| Código: | MEMG0017 | Sigla: | GSM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Gestão e administração |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia de Minas |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEMG | 8 | Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos conceitos, das técnicas e das estratégias que lhes permitam implementar uma Gestão Integrada de Sistemas de Produção Mineira.
A indústria mineira tem uma necessidade absoluta de integração de duas áreas com características distintas em termos de ciclo produtivo. Uma, habitualmente designada por “lavra” ou “mineração”, é caracterizada por operações unitárias discretas e sequenciais e outra, designada comummente por “processo” ou “transformação”, em que as operações unitárias são sequenciadas em linhas de produção onde é habitual a recirculação de produtos.
Nesta UC tem como resultado de aprendizagem que o estudante não só tenha uma noção integrada do processo produtivo mineiro, como també, desenvolva competências capaz de responder com soluções integradas de otimização para o processo de produção mineiro como um todo.
Introdução:
Estratégia, competitividade, custo, sustentabilidade, qualidade, tempo e flexibilidade.
Análise das operações unitárias e dos processos mineiros.
Instalações mineiras.
Planeamento integrado e custos de produção.
Concepção e desenvolvimento de Indicadores de Gestão
Exposição teórica, apresentação de casos e resolução de exercícios práticos. As questões colocadas pelos estudantes são esclarecidas à medida que são levantadas.
A lecionação da UC está organizada com aulas de caráter expositivo e outras em que o estudante é chamado a resolver problemas-tipo no âmbito da matéria em análise.
Os conteúdos programáticos estão organizados de forma somativa, com início em questões simples que se vão desenvolvendo por forma a permitir a resolução de problemas progressivamente mais complexos.
Neste contexto, à medida que o estudante adquire novos conhecimentos, estes são postos à prova através da resolução de problemas cada vez mais próximos da realidade empresarial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 36,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de campo | 14,00 |
| Trabalho de investigação | 28,00 |
| Trabalho escrito | 28,00 |
| Total: | 162,00 |
De acordo com os Regulamentos FE(UP) aplicáveis:
sujeito ao mesmo formato de avaliação que os estudantes em época normal (componente teórica + componente prática)