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Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica

Código: PRODEC018     Sigla: DEES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Civil - Estruturas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas e Geotecnia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEC 1 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas de base da Dinâmica de Estruturas e o potencial da sua aplicação em Engenharia de Estruturas.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de formulações teóricas e capacidade para o desenvolvimento e utilização de software de aplicação para análise da resposta de estruturas a diversos tipos de acções dinâmicas (sismos, vento, cargas de tráfego).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Análise determinística da resposta dinâmica de osciladores lineares de 1 e de N graus de liberdade em vibração livre e em vibração forçada. Análise baseada no Integral de Duhamel e em Séries de Fourier. O Método da Sobreposição Modal. Integração Directa das equações de equilíbrio. Formulação em espaço de estado. Modelação de acções dinâmicas (sismos, vento, cargas de tráfego, acção de peões) e aplicação à análise da resposta de estruturas. Conceitos básicos de Teoria de Processos Estocásticos. Análise estocástica da resposta dinâmica de osciladores lineares sujeitos a excitações aleatórias estacionárias. Aplicações.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A apresentação sistematizada das principais formulações analíticas, ilustrada com pequenos exemplos de aplicação, possibilita um correcto domínio dos métodos e da sua forma de implementação prática.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Chopra, A. (2001); “Dynamics of Structures. Theory and applications to Earthquake Engineering, Prentice Hall.
Clough, R.W. & Penzien, J. (1993); “Dynamics of structures”, McGraw Hill.
Paz, M. (2001); “Structural Dynamics. Theory and computations”, Kluwer Academic Publishers.
Cunha, A. (1990); “Dinâmica Estrutural Estocástica. Aplicações à Engenharia Sísmica”, Tese de Doutoramento, FEUP.
Bachmann, H. (1997); “Vibration Problems in Structures: Practical guidelines”, Birkhauser.
Simiu, E. & Scanlan, R.H. (1996); “Wind Effects on Structures: Fundamental and applications to design”, John Wiley & Sons.
Alves, R. (2008); “Comportamento dinâmico de pontes sob a acção pedonal”, Tese de Mestrado, FEUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho e se necessário a realização de um exame

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Total: 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

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