Código: | MM0043 | Sigla: | FC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes visuais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MM | 20 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
2 |
— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).
No final desta Unidade Curricular espera-se que os estudantes obtenham as seguintes competências:
— Analisar a imagem para além da sua representação;
— Investigar e validar a imagem como unidade contemporânea de literacia;
— Reconhecer a importância da imagem a nível académico, cultural e profissional;
— Compreender a importância das narrativas visuais em torno de projectos contemporâneos;
— Identificar e definir problemas de comunicação que os incentivem a interferir na sociedade contemporânea;
— Procurar soluções visuais, fotográficas e cinematográficas, a partir de metodologias menos óbvias;
— Combinar interesses pessoais com áreas científicas de natureza artística;
— Reconhecer a importância da imagem a nível social, cultural e profissional.
— Conhecer o funcionamento das máquinas fotográficas (profundidade de campo e velocidade de obturação);
— História da fotografia;
— O tempo no registo fotográfico (acelerar e desacelerar);
— A fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Sequências: noções de série e de narrativa fotográfica;
— Contaminações entre imagem fixa e imagem em movimento (contexto artístico);
— O tempo no registo cinematográfico (acelerar e desacelerar).
As aulas decorrerão em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica; o segundo, a um modelo de caráter mais prático.
Apresentação teórica: Compreender a importância das relações entre imagens. Apresentação, análise e discussão de projetos fotográficos organizados em séries narrativas e temáticas. Criação de um repertório visual a partir de procedimentos tecnológicos relacionados com a preparação, formatação e produção de uma narrativa visual.
Componente prática: saber utilizar corretamente todos os itens do programa a partir da realização dois projetos apresentados no decurso do semestre. Projeto 01: Imagem fixa e Projeto 02: Imagem em movimento.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 40,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Total: | 100,00 |
— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.
Projecto 01 — 20%
Prazo de entregra do Projecto 01 — 5%
Projecto 02 — 20%
Prazo de entregra do Projecto 02 — 5%
Acompanhamento de Projectos — 20%
Assiduidade, Participação e Apresentação — 10%
Curiosidade Científica — 10%
Domínio Tecnológico — 10%
Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados.
Os estudantes que não frequentem pelo menos 65% das aulas lecionadas não serão avaliados.