Código: | MESW0001 | Sigla: | PPES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Ciências informáticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Software |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MESW | 18 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2016/17 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Familiarizar-se com os princípios e paradigmas de engenharia e gestão necessários ao desenvolvimento de sistemas de software complexos e/ou em larga escala, de forma economicamente eficaz e com elevada qualidade.
No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam e saibam descrever criticamente os principais desafios, atividades e boas práticas para o desenvolvimento de software em larga escala;
2) Conheçam e saibam explorar os principais paradigmas e metodologias da engenharia de software, nomeadamente, métodos ágeis, métodos de desenvolvimento guiados por modelos e métodos formais;
3) Conheçam e saibam explorar as principais técnicas e ferramentas necessárias para executar e gerir as várias atividades do ciclo de vida do software.
ENSINO
As aulas terão uma componente de exposição e discussão dos tópicos programáticos, e outra componente de realização de exercicíos práticos e pequenos projetos de exploração dos conceitos e técnicas e experimentação de ferramentas. Será reservada uma ou duas aulas para a apresentação de tópicos explorados pelos estudantes.
AVALIAÇÃO
1) Exame final individual (peso 40%);
2) Um trabalho em grupo de pesquisa e apresentação sobre um tema relacionado com o âmbito da unidade curricular (peso 15%);
3) Um trabalho em grupo de desenvolvimento de um projeto de modelação (peso 45%)
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os 2 tópicos programáticos iniciais (problemática do desenvolvimento de software e atividades e boas práticas do processo de desenvolvimento de software) relacionam-se com o primeiro objetivo de aprendizagem, dotando assim os estudantes da capacidade de conhecer e saber descrever criticamente os principais desafios, atividades e boas práticas para o desenvolvimento de software em larga escala.
Os 3 tópicos programáticos seguintes, abordam diversos métodos de desenvolvimento de software, dotando assim os estudantes da capacidade de “conhecer e saber explorar os principais paradigmas e metodologias da engenharia de software, nomeadamente, métodos ágeis, métodos de desenvolvimento guiados por modelos e métodos formais” (2º objetivo de aprendizagem).
O último tópico programático, relacionado com ferramentas, permite dotar os estudantes da capacidade de conhecer e saber explorar as principais técnicas e ferramentas necessárias para executar e gerir as várias atividades do ciclo de vida do software (3º objetivo de aprendizagem).
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A exposição e discussão dos tópicos programáticos nas aulas teóricas permitirá aos estudantes conhecer os desafios, atividades, boas práticas, paradigmas, metodologias, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de software em larga escala, atingindo assim parte dos objetivos de aprendizagem.
Adicionalmente, a realização de exercícios práticos e pequenos projetos dotará os estudantes da capacidade de explorar na prática as metodologias e ferramentas. O estudo a realizar sobre um tema na área, permitirá ao estudantes desenvolver o espírito crítico em relação a alguns dos tópicos abordados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 78,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de investigação | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de um mínimo de 40% na avaliação distribuída.
A classificação final (CF) da disciplina será calculada segundo a seguinte fórmula: CF= 0,4*EF + 0,6*IP em que:
- EF – Classificação obtida no exame final;
- IP – Classificação obtida nas trabalhos práticos.
A componente IP compreendendo :
- um trabalho em grupo de pesquisa e apresentação sobre um tema relacionado com o âmbito da unidade curricular (peso 15%);
- um trabalho em grupo de desenvolvimento de um projeto de modelação (peso 45%);
É exigido um mínimo de 40% em cada uma das 2 componentes.
Os trabalhos são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas ao abrigo de estatutos especiais. Tais estudantes ficam apenas dispensados da discussão do progresso do projeto nas aulas práticas, podendo ser chamados para discussão com os docentes. É válida no entanto a classficiação de frequência do ano anterior.
A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso. As classificações obtidas nos trabalhos podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.