será baseada em:
Com o desenrolar da unidade curricular haverá́ quatro entregas de trabalhos de equipa:
A qualidade dos trabalhos e a participação nas sessões de sala, nas sessões de coaching e na evolução do trabalho da equipa será́ avaliada pelos docentes. As avaliações pelos membros da equipa contribuirão para a classificação na vertente do trabalho em equipa.
Não aplicável.
Não aplicável.