Tecnologias e Conceção Construtiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitectura e Urbanismo |
OFICIAL |
Construção Civil e Engenharia Civil |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MPRINCE |
8 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
4,5 |
42 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: De acordo com a composição da turma / According to the class composition
Objetivos
Conhecimento: Descrever os princípios de análise, seleção e conceção com vista à pormenorização de elementos não estruturais da envolvente dos edifícios. Compreensão: Entender o comportamento, desempenho e funcionamento de elementos não estruturais da envolvente dos edifícios. Interpretar e aplicar a documentação técnica. Aplicação: Desenvolver as soluções e apresentar peças desenhadas. Avaliação: Criticar as soluções encontradas. Escolher soluções adequadas com o melhor desempenho. Investigação: Incutir o interesse pela descoberta do conhecimento, trabalhando em problemas sem solução única. Estimulação do espírito crítico e da criatividade, buscando o melhoramento das soluções encontradas. Projeto: Conceção de elementos não estruturais da envolvente dos edifícios.
Prática: Desenvolver soluções que sejam adequadas e exequíveis. Apresentação das soluções em desenhos à escala, e com todas as indicações necessárias para uma correta execução em obra.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Regulamento Produtos da Construção (IPQ) 305/2011, Exigências/Desempenho, Documentação Técnica: Sistemas Inovadores e Materiais (homologação e pormenorização construtiva). Fachadas opacas: tradicionais, inovadoras leves e ventiladas. Análise de diferentes soluções e seleção exigêncial de isolamentos térmicos (ISOLE). Soluções de revestimento de fachada. Envidraçados: janelas, vidros, caixilho e respetivas propriedades. Ensaios em janelas: estanquidade à água, permeabilidade ao ar e pressão do vento. Soluções de coberturas inclinadas e planas (tradicionais e invertidas). Análise de diferentes sistemas de impermeabilização: membranas betuminosas, PVC e líquidas/projeção. Sistemas de revestimento de coberturas inclinadas com painéis “sandwich” metálicos. Ecoconstrução.
Soluções de pavimentos. Seleção exigêncial de revestimentos de pavimentos (UPEC). Pormenorização construtiva dos vários elementos não estruturais da envolvente dos edifícios.
Bibliografia Obrigatória
-;
Regulamento Produtos da Construção (IPQ) 305/2011
-;
Manual de alvenaria de tijolo; A. V. Serra e Sousa, J. A. R. Mendes da Silva, CTCV, FCTUC, APICER, 2000
-;
DTU 20.1 - Parois et murs en maçonnerie de petits éléments, CSTB, 2005
-;
NIT 001 Metodologia para a definição exigencial de isolantes térmicos; Vasco Peixoto de Freitas, Manuel Pinto, LFCFEUP, Porto, 1997
-;
ITE 29 – Classificação funcional dos revestimentos de piso e dos locais; Jorge Martins do Nascimento, LNEC, 1991
-;
DTU 43.1 – Travaux d’étanchéité des toituresterrasses avec éléments porteurs en maçonnerie, CSTB, 2010
-;
ITE 34 – Revestimentos de impermeabilização de coberturas em terraço; Jorge M. Grandão Lopes, LNEC, 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As três horas semanais previstas dividirse-ão em uma aula teórica, com uma duração de 60 minutos, mais expositiva durante a qual se fará a explicação das regras, conceitos e parâmetros, e uma aula teóricoprática, com a duração de 120 minutos, com um carácter aplicado e durante a qual serão discutidos os assuntos abordados, resolvidos exercícios e executados trabalhos.
A avaliação será distribuída, sem exame final, resultando da classificação de 10 trabalhos práticos com peso de 10% cada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
-
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será distribuída, sem exame final, resultando da classificação de 10 trabalhos práticos com peso de 10% cada.
Caso o estudante pretenda, pode melhorar até 3 dos trabalhos com pior classificação, com data de entrega a definir pelos docentes
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação resulta da classificação de 10 trabalhos práticos com peso de 10% cada, com data de entrega a definir pelos docentes.
Melhoria de classificação
Caso o estudante pretenda, pode melhorar até 3 dos trabalhos com pior classificação, com data de entrega a definir pelos docentes