Código: | L.EMAT013 | Sigla: | DE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência e Tecnologia de Materiais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EMAT | 43 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
O conhecimento e a compreensão dos Diagramas de Equilíbrio de fases são essenciais para a Engenharia de Materiais uma vez que as propriedades de um material são determinadas pela sua microestrutura que, por sua vez, é controlada pelo percurso térmico da liga. Os Diagramas de Equilíbrio de fases são a fundação para a realização da investigação básica em materiais, em áreas tão diferentes como a solidificação, crescimento de cristais, ligações, reações no estado sólido, transformações de fase, oxidação, etc. Por outro lado, os diagramas de equilíbrio de fases são também um roteiro para o design de materiais e otimização do seu processamento, servindo como ponto de partida para a manipulação das variáveis do processamento no sentido de alcançar a microestrutura pretendida.
O objetivo desta unidade curricular é permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos necessários à interpretação dos diagramas de equilíbrio de fases, compreender as transformações de fases e interpretar a evolução microestrutural das ligas. Apesar da maioria dos diagramas se referirem ao estado e microestruturas de equilíbrio, também são úteis para a compreensão das estruturas fora de equilíbrio, frequentemente mais interessantes que as de equilíbrio devido às propriedades alcançadas. Os materiais de interesse estendem-se dos monocomponentes aos multicomponentes. Embora muitos dos sistemas industriais de interesse possam ser adequadamente representados por diagramas de equilíbrio binários, diagramas ternários ou de ordem superior são frequentemente necessários para a compreensão de sistemas mais complexos, tais como algumas ligas industriais, escórias ou materiais cerâmicos.
Esta unidade curricular permitirá aos estudantes:
1) compreender as bases científicas dos diagramas de equilíbrio de fases;
2) conhecer as relações entre a composição química, a temperatura e a composição fásica, sendo capazes de aplicá-las aos mais variados sistemas;
3) possuir os conhecimentos básicos sobre a formação das microestruturas e da sua influência sobre as propriedades dos materiais;
4) usar os diagramas de equilíbrio de fases como ponto de partida para o estabelecimento da evolução microestrutural dos materiais com a variação da temperatura.
São pré-requisitos da unidade curricular conhecimentos de Química I e II, e Engenharia de Materiais I e II.
Introdução
- A regra das fases de Gibbs.
Diagramas de equilíbrio unários
- Alotropia.
Diagramas de equilíbrio binários
- Sistemas isomorfos;
- Regra da alavanca;
- Reações invariantes (eutética, eutectoide, monotética, peritética, metatética, peritectoide e sintética);
- Transformações congruentes;
- Diagramas de equilíbrio binários complexos.
Diagramas de equilíbrio ternários
- O modelo espacial ternário;
- Linhas e triângulos conjugados;
- Sistemas isomorfos;
- Reações monovariantes (eutética e peritética);
- Reações invariantes (eutética, quase-peritética e peritética);
- Fases intermédias (fusão congruente e incongruente);
- Imiscibilidade no estado líquido;
- Diagramas de equilíbrio ternários complexos.
Modelização termodinâmica
- Conceitos base;
- Principais métodos computacionais.
Aulas de exposição, seguidas da apresentação e discussão de exemplos práticos que permitam uma melhor compreensão dos conceitos lecionados.
Apresentação e resolução de problemas-tipo; colocação de problemas e questões que os estudantes procuram resolver em pequenos grupos. O docente acompanha a resolução, esclarecendo as dúvidas que vão surgindo de forma a desenvolver as competências dos estudantes na resolução de problemas de Engenharia.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Em unidades curriculares sem componente laboratorial, este conceito não se aplica.
A classificação final terá por base o resultado obtido no exame, sem consulta, que terá lugar no final do semestre.
Não aplicável
Não aplicável
A avaliação de casos especiais compreende a realização de um exame escrito sem consulta.
A melhoria da classificação pressupõe a inscrição na época de recurso.