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Princípios e Paradigmas de Engenharia de Software

Código: MESW0001     Sigla: PPES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Software

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESW 18 Plano Oficial a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-23.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Familiarizar-se com os princípios e paradigmas de engenharia e gestão necessários ao desenvolvimento de sistemas de software complexos e/ou em larga escala, de forma economicamente eficaz e com elevada qualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes:

1) Conheçam e saibam descrever criticamente os principais desafios, atividades e boas práticas para o desenvolvimento de software em larga escala;

2) Conheçam e saibam explorar os principais paradigmas e metodologias da engenharia de software, nomeadamente, métodos ágeis, métodos de desenvolvimento guiados por modelos e métodos formais;

3) Conheçam e saibam explorar as principais técnicas e ferramentas necessárias para executar e gerir as várias atividades do ciclo de vida do software.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos e experiência de desenvolvimento de software.

Programa

1. Problemática do desenvolvimento de software em larga escala;
2. Principais atividades e boas práticas do processo de desenvolvimento de software;
3. Métodos ágeis de desenvolvimento de software (incluindo Scrum e XP);
4. Métodos de desenvolvimento de software guiado por modelos (incluindo linguagens e ferramentas);
5. Métodos formais de desenvolvimento de software (incluindo linguagens e ferramentas);
6. Ferramentas integradas de gestão do ciclo de vida do software.

Bibliografia Obrigatória

Ian Sommerville; Software engineering (9th edition), Addison-Wesley, 2011. ISBN: 9780137035151 (Na biblioteca da FEUP existe apenas a 8ª edição)
Rubin, K. S. ; Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process, Addison-Wesley Professional, 2012. ISBN: ISBN-13: 978-0137043293
Brambilla, M., Cabot, J., Wimmer, M.; Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012. ISBN: ISBN: 978-1608458820

Bibliografia Complementar

Fitzgerald, J., Larsen, P.G., Mukherjee, P., Plat, N., Verhoef, M.; Validated designs for object-oriented systems, Springer-Verlag, 2005. ISBN: ISBN: 1-85233-881-4
Jackson, D. ; Software Abstractions, MIT Press, 2006. ISBN: ISBN: 0-262-10114-9
Beck, K.; Extreme Programming Explained: Embrace Change (2nd Ed.), Addison-Wesley Professional, 2004. ISBN: ISBN: 978-0321278654

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

ENSINO

As aulas terão uma componente de exposição e discussão dos tópicos programáticos, e outra componente de realização de exercicíos práticos e pequenos projetos de exploração dos conceitos e técnicas e experimentação de ferramentas. Será reservada uma ou duas aulas para a apresentação de tópicos explorados pelos estudantes.

AVALIAÇÃO

1) Exame final individual (peso 40%);

2)  Um trabalho em grupo de pesquisa e apresentação sobre um tema relacionado com o âmbito da unidade curricular (peso 15%);

3) Um trabalho em grupo de desenvolvimento de um projeto de modelação (peso 45%)

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: 

Os 2 tópicos programáticos iniciais (problemática do desenvolvimento de software e atividades e boas práticas do processo de desenvolvimento de software) relacionam-se com o primeiro objetivo de aprendizagem, dotando assim os estudantes da capacidade de conhecer e saber descrever criticamente os principais desafios, atividades e boas práticas para o desenvolvimento de software em larga escala.

Os 3 tópicos programáticos seguintes, abordam diversos métodos de desenvolvimento de software, dotando assim os estudantes da capacidade de “conhecer e saber explorar os principais paradigmas e metodologias da engenharia de software, nomeadamente, métodos ágeis, métodos de desenvolvimento guiados por modelos e métodos formais” (2º objetivo de aprendizagem).

O último tópico programático, relacionado com ferramentas, permite dotar os estudantes da capacidade de conhecer e saber explorar as principais técnicas e ferramentas necessárias para executar e gerir as várias atividades do ciclo de vida do software (3º objetivo de aprendizagem).


DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: 

A exposição e discussão dos tópicos programáticos nas aulas teóricas permitirá aos estudantes conhecer os desafios, atividades, boas práticas, paradigmas, metodologias, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de software em larga escala, atingindo assim parte dos objetivos de aprendizagem.

Adicionalmente, a realização de exercícios práticos e pequenos projetos dotará os estudantes da capacidade de explorar na prática as metodologias e ferramentas. O estudo a realizar sobre um tema na área, permitirá ao estudantes desenvolver o espírito crítico em relação a alguns dos tópicos abordados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 78,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obtenção de um mínimo de 40% na avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) da disciplina será calculada segundo a seguinte fórmula: CF= 0,4*EF + 0,6*IP em que:

- EF – Classificação obtida no exame final;

- IP – Classificação obtida nas trabalhos práticos.

A componente IP compreendendo :

- um trabalho em grupo de pesquisa e apresentação sobre um tema relacionado com o âmbito da unidade curricular (peso 15%);

- um trabalho em grupo de desenvolvimento de um projeto de modelação (peso 45%);

 
É exigido um mínimo de 40% em cada uma das 2 componentes.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhos são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas ao abrigo de estatutos especiais. Tais estudantes ficam apenas dispensados da discussão do progresso do projeto nas aulas práticas, podendo ser chamados para discussão com os docentes. É válida no entanto a classficiação de frequência do ano anterior.

Melhoria de classificação

A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso. As classificações obtidas nos trabalhos podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.

Observações

A apresentação do trabalho de pesquisa pelos estudantes está agendada para a semana 4 (14 e 16 de outubro de 2020).

A entrega do projeto de modelação está agendada para a semana 11 (4 de dezembro de 2020).
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