Código: | M.EIC033 | Sigla: | CHE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos e Redes |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EIC | 6 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 39 | 162 |
Esta unidade curricular abrange todos os estágios do projeto de aplicações para sistemas heterogéneos (plataformas heterogéneas de múltiplos núcleos/processadores, GPGPUs e/ou aceleradores baseados em FPGA). Além do componente de exposição de exemplos e casos de uso, uma componente importante para a aquisição de conhecimento é a execução de um projeto por grupos de estudantes.
A exposição dos tópicos e sua prática contribuem decisivamente para permitir que os estudantes alunos se familiarizem com o conjunto de conhecimentos relativos a sistemas heterogéneos.
O conteúdo abordado no plano de estudos contribuirá fortemente para as competências descritas.
M1. Introdução às plataformas de computação heterogéneas.
M2. Computação embarcada de alto desempenho: arquiteturas alvo; aceleradores de hardware; modelos de desempenho, potência e energia; transformações e ajustes para arquiteturas heterogéneas.
M3. O ciclo de projeto e desenvolvimento.
M4. Análise e instrumentação do código fonte: métricas de complexidade do código fonte; criação de perfis de código de aplicação ao nível de fonte; métricas par “loop tracing”.
M5. Transformações e otimizações do código fonte: transformações básicas; transformações par ciclos; transformações baseadas em funções; particionamento.
M6. Otimizações de compilador: especialização de código; otimizações de tempo de execução.
M7. “Retargeting” de código: diretivas do compilador e “pragmas”; mapeamento para sistemas com vários núcleos, GPU e FPGA.
M8 Tópicos avançados: adaptação em tempo de execução; Auto-ajuste de desempenho / energia; exploração do espaço de projeto.
Aulas teóricas: exposição dos assuntos, acompanhada por exemplos e pela apresentação de pistas para resolução dos problemas das aulas práticas e do trabalho prático. Aulas teórico-práticas: resolução de problemas e discussão de questões relacionadas com o trabalho prático.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho laboratorial | 75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 162,00 |
Condições de Frequência: a) Trabalho prático com aproveitamento igual ou superior a 50%
Não ultrapassar limite máximo (3) de faltas nas aulas TP
Cálculo da Classificação FInal:
Condições de aprovação: