Código: | L.EIC011 | Sigla: | AED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 357 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Ana Paula Cunha da Rocha | Regente |
Pedro Manuel Pinto Ribeiro | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 2 | 4,00 |
Ana Paula Cunha da Rocha | 2,00 | ||
Pedro Manuel Pinto Ribeiro | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 15 | 30,00 |
Rosaldo José Fernandes Rossetti | 6,00 | ||
Ana Paula Cunha da Rocha | 4,00 | ||
Luciano Polónia Gonçalves Grácio | 4,00 | ||
António Jesus Monteiro de Castro | 4,00 | ||
António Manuel Ribeiro Pereira da Costa | 4,00 | ||
Pedro Manuel Pinto Ribeiro | 2,00 | ||
Vanessa Alexandra Freitas da Silva | 2,00 | ||
Filipa Marília Monteiro Ramos | 4,00 |
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter competência para: modelar problemas recorrendo ao paradigma da orientação por objetos; resolver problemas fazendo uso de tipos de dados abstratos e estruturas de dados simples lineares e não lineares.
O estudante deve possuir conhecimentos básicos de programação e linguagem C++.
Conceitos e técnicas básicas: complexidade temporal e espacial de algoritmos; tipos abstratos de dados; análise da correção de algoritmos.
Algoritmos de pesquisa e ordenação em arrays.
Estruturas de dados lineares e sua implementação: pilhas, filas e listas.
Estruturas de dados hierárquicos e sua implementação: árvores binárias; árvores binárias de pesquisa; árvores binárias equilibradas. Aplicações
Tabelas de dispersão e algoritmos de manipulação.
Filas de prioridade e heaps binários
Algoritmos básicos em grafos: tipos de grafos; representação; pesquisa em largura e em profundidade. Aplicações: ordenação topológica; ciclos; conetividade
As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão.
Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de programação em C++, sendo os exercícios focados em temas tratados nas aulas teóricas. As resoluções são geralmente efetuadas em grupos de estudantes, sendo fomentada a discussão sobre as propostas de solução que vão sendo apresentadas.
A avaliação é realizada ao longo do semestre, em datas previamente anunciadas, onde os estudantes são continuamente avaliados a nível teórico e prático, a nível individual e de grupo. Ao longo do semestre são realizados três pontos de avaliação individual, que incluem questões de índole teórica e realização de exercícios individuais em computador. Ao longo do semestre são também propostos dois projetos de programação a realizar em grupo, fomentando assim a capacidade de trabalho em equipa. O desenvolvimento destes projetos é feito essencialmente fora das aulas, com apanhamento regular.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 60,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 8,00 |
Total: | 160,00 |
Condições para obtenção de frequência: não exceder o limite de faltas estabelecido nas normas gerais (25% do número de aulas práticas e teórico-práticas previstas)
A avaliação em Época Especial inclui duas componentes (CE e CT):
- uma parte prática de programação usando testes unitários (CEP)
- uma parte teórica (CET)
Classificação final = CE*0,6 + CT*0,4.
Para aprovação na disciplina, o estudante deve obter uma classificação mínima de 40% em qualquer das componentes CEP, CET e CT.
Os estudantes inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas:
A classificação da componentes de trabalho prático, CG, só pode ser melhorada por frequência da unidade curricular no ano letivo seguinte.