Código: | L.BIO004 | Sigla: | FFIS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Base (Matemática, Física, Química, Biologia) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.BIO | 115 | Plano Oficial do ano letivo | 1 | - | 6 | 65 | 162 |
São objetivos desta unidade curricular que os estudantes:
- adquiram conhecimentos fundamentais de física geral, em particular de ótica geométrica (teoria paraxial) e de mecânica clássica newtoniana, incluindo o movimento harmónico simples (MHS) e alguns conceitos sobre ondas;
- desenvolvam o raciocínio e adquiram competências na resolução autónoma e crítica de problemas;
- adquiram uma disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre;
- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.
O estudante deve ser capaz de: - usar corretamente as leis que regem os fenómenos estudados; - usar vocabulário técnico apropriado para explicar os conceitos e os fenómenos estudados, bem como descrever algumas das suas aplicações práticas; - ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordens de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite. As competências que são objeto do processo de avaliação são : - uso correto das leis que regem os fenómenos estudados; - atitude critica perante os resultados finais obtidos.
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
- usar corretamente as leis que regem os fenómenos estudados;
- usar vocabulário técnico apropriado para explicar os conceitos e os fenómenos estudados, bem como descrever algumas das suas aplicações práticas;
- ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordens de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.
As competências que são objeto do processo de avaliação (teste de avaliação distribuída e exame final) são as seguintes:
- uso correto das leis que regem os fenómenos estudados.
- atitude critica perante os resultados finais obtidos.
► alguns conhecimentos sobre vetores (por exemplo, que sabem somar vetores e calcular o produto escalar ou interno de dois vetores) e cálculo elementar (isto é, que sabem derivar funções simples).
Em três (3) das aulas PL os estudantes realizarão no Laboratório de Física trabalho prático de laboratório – três (3) trabalhos experimentais.
- É incentivada uma forte participação por parte dos estudantes na resolução dos problemas e na apresentação de dúvidas suscitadas pelos mesmos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 92,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 162,00 |
► Para poder obter aprovação à unidade curricular na ÉPOCA NORMAL, um estudante:
- não deve ter excedido o número limite de faltas às aulas práticas (25 % do número de aulas previstas);
- deve ter realizado os dois (2) testes;
- deve ter realizado os três (3) trabalhos práticos de laboratório;
- Cada uma das componentes da avaliação tem uma classificação mínima sem a qual o estudante, independentemente da classificação final obtida, não é aprovado. Essa classificação mínima de cada componente é:
■ TPL > 50% de 6 valores = 3,0 valores
■ T1 > 30% de 7 valores = 2,1 valores
■ T2 > 30% de 7 valores = 2,1 valores
► Para poder comparecer ao exame da época de RECURSO, um estudante:
- não deve ter excedido o número limite de faltas às aulas práticas (25 % do número de aulas previstas);
- deve ter realizado os três (3) trabalhos práticos de laboratório, obtendo uma classificação igual ou superior a 3,0 valores (em 6);
NOTA: considera-se como sendo doze (12) o número de aulas práticas, o que faz com que o número máximo de faltas permitidas seja de três (3).
■ Os estudantes TE e TI:
- estão dispensados de frequência às aulas TP ou PL, exceto aquelas três (3) em que houver lugar à realização de trabalhos práticos de laboratório (TPL). Para o efeito, DEVEM INSCREVER-SE NUMA TURMA PL . Devem também submeter-se aos 2 TESTES presenciais obrigatórios.
■ Os estudantes Dirigentes Associativos, Atletas de Alta Competição,...:
- DEVEM INSCREVER-SE NUMA TURMA PL e submeter-se aos 2 TESTES presenciais e realizar os 3 trabalhos práticos de laboratório obrigatórios que decorrem no presente semestre letivo.
AVALIAÇÃO:
CF = 1º T + 2º T + TPL
CF (0 - 20 valores) – Classificação Final
1º T (0 - 7 valores) – 1º teste
TPL (0 – 6 valores) – Trabalho prático laboratorial: realização de 3 trabalhos laboratoriais
2º T (0 - 7 valores) – 2º teste
NOTA: Os TESTES têm um valor correspondente a 70% da classificação final (no máximo 14 valores), contribuindo os TRABALHOS PRÁTICOS LABORATORIAIS com os restantes 30% (no máximo 6 valores).
- OS DOIS (2) TESTES SÃO DE REALIZAÇÃO OBRIGATÓRIA
- É OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DOS TRÊS (3) TRABALHOS PRÁTICOS DE LABORATÓRIO
- Cada uma das componentes da avaliação tem uma classificação mínima sem a qual o estudante, independentemente da classificação final obtida, não é aprovado. Essa classificação mínima de cada componente é:
■ TPL > 50% de 6 valores = 3,0 valores
■ T1 > 30% de 7 valores = 2,1 valores
■ T2 > 30% de 7 valores = 2,1 valores
A classificação obtida no exame de época especial é a atribuída ao estudante.
► Melhoria de Classificação Final: Através de exame da Época de Recurso. A classificação final será calculada do seguinte modo:
CF = MAX (CFN, RAD, R)
onde:
- CFN é a classificação final (1ºT+2ºT+TPL) da 1ª época de exames,
- RAD é a classificação da época de recurso, incluindo a componente TPL:
RAD=0,7×R+0,3×TPL
- R é apenas a classificação final obtida no exame realizado na época de Recurso (de 0 a 20 valores).
- Para além dos tempos letivos, estima-se que os estudantes dediquem ao estudo da unidade curricular "Fundamentos de Física" um período de tempo que se deve situar entre 5 a 8 horas semanais.
- O atendimento aos estudantes é realizado mediante combinação direta entre os estudantes interessados e os docentes.
- Nos três (3) testes e no exame de recurso poderá ser utilizado um formulário que será atempadamente fornecido (colocado em "conteúdos").
- É permitida a utilização de máquinas de calcular simples.
► Informação sobre a unidade curricular será colocada em:
- SIGARRA:
- página da unidade curricular “Fundamentos de Física”:
- “CONTEÚDOS”
- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão a exame.
♦ As aulas de tipo PL (práticas/laboratoriais) têm marcação de faltas;
♦ Nas aulas de tipo TP (teórico-práticas) não haverá controlo de presenças.