Código: | L.EA009 | Sigla: | F I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Físicas (Física) |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/feup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=249640&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=436006 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EA | 52 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 58,5 | 162 |
L.EMG | 32 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 1 | - | 6 | 58,5 | 162 |
1.Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica com ênfase nos aspetos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos;
2.Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias sempre com motivação física;
3.Desenvolver a capacidade de modelar problemas com enunciados de situações da vidas real.
4. Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance dos resultados obtidos e fazendo referência, sempre que possível a tópicos de interesse atual.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de
-Descrever os principais conceitos e fenómenos físicos básicos da Mecânica Clássica usando o vocabulário apropriado.
-Enunciar as leis de Newton, e leis de conservação de: quantidade de movimento, energia e momento angular.
-Identificar as grandezas, leis e conceitos envolvidos na resolução dos problemas propostos.
- Desenhar um diagrama ilustrativo da situação física descrita no enunciado do problema.
-Reconhecer as grandezas e leis relevantes nas experiências de laboratório.
-Usar as leis e conceitos para resolver problemas de escolha múltipla.
-Aplicação: calcular grandezas físicas relevantes em situações novas.
-Explicar, hierarquizando as grandezas e leis físicas envolvidas, fenómenos que ocorrem na natureza ou que estão presentes em aplicações tecnológicas e na engenharia.
-Trabalhar em grupo, na resolução de problemas e na execução, análise
-Desenvolver a atitude de respeito pelas leis da natureza.
Desenvolvimento de competências e atitudes pessoais e profissionais
Ao longo desta unidade curricular os estudantes devem:
-Desenvolver competências na resolução autónoma de problemas.
-Desenvolver o espírito crítico, testando as soluções através de ferramentas como a análise dimensional, previsões das ordens de grandeza e estimativas, e comparação com casos limite.
-Desenvolver o sentido de responsabilização na própria aprendizagem.
-Desenvolver o sentido de ética através da prática da experimentação.
-Desenvolver competências de comunicação oral e de escrita.
3. Competências interpessoais
Ao longo desta unidade curricular os estudantes devem
-Adquirir capacidades de trabalho em grupo.
-Desenvolver competências na comunicação oral.
Os estudantes devem dominar as ferramentas básicas de cálculo diferencial e integral adquiridas nas disciplinas de Análise Matemática I e Análise Matemática II.
MECÂNICA. Medidas e unidades. Vectores. Cinemática. Leis de Newton do movimento. Trabalho e energia. Leis de conservação. Sistemas de partículas. Colisões. Dinâmica da rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo. Equilíbrio estático do corpo rígido.
Aulas teórico-práticas (T): Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos e fundamentos físicos, com resolução de bastantes exemplos de aplicação.
Aulas teórico-práticas (TP): Os estudantes resolvem problemas sob a supervisão do professor. Algumas aulas são dedicadas à realização de experiências de laboratório.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 104,00 |
Frequência das aulas | 58,00 |
Total: | 162,00 |
Para estudantes na 1ª inscrição: Regime de faltas segundo o regulamento da UP.
Para estudantes com duas ou mais inscrições: Para estes estudantes não há critério de assiduidade, isto é, não há marcação de faltas.
Com frequência no ano anterior: realizar o exame para 20 valores.
Sem frequência no ano anterior:
comparecem ao exame (época normal ou recurso), realizando o exame para 20 valores.
CN = Max(0,60*E + 0,40*AD, E)
CN – Classificação na época normal;
E – Exame
AD – Avaliação Distribuída: 2 trabalhos de laboratório; resolução de problemas; realização de testes no Moodle e um teste intermédio
Classificação mínima no exame: 8,0 valores em 20.
Não estão previstos.
Por exame, nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação).