Código: | L.EIC030 | Sigla: | PI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://bit.ly/LEIC_PI |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 195 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 13 | 162 |
Esta unidade curricular pretende expõr os estudantes a um projeto de Engenharia Informática, de domínio e escala reais.
A metodologia de ensino com base num projeto permite que os estudantes, não só adquiram e pratiquem os conceitos abordados num ambiente real, mas igualmente desenvolvam o espirito de colaboração, cooperação e trabalho em equipa. O acompanhamento semanal da evolução dos projetos, quer presencial, quer através das ferramentas utilizadas para o efeito, permite uma aferição efetiva da evolução dos conhecimentos e competências adquiridas.
Através da metodologia de ensino baseado em projetos, é possível não só aplicar os conceitos já adquiridos, como também aprofundá-los através da prática e integração dos mesmos, com um acompanhamento e monitorização regulares por parte dos docentes.
Desta forma, adota-se uma filosofia pedagógica de "aprender, fazendo" que estimula a interiorização dos conhecimentos e expõe os estudantes aos problemas reais que surgem durante um projeto de engenharia informática. Através da demonstração pública dos resultados dos projetos, os estudantes são igualmente estimulados ao conceito de "produto" de software, apelando a uma componente inovadora e viabilizadora da possível atração de investidores interessados num produto real.
No caso de um estágio em ambiente industrial ou de um projeto I&D multidisciplinar, será garantido pelo corpo docente que o estudante será integrado num ambiente de trabalho que permita a persecução dos objetivos de aprendizagem.
(A) Aplicar um processo de Engenharia de Software ao desenvolvimento completo de um sistema de software real, ao longo do semestre, abrangendo a especificação de requisitos, arquitetura, implementação, integração, teste, documentação e demonstração.
(B) Consolidação de conhecimentos fundamentais e experiência sobre a aplicação de algoritmos, técnicas e práticas de desenvolvimento de software, em contextos específicos de domínio de aplicação.
(C) Utilizar e adequar ferramentas de desenvolvimento de software que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida.
(D) Desenvolver trabalho colaborativo, integrando outros intervenientes de projeto em decisões de desenho e planeamento e delegar, negociar e rever estas decisões em grupo.
(E) Adquirir um elevado grau de autonomia e autodisciplina, assim como competências adequadas de comunicação.
Nesta UC, em paralelo com as restantes UCs do semestre, os estudantes, organizados em equipas de média dimensão (4 a 8 estudantes), devem realizar um projeto de engenharia informática com impacto social, para resolução de um problema real, com base em propostas oriundas preferencialmente de organizações externas à FEUP (empresas, instituições, organismos de solidariedade social, etc.), envolvendo deslocação ao exterior para contato com proponentes e utilizadores finais. No final do semestre, é organizado um evento (feira) de exposição pública dos resultados alcançados. Durante todo o decorrer do projeto, os estudantes serão acompanhados por um docente que orientará a equipa na persecução dos objetivos de aprendizagem.
Em alternativa, sob proposta do estudante, e mediante autorização do diretor do ciclo de estudos, os estudantes poderão realizar um estágio em ambiente empresarial ou numa unidade de I&D, sob tutoria de um docente, ou um projeto multidisciplinar, orientado por um docente da FEUP.
No caso da modalidade de projeto em equipa, os estudantes terão um horário em comum com um conjunto de salas reservadas para o desenvolvimento do projeto em conjunto, e interação com o docente orientador.
Estes espaços servirão para o acompanhamento e desenvolvimento do projeto, através do uso dos sistemas, linguagens e ferramentas escolhidos para a implementação da solução.
No caso de um estágio em ambiente industrial, ou de um projeto I&D multidisciplinar, será da responsabilidade do tutor/orientador, definir as componentes avaliativas, adequando-as ao contexto, dimensão e complexidade do trabalho.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 16,00 |
Trabalho laboratorial | 146,00 |
Total: | 162,00 |