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Gestão de Sistemas Mineiros

Código: MEMG0017     Sigla: GSM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Gestão e administração

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEMG 8 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos





Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos conceitos, das técnicas e das estratégias que lhes permitam implementar uma Gestão Integrada de Sistemas de Produção Mineira.





Resultados de aprendizagem e competências





A indústria mineira tem uma necessidade absoluta de integração de duas áreas com características distintas em termos de ciclo produtivo. Uma, habitualmente designada por “lavra” ou “mineração”, é caracterizada por operações unitárias discretas e sequenciais e outra, designada comummente por “processo” ou “transformação”, em que as operações unitárias são sequenciadas em linhas de produção onde é habitual a recirculação de produtos.

Nesta UC tem como resultado de aprendizagem que o estudante não só tenha uma noção integrada do processo produtivo mineiro, como també, desenvolva competências capaz de responder com soluções integradas de otimização para o processo de produção mineiro como um todo.





Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.A.

Programa





Introdução:
Estratégia, competitividade, custo, sustentabilidade, qualidade, tempo e flexibilidade.
Análise das operações unitárias e dos processos mineiros.
Instalações mineiras.
Planeamento integrado e custos de produção.
Concepção e desenvolvimento de Indicadores de Gestão





Bibliografia Obrigatória

J. A. Botin; Sustainable management of mining operations. ISBN: 978-0-87335-267-3
Crawford, J. Kent; Project Management Maturity Model, Auerbach Publications, 2006. ISBN: 978-0-8493-7946-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





Exposição teórica, apresentação de casos e resolução de exercícios práticos. As questões colocadas pelos estudantes são esclarecidas à medida que são levantadas.






A lecionação da UC está organizada com aulas de caráter expositivo e outras em que o estudante é chamado a resolver problemas-tipo no âmbito da matéria em análise.

Os conteúdos programáticos estão organizados de forma somativa, com início em questões simples que se vão desenvolvendo por forma a permitir a resolução de problemas progressivamente mais complexos.


Neste contexto, à medida que o estudante adquire novos conhecimentos, estes são postos à prova através da resolução de problemas cada vez mais próximos da realidade empresarial.









Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto
Ciências Naturais > Ciências do ambiente

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 14,00
Trabalho de investigação 28,00
Trabalho escrito 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presenças em todas as aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 0,5 * Teste + 0,5* Trabalho de projecto

Provas e trabalhos especiais

N.A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os Regulamentos FE(UP) aplicáveis:
sujeito ao mesmo formato de avaliação que os estudantes em época normal (componente teórica + componente prática)

Melhoria de classificação

De acordo com os Regulamentos FE(UP) aplicáveis:
sujeito ao mesmo formato de avaliação que os estudantes em época normal (componente teórica + componente prática)

Observações

N.A.
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