Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MM0043

Fotografia e Cinema

Código: MM0043     Sigla: FC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes visuais

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 41 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-09-07.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular espera-se que os estudantes obtenham as seguintes competências:

— Analisar a imagem para além da sua representação;
— Investigar e validar a imagem como unidade contemporânea de literacia;
— Reconhecer a importância da imagem a nível académico, cultural e profissional;
— Compreender a importância das narrativas visuais em torno de projectos contemporâneos;
— Identificar e definir problemas de comunicação que os incentivem a interferir na sociedade contemporânea;
— Procurar soluções visuais, fotográficas e cinematográficas, a partir de metodologias menos óbvias;
— Combinar interesses pessoais com áreas científicas de natureza artística;
— Reconhecer a importância da imagem a nível social, cultural e profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

— Conhecer o funcionamento das máquinas fotográficas (profundidade de campo e velocidade de obturação);
— História da fotografia;
— O tempo no registo fotográfico (acelerar e desacelerar);
— A fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Sequências: noções de série e de narrativa fotográfica;
— Contaminações entre imagem fixa e imagem em movimento (contexto artístico);
— O tempo no registo cinematográfico (acelerar e desacelerar).

Bibliografia Obrigatória

Ansel Adams; The Camera. ISBN: 0-8212-2184-1
António Sena; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: ISBN: 972-0-06265-7
Barbara London; Video/Art: The First Fifty Years, Phaidon Press, 2020. ISBN: 071487759X
David Campany; The Cinematic, The MIT Press, 2007. ISBN: 0262532883
David Parkinson; History of Film (World of Art), Thames & Hudson, 2012. ISBN: 9780500204108
Gerry Badger; The Genius of photography. ISBN: 978-1-84400-363-1
Joel Meyerowitz; Seeing Things: A Kid's Guide to Looking at Photographs, Aperture, 2016. ISBN: 1597113158
Mark Cousins ; Biografia do Filme, Plátano Editora, 2005. ISBN: 9789727703258
Susan Sontag; On photography. ISBN: 978-0-140-05397-5
Terence Marner; A Realização Cinematográfica (Re-Edição), Edições 70, 1980. ISBN: 9789724414133

Bibliografia Complementar

Gilles Deleuze; A Imagem-Movimento (re-edição), Documenta, 2016. ISBN: 9789898566973
Giséle Freund; Fotografia e sociedade
João Bénard da Costa; Os Filmes da minha vida. ISBN: 978-972-37-1234-6
Liz Wells; The Photography Reader. ISBN: ISBN: 0-415-30703-1
Philippe Dubois; O acto fotográfico. . ISBN: ISBN: 972-699-280-X
Roland Barthes; A câmara clara. ISBN: 978-972-44-1349-5
Rosalind Krauss; O Fotográfico. ISBN: ISBN: 84-252-1858-6
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia.
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: ISBN: 972-708-1770
Wheeler Winston Dixon; A Short History of Film, Rutgers University Pres, 2018. ISBN: 0813595126

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica; o segundo, a um modelo de caráter mais prático.

Apresentação teórica: Compreender a importância das relações entre imagens. Apresentação, análise e discussão de projetos fotográficos organizados em séries narrativas e temáticas. Criação de um repertório visual a partir de procedimentos tecnológicos relacionados com a preparação, formatação e produção de uma narrativa visual. 

Componente prática: saber utilizar corretamente todos os itens do programa a partir da realização dois projetos apresentados no decurso do semestre. Projeto 01: Imagem fixa e Projeto 02: Imagem em movimento.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho prático ou de projeto 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho de investigação 15,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Projecto 01 — 20%
Prazo de entregra do Projecto 01 — 5%
Projecto 02 — 20%
Prazo de entregra do Projecto 02 — 5%
Acompanhamento de Projectos — 20%
Assiduidade, Participação e Apresentação — 10%
Curiosidade Científica — 10%
Domínio Tecnológico — 10%

Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados.

Os estudantes que não frequentem pelo menos 65% das aulas lecionadas não serão avaliados.

Observações

Face ao atual contexto pandémico é imprevisível assegurar o funcionamento de um semestre letivo em modo presencial. Em todo o caso, está prevista a realização de dois projetos: um trabalho individual focado em imagem e movimento (Projeto 01) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo focado em imagem e movimentos (Projecto 02).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 17:11:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias