| Código: | PRODEC018 | Sigla: | DEES |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Civil - Estruturas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Secção de Estruturas e Geotecnia |
| Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Engenharia Civil |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| PRODEC | 1 | Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas de base da Dinâmica de Estruturas e o potencial da sua aplicação em Engenharia de Estruturas.
Domínio de formulações teóricas e capacidade para o desenvolvimento e utilização de software de aplicação para análise da resposta de estruturas a diversos tipos de acções dinâmicas (sismos, vento, cargas de tráfego).
Análise determinística da resposta dinâmica de osciladores lineares de 1 e de N graus de liberdade em vibração livre e em vibração forçada. Análise baseada no Integral de Duhamel e em Séries de Fourier. O Método da Sobreposição Modal. Integração Directa das equações de equilíbrio. Formulação em espaço de estado. Modelação de acções dinâmicas (sismos, vento, cargas de tráfego, acção de peões) e aplicação à análise da resposta de estruturas. Conceitos básicos de Teoria de Processos Estocásticos. Análise estocástica da resposta dinâmica de osciladores lineares sujeitos a excitações aleatórias estacionárias. Aplicações.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A apresentação sistematizada das principais formulações analíticas, ilustrada com pequenos exemplos de aplicação, possibilita um correcto domínio dos métodos e da sua forma de implementação prática.
O ensino envolve sessões de apresentação das matérias e sessões de discussão, sendo a avaliação efectuada através da realização de um trabalho e se necessário a realização de um exame
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A realização de um trabalho e a discussão das matérias permite uma eficiente aprendizagem neste nível de ensino
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
.