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Bases de Dados

Código: EIC0023     Sigla: BDAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas de Informação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 197 Plano de estudos a partir de 2009/10 2 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-18.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Observações, Obtenção de frequência, Programa, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

ENQUADRAMENTO

Sistemas de Informação (SI) é uma área fundamental em engenharia informática. Bases de dados são repositórios de dados necessários em qualquer SI. A unidade curricular de bases de dados é uma unidade chave na área de SI. O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os alunos para projetar e desenvolver sistemas de bases de dados que atendam às necessidades dos utilizadores de acordo com os objetivos de gestão organizacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este é um curso introdutório sobre bases de dados. Aborda o paradigma relacional. Abrange o desenho (modelo UML), construção (linguagem de definição de dados SQL), consulta (linguagem de manipulação de dados SQL) e gestão (optimização, controlo de acesso e políticas de concorrência) de bases de dados relacionais. Introduz, ainda, o conceito de bases de dados multi-dimensionais, bases de dados NoSQL e modelos de dados semi-estruturados.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente científica: 50%
Componente tecnológica: 50% 

Resultados de aprendizagem e competências

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Após a conclusão desta unidade o aluno deve ser capaz de:

- Criar um modelo conceptual para uma base de dados num contexto específico;

- Mapear um modelo conceptual para um esquema relacional;

- Identificar dependências funcionais numa relação;

- Diferenciar formas normais em esquemas relacionais;

- Decompor esquemas relacionais para a forma normal Boyce-Codd e 3a forma normal;

- Criar uma base de dados relacional usando a linguagem SQL a partir de um esquema relacional;

- Usar álgebra relacional para interrogar bases de dados;

- Consultar bases de dados relacionais usando a linguagem SQL;

- Compreender a necessidade de índices e identificar o melhor índice a criar numa dada situação;

- Usar transações e concorrência que garantam a integridade dos dados de uma base de dados;

- Explicar as principais características de um sistema de gestão de bases de dados;

- Identificar as diferenças entre uma base de dados relacional, bases de dados multi-dimensionais e bases de dados NoSQL e qual a mais adequada a uma dada situação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

PRÉ REQUISITOS

Conhecimentos básicos de álgebra.

Programa

Diagrama de classes UML. Esquema relacional, normalização e mapeamento de UML e E-A para relacional. Linguagem de definição de dados SQL e restricões de integridade. Álgebra relacional como linguagem de interrogação. Linguagem de manipulação de dados SQL. Gatilhos. Vistas. Índices. Transacções, controlo de concorrência e recuperação. Controlo de acessos. Recursão em SQL. Introdução a armazéns de dados e OLAP. Introdução a modelos de dados semi-estruturados. Introdução a sistemas NoSQL.

Bibliografia Obrigatória

Ullman Jeffrey D.; A First course in database systems. ISBN: 978-0-13-600-637-4

Bibliografia Complementar

Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke; Database management systems. ISBN: 0-07-116898-2 (Capítulos 18 a 20)
Ralph Kimball, Margy Ross; The data warehouse toolkit. ISBN: 0-471-20024-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizam-se as aulas teóricas para exposição dos assuntos do programa e exemplos de aplicação. As aulas práticas decorrem em laboratório, com recurso a sistemas de gestão de bases de dados do mercado. Nas aulas resolver-se-ão exercícios e efectuar-se-ão pequenos desenvolvimentos.

Software

SQLite

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Gestão de bases de dados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 7,50
Trabalho laboratorial 22,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas. É necessário obter a classificação mínima de 8 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída para acesso ao exame. A avaliação distribuída é determinada por um trabalho de grupo e pela participação numa atividade de criação, avaliação e resposta a perguntas de escolha múltipla.

Fórmula de cálculo da classificação final

AD - Avaliação Distribuída (mínimo: 8 valores), composta por:
       EM - Criação, avaliação e resposta a perguntas de escolha múltipla
       PROJ - Projeto/Trabalho de grupo

EF - Exame Final (mínimo: 8 valores)

Nota = arredonda(0,1 EM + 0,3 PROJ + 0,6 EF)

O projeto consiste na avaliação de um trabalho de grupo que será avaliado em três momentos diferentes: cada uma das duas primeiras entregas vale 25% e a última vale 50% da avaliação do projeto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar a atividade das perguntas de escolha múltipla correspondente à avaliação distribuída, sendo o projeto obrigatório.

A classificação final poderá, em caso de haver vantagem, ser atribuída como em melhoria de classificação.

Melhoria de classificação

É possível melhorar a classificação final através de um segundo exame a realizar em época prevista para esse efeito.

Para efeitos de melhoria, a avaliação distribuída resume-se aos 30% correspondentes ao projeto, dispensando-se a classificação da atividade relacionada com as perguntas de escolha múltipla (peso do exame = 70%).

A classificação do trabalho pode ser melhorada no ano seguinte.

Observações

Os estudantes que obtiveram frequência na edição anterior podem optar por guardar a referida avaliação distribuída. Devem comunicar ao regente esta intenção.

A língua oficial das aulas é o Português. No entanto, admite-se que as aulas possam ser leccionadas em Inglês se a unidade curricular for frequentada por estudantes estrangeiros. Os diapositivos utilizados nas aulas teóricas serão em Inglês.

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