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Recuperação de Informação

Código: PRODEI025     Sigla: RI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências e Tecnologia da Programação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 2 Plano de estudos Oficial 1 - 6 28 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Enquadramento:

 A Recuperação de Informação (RI) trata os métodos automáticos para obter respostas a perguntas sobre grandes colecções de documentos. As respostas podem tomar formas diversas, de listas de documentos a sumários dos mesmos, de elementos em documentos XML a entidades existentes nos documentos. Nalgumas áreas da recuperação de informação existem já ferramentas cujo uso se generalizou e que são a base do acesso à informação em linha; é o caso dos motores de busca na web.

Objetivos específicos:

 -Motivar os estudantes para a variedade de tarefas de recuperação de informação e as suas múltiplas aplicações;

-Familiarizar os estudantes com os conceitos principais em RI e com os modelos e técnicas usados;

-Explorar as ferramentas existentes para a construção de sistemas de recuperação de informação e aplicá-las a conjuntos de dados de um domínio. 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a desenvolver:

-Análise do conteúdo de documentos e extracção de dados que os caracterizem;

-Investigação, síntese e apresentação de trabalhos da literatura;

-Uso de ferramentas computacionais apropriadas às tarefas a realizar;

-Planeamento de experiências para testar soluções.

Resultados de Aprendizagem:

Ao completar a unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

-Apresentar definições dos principais conceitos em recuperação de informação;

-Descrever as características e princípios subjacentes aos modelos clássicos de recuperação de informação;

-Identificar os componentes de um sistema de recuperação de informação e explicar as funções que desempenham;

-Usar as bibliotecas de software existentes e desenvolver ferramentas para realizar tarefas de recuperação de informação;

-Enunciar os principais desafios e problemas em aberto na RI.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Competências de programação para o desenvolvimento de aplicações.

Programa

-Recuperação de informação: tarefas, metodologias, problemas em aberto.

-Indexação de documentos: vocabulários, listas de ocorrências, construção de índices.

-Modelos de Recuperação: Booleano, vectorial, probabilístico. -Avaliação em recuperação de investigação.

-Recuperação de informação na web. "Crawling" e indexação.

-Análise de ligações e seu uso na ordenação de resultados.

Bibliografia Obrigatória

Manning, Christopher D.; Introduction to information retrieval. ISBN: 978-0-521-86571-5

Bibliografia Complementar

Jones, Karen Sparck 340; Readings in Information Retrieval. ISBN: 1-55860-454-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada estudante define e realiza um projecto ao longo do semestre. Os temas dos projectos são propostos pelos estudantes e validados. A discussão das matérias do programa é feita com base numa lista de leituras, das quais algumas são seleccionadas para apresentação em aulas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 12,00
Estudo autónomo 60,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de projecto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação dos trabalhos propostos e dos resultados dos projetos.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica. Todos os alunos realizam os trabalhos na época a isso destinada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica. Todos os estudantes realizam os trabalhos na época a isso destinada.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação requer a realização de novo projecto, na edição seguinte da unidade curricular.

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