Código: | M.EIC005 | Sigla: | SGI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Interação e Multimédia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EIC | 18 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
ENQUADRAMENTO
Esta unidade curricular pressupõe alguns conhecimentos de Computação Gráfica, nomeadamente na sua vertente 3D. Possui um caráter prático, com desenvolvimento de aplicações interativas baseando-se em tecnologia de larga utilização e, dentro do possível, multiplataforma.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esta unidade curricular possui os seguintes objetivos:
Pretende-se dotar os estudantes de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção).
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica: 30%
Componente tecnológica: 70%
Uma vez concluída a unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
É necessário o conhecimento prévio de matéria relacionadas com Computação Gráfica 3D, nomeadamente: Malhas Poligonais, Curvas e Superfícies Paramétricas, Transformações Geométricas, Iluminação Local, Sombreamento, Texturas.
Nota: no contexto da unidade curricular poderáo ser lecionados, de forma resumida, alguns destes tópicos.
Aulas teóricas:
Aulas práticas:
Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 45,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 65,00 |
Total: | 162,00 |
Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos três trabalhos que devem ser submetidos para avaliação.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem contactar os docentes das turmas práticas e, com periodicidade a combinar com os mesmos, desde o início do semestre, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários, e realizar as provas práticas de avaliação individual que vierem a ser previstas.
Av. Contínua 20% (avaliação individual, efectuada pelos docentes durante as aulas práticas)
Av. Trabalhos 80% (critérios a definir em cada trabalho)
Cálculo:
CF = 20% AC + 80% AT
AT = 20% T1 + 40% T2 + 40% T3
Legenda:
CF: Classificação Final
AC: Avaliação Contínua/Frequência nas aulas
AT: Classificação obtida em Trabalhos
T1: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 1
T2: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 2
T3: Classificação global obtida pelo estudante no trabalho 3
Nota: as classificações T1, T2 e T3 poderão ser diferentes para cada estudante do mesmo grupo.
Datas principais (publicação prosória, sujeita a alteração):
Trabalho 1
Data de entrega do trabalho: (tbd)
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de (tbd)
Prova de avaliação individual: (não aplicável)
Trabalho 2
Data de entrega ficheiro de cena: (tbd)
Data de entrega do trabalho: (tbd)
Avaliação em aulas práticas: aulas prát., semana de (tbd)
Prova de avaliação individual: (não aplicável)
Trabalho 3
Data de entrega: (tbd)
Avaliação em aulas práticas: semana de (tbd)
Prova de avaliação individual: (não aplicável)
Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser ignorada, com o consequente aumento da avaliação de trabalhos AT para 100%, devendo os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.
Em exames de época especial será enunciado um trabalho prático (duração a definir) que visite e avalie competências que foram avaliadas nos três trabalhos práticos.
Realização de trabalhos alternativos na ocorrência seguinte da unidade curricular.
Todos os trabalhos realizados serão alvo de uma avaliação de grupo em ambiente de aula prática, com a presença obrigatória dos membros do grupo; a avaliação integra uma discussão com o docente.
A avaliação do terceiro trabalho ocorrerá já no período de exames, em datas a anunciar pelos docentes.