Código: | L.EGI025 | Sigla: | IO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estatística e Investigação Operacional |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EGI | 81 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
O objetivo principal desta unidade curricular é transmitir aos estudantes uma visão global dos princípios e das técnicas de Investigação Operacional, destacando em particular o papel dos métodos quantitativos nos processos de decisão. Também se pretende que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para identificar as situações em que as técnicas de apoio à decisão podem ser aplicadas. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de aplicar as técnicas estudadas em contextos reais.
No final da unidade curricular os estudantes devem ter adquirido as competências seguintes: (i) identificar problemas de decisão; (ii) aplicar as técnicas apropriadas nas várias fases de análise de problemas de decisão, incluindo a definição e estruturação de problemas, a construção de modelos, e o uso de métodos quantitativos para obter uma solução; (iii) analisar criticamente a solução; (iv) reconhecer a importância do papel do agente de mudança nas organizações.
1. INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL (IO): Breve nota história. Metodologia da IO. Modelação.
2. PROGRAMAÇÃO LINEAR (PL). Formulação de problemas; Resolução gráfica e com o computador; Análise de sensibilidade; Método Simplex.
3. PROGRAMAÇÃO INTEIRA. Casos em que se deve recorrer a formulações que exigem a integralidade das variáveis de decisão. Formulação de problemas de Programação Inteira e Programação Binária. Exemplos de decisões do tipo "Sim ou Não" e Problemas de Cobertura de Conjuntos. Problemas com Custos Fixos, restrições do tipo "ou-ou", "se-então" e garantia de cumprimento de um subconjunto de restrições.
4. PROBLEMAS DE TRANSPORTE E DE AFETAÇÃO. Formulação e resolução dos problemas recorrendo a algoritmos específicos: algoritmo de transporte e Método Hungaro.
5. PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO EM REDES. Problemas de fluxo máximo. Problemas de caminho mais curto. Problemas de fluxo de custo mínimo. Algoritmos específicos para problemas em redes: Algoritmos de fluxo máximo e Algoritmo de Dijktra.
6. PROBLEMAS DE DECISÃO COM OBJETIVOS MULTIPLOS. Goal Programming.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: Documentação preparada pela regente da Unidade Curricular, disponiveis no Moodle. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Livros em inglês disponíveis no catálogo da biblioteca.
No âmbito desta disciplina combinam-se aulas de exposição de métodos e técnicas de Investigação Operacinal, aulas de resolução de problemas (algumas das quais com o apoio de computadores), e aulas de apresentação e discussão de casos pelos alunos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Presença nas aulas, de acordo com as "Normas Gerais de Avaliação", Conselho Pedagógico da FEUP).
A classificação final será calculada com base nas classificações obtidas em dois testes (com peso total de 80%) e no trabalho de grupo (com peso de 20%). Na época de recurso haverá um exame global com peso de 80%, mantendo-se o peso do trabalho de grupo igual a 20%.
É requerida a nota mínima de 7.5 valores em 20 em todas as componentes de avaliação (testes e trabalho de grupo).
O 1º teste avalia os temas 1 a 4 do Programa da Unidade Curricular (Programação Linear, Programação Inteira, Problemas de Transporte e de Afetação) e tem um peso de 50% na avaliação final da UC.
O 2º teste avalia os temas 5 e 6 do programa da Unidade Curricular (Problemas de Otimização em Redes e Problemas de Decisão com Objetivos Multiplos), e tem um peso de 30% na avaliação final da UC.
Não se aplica.
Não se aplica
Os estudantes com estatuto especial (dirigentes associativos ou atletas de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação dos restantes alunos anteriormente descrita. Em alternativa, podem fazer o exame final na época especial destinada a estudantes com estatutos especiais, mantendo-se o peso dos testes igual a 80% e o peso do trabalho em grupo igual a 20%
Os estudantes podem fazer a componente de avaliação relativa aos testes no exame da época de recurso.
Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte, repetindo apenas os testes.
A nota do trabalho de grupo será considerada no caso da repetição dos testes no mesmo ano letivo ou no ano letivo seguinte.