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Projeto Integrador

Código: L.EIC030     Sigla: PI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Informática e Computação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://bit.ly/LEIC_PI
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EIC 195 Plano Oficial 3 - 6 13 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-05-09.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende expõr os estudantes a um projeto de Engenharia Informática, de domínio e escala reais. 

A metodologia de ensino com base num projeto permite que os estudantes, não só adquiram e pratiquem os conceitos abordados num ambiente real, mas igualmente desenvolvam o espirito de colaboração, cooperação e trabalho em equipa. O acompanhamento semanal da evolução dos projetos, quer presencial, quer através das ferramentas utilizadas para o efeito, permite uma aferição efetiva da evolução dos conhecimentos e competências adquiridas.

Através da metodologia de ensino baseado em projetos, é possível não só aplicar os conceitos já adquiridos, como também aprofundá-los através da prática e integração dos mesmos, com um acompanhamento e monitorização regulares por parte dos docentes.

Desta forma, adota-se uma filosofia pedagógica de "aprender, fazendo" que estimula a interiorização dos conhecimentos e expõe os estudantes aos problemas reais que surgem durante um projeto de engenharia informática. Através da demonstração pública dos resultados dos projetos, os estudantes são igualmente estimulados ao conceito de "produto" de software, apelando a uma componente inovadora e viabilizadora da possível atração de investidores interessados num produto real. 

No caso de um estágio em ambiente industrial ou de um projeto I&D multidisciplinar, será garantido pelo corpo docente que o estudante será integrado num ambiente de trabalho que permita a persecução dos objetivos de aprendizagem.

Resultados de aprendizagem e competências

(A) Aplicar um processo de Engenharia de Software ao desenvolvimento completo de um sistema de software real, ao longo do semestre, abrangendo a especificação de requisitos, arquitetura, implementação, integração, teste, documentação e demonstração. 

(B) Consolidação de conhecimentos fundamentais e experiência sobre a aplicação de algoritmos, técnicas e práticas de desenvolvimento de software, em contextos específicos de domínio de aplicação.

(C) Utilizar e adequar ferramentas de desenvolvimento de software que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida.

(D) Desenvolver trabalho colaborativo, integrando outros intervenientes de projeto em decisões de desenho e planeamento e delegar, negociar e rever estas decisões em grupo.

(E) Adquirir um elevado grau de autonomia e autodisciplina, assim como competências adequadas de comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nesta UC, em paralelo com as restantes UCs do semestre, os estudantes, organizados em equipas de média dimensão (4 a 8 estudantes), devem realizar um projeto de engenharia informática com impacto social, para resolução de um problema real, com base em propostas oriundas preferencialmente de organizações externas à FEUP (empresas, instituições, organismos de solidariedade social, etc.), envolvendo deslocação ao exterior para contato com proponentes e utilizadores finais. No final do semestre, é organizado um evento (feira) de exposição pública dos resultados alcançados. Durante todo o decorrer do projeto, os estudantes serão acompanhados por um docente que orientará a equipa na persecução dos objetivos de aprendizagem. 

Em alternativa, sob proposta do estudante, e mediante autorização do diretor do ciclo de estudos, os estudantes poderão realizar um estágio em ambiente empresarial ou numa unidade de I&D, sob tutoria de um docente, ou um projeto multidisciplinar, orientado por um docente da FEUP.

Bibliografia Obrigatória

Ken Schwaber; Agile software development with Scrum. ISBN: 0-13-067634-9

Bibliografia Complementar

Kent Beck; Extreme programming explained. ISBN: 978-0-321-27865-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No caso da modalidade de projeto em equipa, os estudantes terão um horário em comum com um conjunto de salas reservadas para o desenvolvimento do projeto em conjunto, e interação com o docente orientador.

Estes espaços servirão para o acompanhamento e desenvolvimento do projeto, através do uso dos sistemas, linguagens e ferramentas escolhidos para a implementação da solução.

No caso de um estágio em ambiente industrial, ou de um projeto I&D multidisciplinar, será da responsabilidade do tutor/orientador, definir as componentes avaliativas, adequando-as ao contexto, dimensão e complexidade do trabalho.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 16,00
Trabalho laboratorial 146,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência à UC implica o cumprimento das horas de trabalho previstas a cada componente de ocupação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final individual é calculada para média ponderada das seguintes componentes:


  • Qualidade do trabalho (peso 50%)

  • Qualidade do relatório (peso 35%)

  • Qualidade da apresentação final (peso 15%)

Observações

Na edição de 2021/22, aplicam-se os seguintes prazos relativamente às 3 componentes objeto de avaliação:



  • Trabalho - no caso de projeto em equipa (PE) ou projeto individual de iniciação à investigação (PIIV), espera-se que o trabalho de projeto seja concluído até ao final do período de aulas estipulado no calendário escolar da FEUP (11 de junho); no caso de estágios (E), aplica-se a data definida no contrato de estágio;

  • Relatório - no caso de projeto em equipa (PE) ou projeto individual de iniciação à investigação (PIIV), o relatório deve ser submetido via moodle até ao dia 2 de julho (final da época normal de exames); no caso de estágios (E), aplica-se a data definida no contrato de estágio;

  • Apresentação final - pode consistir na apresentação de poster num evento final da unidade curricular (“feira”) ou na submissão de vídeo curto (3 a 5 minutos), a realizar em julho em data e moldes a definir oportunamente; no caso de estágios (E), apenas se aplica a modalidade de vídeo.



Para mais detalhes sobre o funcionamento da unidade curricular e suas vertentes, ver bit.ly/LEIC_PI
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