Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EBE0118

Biomateriais

Código: EBE0118     Sigla: BIOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biomédica

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 38 Plano de estudos oficial 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos com os princípios fundamentais da Ciência dos Biomateriais em Engenharia, assim como o estado da arte do desenvolvimento de biomateriais, particularmente no que concerne as aplicações médicas mais relevantes. Dado que a interacção entre biomateriais e tecidos é um dos aspectos mais importantes no desempenho dos biomateriais, esta unidade curricular aborda muitas das suas facetas, nas quais se incluem a interacção entre o microambiente e as suas componentes celulares e extra-celulares. A nova geração de biomateriais, que é concebida a um nível molecular e com uma abordagem nano-tecnológica, também é abordada pormenorizadamente. Para além disso, também são destacadas as suas aplicações na medicina regenerativa.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa preparar os estudantes do MIB fornecendo-lhes os conhecimentos essenciais no domínio dos Biomateriais, permitindo que estes tenham capacidade de selecionar, introduzir melhoramentos na sua performance e produzir novos materiais ou efetuar a respetiva caraterização no devido contexto, com base nas propriedades físicas e mecânicas, químicas e de superfície e também nas implicações biológicas para os tecidos com os quais poderão interatuar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Princípios fundamentais dos Biomateriais. A evolução dos biomateriais e dispositivos médicos implantáveis. Biomateriais degradáveis e não-degradáveis. Aplicações clínicas e complicações. Aplicações médicas na reparação, substituição e regeneração de tecidos.

- Biomateriais metálicos. Biocerâmicos e Biovidros e cimentos de base  cerâmica. Biopolímeros sintéticos e biodegradáveis. Polímeros naturais. Degradação dos biomateriais: mecanismos; os prós e os contras da degradação.

- Desinfeção e esterilização de dispositivos médicos. Avaliação da Biocompatibilidade (ISO 10993). Estudos regulamentares.

Bibliografia Obrigatória

Ratner, Buddy D. 340; Biomaterials science. ISBN: 0-12-582463-7
Dee, Key C.; An Introduction to tissue-biomaterial interactions. ISBN: 0-471-25394-4
Di Silvio, L.; Cellular Response to Biomaterials, Woodhead Publishing in Materials, 2009. ISBN: 978-1420093735
Atala, A.; Foundations of Regenerative Medicine: Clinical and Therapeutic Applications, Academic Press, 2009. ISBN: 978-0123750853

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os aspectos-chave de cada tema são primeiro apresentados pelo professor, sendo seguidos por uma discussão aprofundada nas aulas seguintes. A discussão pode envolver a apresentação de exemplos por parte dos estudantes, que deve ser baseada numa pesquisa bibliográfica. A discussão pode ser levada a cabo por um a três estudantes e pode ser iniciada através de uma pequena apresentação (normalmente com a duração de dez minutos).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, os estudantes têm que participar ativamente no estudo teórico-prático e ter neste uma classificação não inferior a 6.0/20.0 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação de conhecimentos relativa à componente TP tem um peso de 70% e a componente de PL tem um peso de 30%

Na componente TP, a Avaliação é distribuída sem exame final. Os estudantes realizam um teste intermédio de avaliação de conhecimentos relativos à formação adquirida nas aulas, com o peso de 70% (TP1), e devem submeter e apresentar um relatório relacionado com um estudo teórico prático de um tema que lhes é proposto e cujo peso é de 30% (PL). A avaliação desta componente integra três partes: a avaliação pelos docentes do trabalho e respetiva apresentação pelo grupo (TP2, 20%), a avaliação de cada estudante pelos seus pares do grupo (TP3, 8%) e a avaliação de cada estudante relativamente a todos os outros grupos(TP4, 2%).

A avaliação da componente PL será realizada através de um teste relativo aos conhecimentos adquiridos nas aulas PL.

Nota final= 0,30*PL + 0,70*(70% TP1 + 20% TP2 + 8% TP3 + 2% TP4)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras do Mestrado Integrado em Bioengenharia

Melhoria de classificação

De acordo com as regras do Mestrado Integrado em Bioengenharia

Observações

As aulas TP e PL foram realizadas presencialmente até ao dia 13 de Março e posteriormente, devido à COVID-19, foram ministradas à distância (Zoom e Moodle).

A avaliação de ambas as componentes foi alterada.

A avaliação da componente TP é constituída por duas componentes: trabalho escrito em grupo com defesa oral por zoom e realização de um exame  escrito presencial (FEUP) de 90 min.

A componente PL é avaliada através da realização de quizzes à distância.

Avaliação final = 0,15* Nota PL + 0,85* Nota TP

Nota TP = 0,40 * Nota Trabalho de grupo + 0,60* Nota Exame escrito

Nota PL = média dos quizzes, excluindo o quiz com a nota mais baixa

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 10:27:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias