Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EBE0143

Biomecânica do Corpo Humano

Código: EBE0143     Sigla: BCHU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biomédica

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Mecânica Aplicada
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 31 Plano de estudos oficial 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os conteúdos programáticos identificados são maioritáriamente o suporte teórico necessário para a análise biomecânica de tecidos e orgãos quando sujeitos a ações mecânicas permitindo ao estudante ter um entendimento aprofundado das metodologias de cáculo aplicadas aos sistemas vivos. Os conceitos e metodologias apresentados constituem as bases para que seja possível analisar diversos efeitos de carácter mecânico sobre os organismos vivos incluindo uma percepção de base puramente biológica bem como uma avaliação sobre os resultados da implantação de determinados dispositivos (implantes, ortóteses, etc.).

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular de Biomecânica do Corpo Humano visa dotar os estudantes de conhecimentos na área da mecânica para aplicação em sistemas vivos, com especial enfâse na mecânica dos materiais (tecidos rígidos e moles) e na mecânica dos corpos rígidos, análise dos movimentos.
Procura ainda dar a conhecer e desenvolver o interesse pela Biomecânica do Corpo Humano, procurando estudar e investigar o funcionamento, em termos mecânicos, dos diferentes órgãos e tecidos biológicos nas diferentes aplicações da Biomecânica, Desportiva, Ocupacional e de Reabilitação. (Mecânica dos meios contínuos, estática cinemática e dinâmica)

Espera-se que no final do período lectivo, os estudantes tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam o recurso à utilização de ferramentas experimentais e analíticas tendo em vista a construção de modelos matemáticos representativos da modelação mecânica associada a diferentes sistemas de organismos vivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Biomecânica; Conceitos de Força e Momento, equilibrio estático. Geometria de massa com determinação do CG e das propriedades de inércia.  Introdução à Teoria da Elasticidade: caracterização do estado de tensão e de deformação; relações tensões-deformações.
 Biomecânica Aplicada: Biomecânica das articulações (cartilagem articular; tendões, ligamentos e músculos); considerações anatómicas;  sua recuperação; fixação de fracturas;  artroplastias.  Biomecânica dos tecidos e de estruturas do sistema músculo-esquelético: conceitos e terminologia; Biomecânica da locomoção;   Biomecânica experimental e numérica.

Bibliografia Obrigatória

Petres; Biomechanics: Fundamentals and Applications
Ronald L. Huston; Principles of biomechanics. ISBN: 978-0-8493-3494-8
Duane Knudson; Fundamentals of biomechanics. ISBN: 978-0-387-49311-4
António Completo, Fernando Fonseca; " Fundamentos de Biomecânica" , PUBLINDUSTRIA, 2011. ISBN: 9789728953706
Cees Oomens, Marcel Brekelmans, Frank Baaijens; Biomechanics. Concepts and Computation, Cambridge University Press, 2009
Y. C. Fung; Biomechanics. ISBN: 0-387-97124-6
Peter Merton McGinnis; Biomechanics of Sport and Exercise, Human Kinetics, 2005. ISBN: 0736051015

Bibliografia Complementar

Roger Bartlett; Introduction to sports biomechanics. ISBN: 978-0-415-33994-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular encontra-se repartida em 3 horas semanais de aulas teorico-práticas e uma hora semanal de aula teórica.
Na aula teórica procede-se à exposição da matéria enquanto que as aulas teorico-práticas são utilizadas para a realização de exercícios simples, envolvendo os conceitos expostos.
A avaliação é efetuada por exame final.


Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana
Ciências Físicas > Física > Biofísica > Biomecânica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: De acordo com o regulamento da FEUP

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota da classificação final (NF) é atribuída considerando a nota obtida no exame (NE) e a nota obtida nos relatórios (NR) usando a seguinte fórmula:

NF=NE+(2-NE/10)*NR,  com 0<=NR<=1

Observações

Em virtude do processo pandémico a participação nas aulas práticas passa a ter um peso de 25% (5 Val.) na classificação final. Para este propósito, um trabalho em group será avaliado.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-20 às 12:24:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias