Negociação Internacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão de Empresas |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No final desta UC os estudantes deverão estar conscientes da complexidade de situações – em ambientes multiculturais - decorrentes dos diferentes contextos sociais, éticos, culturais e económicos com que na vida profissional se vão confrontar, e para tal,
- Saber/saber
- Processo de tomada de decisão, os modelos culturais, e o método de negociação win-win
- Saber/ser
- Interpretando os seus comportamentos, com base nos valores éticos e culturais, na negociação
- Saber/fazer
- Identificar os processos de tomadas de decisão, em particular as não éticas, e desenvolver mitigação desses impactos;
- Identificar os aspetos culturais e desenvolver a mitigação do impacto destes;
- Desenvolver a estratégia, o planeamento, a preparação e participação em Negociação emambiente multicultural (win-win).
Resultados de aprendizagem e competências
B12, B16, B17, B18, B19, B20, B21, B22, B23, B24, B25, B26, B27, B28; C16, C17; D01, D02, D05, D21, D22, D23, D24, D25, D30, D35, D36 ; F30 ; J16, J21; L41, L42, L43, L44, L45, L47, L48, L55 ; M13, M14 ; N01; O05
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Do Local ao global. Resenha histórica. O mito da “aldeia global”.
2. Cultura. Valores, modelos e dimensões. Impactos interculturais.
3. Ética na Tomada de decisão na liderança e gestão. Valores e dilemas éticos. A “cegueira ética”. Gestor tóxico.
4. Negociação. Estratégia, tipo, processo e fases.
5. Ética, Cultura e negociação. Suas interações e mitigação. Casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
Palazzo, G & Krings, F & Hoffrage, U;
Ethical blindness, Journal of Business Ethics, 2012
Singhapakdi, A , Marta, Janet , Erao, C. Cici, Muris ;
Is Cross-Cultural Similarity an Indicator of Similar Marketing Ethics?”, , Journal of Business Ethics. ISBN: https://doi.org/10.1023/A:1010699529874
Schneider, C & Fehrenbacher, D & Weber, E,;
Catch me if I fall. Cross-national differences in willingness to take financial risks as a function of social and state ‘cushioning”,, nternational Business Review, 2017
Doh, J., Husted, B. W., Matten, D., & Santoro, M;
hoy there! toward greater congruence and synergy between international business and business ethics theory and researc, Business Ethics Quarterly, 2010
Bibliografia Complementar
Harris Jr, C et al ; Engineering Ethics_concepts and cases, Wadsworth, 2009
Lempereur, A & Colson, A ;; The first move,, Michele Pekar. , 2010
Harris, M. , Pritchard, M., Rabins, M, James, R., Engelhardt, E. ; Engineering Ethics: Concepts and Cases , Wadsworth , 2009. ISBN: 978-1337554503
Crane, A & Matten, D; Business Ethics, OUP, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia empregue baseia-se numa conjunção das seguintes abordagens:
- Apresentação de conceitos teóricos;
- Apresentação e análise de case-studies;
- Identificação e análise de situações no dia-a-dia;
- Debate sobre impactos e formas de mitigação dos mesmos.
A avaliação será distribuída, sem exame final, efetuada através de:
- a participação nas sessões (20%);
- respostas a 4 dos quizz (40 %)
- trabalho individual ou teste final (40%)
Obtenção de frequência:
- presença em 75 % das sessões
- A classificação positiva será expressa de 10 a 20 valores
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
114,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção de frequência:
- presença em 75 % das sessões
- A classificação positiva será expressa de 10 a 20 valores
A presença em sessão é contabilizada com a entrada em sala (ou no meio que for definido pela Universidade / Faculdade, em função do COVID19) até 15 minutos do horário estabelecido para o inicio da sessão e permanência até ao final da sessão ou últimos 10 minutos
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = [(NP / NTS)*.20+ (Q1+Q2+Q3+Q4)*.10+TI*.40]*20
CF- Classificação Final (0-20)
NP - Numero de Presenças (em horas)
NTS- Número total de sessões (em horas)
Q1, Q2, Q3, Q4 - Quizz (em %)
AF - Avaliação Final (trabalho individual ou teste final)
Provas e trabalhos especiais
O exame final pode ser substituído por um trabalho individuall a ser acordado com os docentes (criação de um caso de estudo, ou simulação de situação de negociação internacional, ou outro)
Trabalho de estágio/projeto
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
A melhoria de classifiicação pode ser efectuada por exame final abrangendo toda a área de conhecimento da unidade curricular