Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MM0060

Seminário Multimédia

Código: MM0060     Sigla: SEMUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Qualquer área científica

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 46 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-09-06.

Campos alterados: Bibliografia Complementar

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:


- Identificar as principais áreas de atuação no âmbito do Multimédia e da Comunicação;

- Descrever tópicos relevantes da área do Multimédia;

- Identificar os principais elementos da Experiência do Utilizador;

- Identificar os principais elementos de uma narrativa transmedia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A NARRATIVA TRANSMEDIA
Origens e drivers
Narrativa
Audiências
Plataformas

2. A EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
Criatividade e tecnologia
Design thinking

3. A COMUNICAÇÃO E O MULTIMÉDIA
Comunicação e Social Media Platforms (SMP) :
- projetos, eventos, inquéritos,...
- integração com narrativas
Linguagens específicas em SMP
Resultados e consequências da comunicação em SMP



Bibliografia Obrigatória

Dowd, T.; Fry, M.; Niederman, M.; Steiff, J.; Storytelling Across Worlds, Focal Press, 2013
Miller, C. H.; Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment, Focal Press, 2014
Jenkins, H.; Cultura da convergência, 2ª ed., São Paulo: Aleph, 2008
ed. by Yehuda E. Kalay, Thomas Kvan & Janice Affleck; New heritage. ISBN: 978-0-415-77356-0

Bibliografia Complementar

Robert Pratten; Getting Started in Transmedia Storytelling: A Practical Guide for Beginners 2nd Edition, CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015. ISBN: 1515339165
Andrea Phillips; A creator's guide to transmedia storytelling: How to captivate and engage audiences across multiple platforms, McGraw Hill Professional, 2012. ISBN: 0071791523
Frank Rose; The Sea We Swim In: How Stories Work in a Data-Driven World, W. W. Norton & Company, 2021. ISBN: 1324003138
Edited by Matthew Freeman, Renira Rampazzo Gambarato; The Routledge Companion to Transmedia Studies, Routledge, 2018. ISBN: 978-1138483439
Kelly McErlean ; Interactive Narratives and Transmedia Storytelling, Routledge, 2018. ISBN: 978-1138638822
Christopher Vogler ; il by Michele Montez; The writer.s journey. ISBN: 978-1-932907-36-0
Robert McKee; Story. ISBN: 978-0-413-71560-9
Rose, F.; The Art of Immersion: How the Digital Generation is Remaking Hollywood, W. W. Norton & Co., 2011
Ed Catmull; Creativity, Inc: overcoming the unseen forces that stand in the way of true inspiration, Bantam Press, 2014. ISBN: 0593070097
Kevin Ashton; How To Fly A Horse: The Secret History of Creation, Invention, and Discovery, William Heinemann, 2015. ISBN: 043402290X
Walter Isaacson; The Innovators: How a Group of Inventors, Hackers, Geniuses and Geeks Created the Digital Revolution, Simon and Schuster, 2014. ISBN: 1471138798
Bauer, Martin, e Bucchi, Massimiano (eds.); Journalism, Science and Society: Science Communication between News and Public Relations, Routledge, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino baseia-se na combinação de:
i.  exposição teórica e debate em palestras com convidados
ii. criação de situações de experimentação, em que os estudantes possam experienciar em termos práticos os conceitos apreendidos;

Na metodologia de ensino adoptada assume-se uma grande complementaridade entre a exposição e debate em palestras com especialistas e os processos de experimentação, trabalho em equipa e a aplicação prática dos conceitos apreendidos. Este tipo de metodologias fornece aos estudantes uma perspetiva prática, não só cognitiva mas também afetiva, sobre os três tópicos envolvidos nesta unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Em cada uma das componentes de avaliação, o estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída inclui um trabalho individual e um trabalho em grupo:

Classificação final = Relatório Individual * 40% + Trabalho em Grupo * 60%

Melhoria de classificação

A nota final pode ser melhorada apenas numa nova edição da disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-30 às 08:02:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias