Código: | EC0035 | Sigla: | GPRO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construções |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.fe.up.pt/~construc/gp/ |
Unidade Responsável: | Secção de Construções Civis |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 127 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 3 | 45 | 78 |
JUSTIFICAÇÃO:
A construção é uma atividade importante, mas onde ocorrem, com frequência, manifestações de falta de qualidade, provocando descontentamento dos utentes Muitos destes problemas decorrem não só debilidades técnicas, mas muito da inadequada coordenação e gestão dos processos e das interações entre intervenientes.
A disciplina de Gestão de Projetos introduz estes temas na formação do MIEC. Para o efeito enquadra-se a atividade construção e os seus processos, com mais detalhe a montante da fase de execução. Dá-se destaque à formação em Gestão de Projetos de Construção, ao seu contributo para a eficácia dos resultados, apresentando-se as principais e ferramentas desta disciplina.
OBJETIVOS:
Numa etapa avançada da formação dos estudantes em Engª Civil, os objetivos da disciplina são
- Apresentar e enquadrar a atividade da construção e as suas tendências a médio e longo prazo;
- Apresentar os principais processos da construção ao longo do seu ciclo de vida;
- Apresentar os objetivos da gestão de projetos e as suas principais ferramentas na perspetiva da indústria da construção;
- Desenvolver uma visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes;
- Explorar e desenvolver metodologias de trabalho em grupo em analogia com o contexto profissional;
- Conhecer sistemas de informação e qualificação para a construção.
Relativamente ao ato de construir, com maior ênfase nas etapas a montante da execução física das obras:
- desenvolver competências na formulação de problemas, compreender os sistemas, desenvolver pensamento crítico, promoverr atitude profissional. perceber o contexto externo e compreender os processos da construção.
Conhecimento:
- tomar contacto com a atividade construção, percebendo os vários enquadramentos em que esta se pode desenvolver;
Compreensão:
- entender as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projetos, materiais, construção, utilização e manutenção;
- perceber a importância dos constrangimentos/ limitações principais de qualquer obra – respeito da função, limitações de prazo e custo;
- perceber que todo o processo construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo e de responsabilização dos agentes, tomando contato com os aspetos mais importantes desse quadro legal;
- perceber a importância do recurso à Gestão de Projetos na construção, apresentando os objetivos e as ferramentas mais usadas (planeamento e controlo do tempo, recursos e custos, estimação de custos, avaliação de projetos, análise de propostas...);
- entender a necessidade de adotar metodologias e procedimentos uniformes de trabalho e organização dos vários intervenientes no ato de construir que facilitem a troca de informação e uma inequívoca interpretação técnica da mesma;
- perceber a importância da qualidade e sustentabilidade de todo este processo e as ações de melhoria que devem ser empreendidas;
- perceber o papel da Engenharia e dos Engenheiros Civis na construção e os aspetos chave de gestão da carreira.
Aplicação:
- utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas;
Análise:
- experimentação e simulação, procurando identificar soluções de projeto alternativas e testar a sua viabilidade;
- interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas;
Síntese:
- desenvolver a capacidade de formular problemas;
- integração de conhecimentos.
Avaliação:
- desenvolver uma apreciação crítica acerca da atividade da construção e suas especificidades.
Resultados da aprendizagem
Ética; Experimentação e simulação; Interpretação de resultados; Comunicação escrita; Formulação de problemas; Gestão de projetos; Gestão do tempo; Integração do conhecimento
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Os estudantes devem ter conhecimentos na área da investigação operacional (ferramentas de apoio ao planeamento) e tecnologias de construção.
Os temas a abordar na disciplina estão organizados em 5 grandes capítulos, com abordagens complementares nas aulas teóricas e teórico-práticas:
Capítulo I – Introdução e Enquadramento
- I.1 -Introdução e apresentação da disciplina (T+TP);
- I.2 - Atividade construção, caracterização nacional e internacional e evoluções previsíveis (T);
- I.3 - Enquadramento profissional dos Engos Civis (T);
Capítulo II – Os principais Processos da Construção
- II.1 -Ciclo de vida das obras e modelos de contratação e realização (T+TP)
- II.2 -intervenientes e responsabilidades (T);
- II.3 -Referencia ao enquadramento legislativo e normativo da construção (T+TP);
- II.4 -Os Processos da Concepção (T+TP)
- II.5 - Organização documental e sistemas de informação na construção (TP).
Capítulo III– Gestão de Projetos de Construção e Principais Ferramentas
- III.1 -Objetivos da Gestão de projetos e principais ferramentas (T);
- III.2 -Planeamento e controlo (TP);
- III.3 – Avaliação de quantidades, Estimação de custos e indicadores (TP);
- III.4 -Negociação e contratação, Análise de propostas (TP+T);
- III.5 -Liderança e Riscos (T).
Capítulo IV – Novos enfoques na gestão de Projetos de Construção
- IV.1 – Garantia de qualidade aplicada à construção (T);
- IV.2 – Sustentabilidade aplicado à construção (T);
- IV.3 – Análise Ciclo de Vida (T).
- IV.4- AVA (T+TP)
Procurar-se-á sempre que aplicável ligar os assuntos tratados a concretizações à construção, particularmente no plano tecnológico. Em cada capítulo serão dadas pistas de aprofundamento.
Necessidades de Software – Programa Microsoft Project, Ferramenta Pronic.
Conteúdo Científico – 50%
Conteúdo Tecnológico – 50%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A construção civil é caracterizada por uma frequente ocorrência de manifestações de falta de qualidade, incluindo defeitos e avarias em várias vertentes, desajustes face às exigências dos utilizadores, grandes desvios de custos e de prazos, etc. Estes problemas resultam num descontentamento dos utentes com as construções e seus agentes. A unidade curricular de Gestão de Projetos procura apresentar e enquadrar a atividade construção e os seus processos, em particular aqueles que se desenrolam a montante da fase de execução. Pretende-se ainda apresentar um conjunto de ferramentas de gestão de projetos de construção.
Apresentação dos conceitos recorrendo a exemplificação com situações da construção. Procura-se sempre que possível ligar os conceitos a outras unidades curriculares e desenvolver o conhecimento das tecnologias da construção. Aulas teóricas predominantemente expositivas, mas com formulação de casos de análise Aulas teórico-práticas com tratamento dum conjunto de 5 temas, sendo que em cada um é proposto, a partir de conteúdos de apoio disponibilizados, o desenvolvimento dum trabalho ou exercício que no fim desse modulo é sujeito a uma avaliação expedita
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino desenvolvem as capacidades de utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas, experimentação e simulação, procurando identificar soluções alternativas e testar a sua viabilidade, interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Teste | 85,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 2,00 |
Frequência das aulas | 3,00 |
Trabalho escrito | 1,00 |
Total: | 6,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A avaliação compreende, além do exame final, mais 3 componentes:
- 1 Trabalho a desenvolver ao longo do semestre, com entregas faseadas, medindo a participação presencialdatas a anunciar nas aulas e de caracter obrigatório CAD1 - 15%;
- 1 avaliação obrigatória intercalar, a realizar em data a definir no meio do semestre CAD2 - 25%
- um teste obrigatório a realizar no fim do período de aulas cobrindo toda a matéria- TF - 60%
NF = 0.15CAD1 + 0.25CAD2 +0.60TF
Condições de aprovação: N F >9.5/20
Estes estudantes terão que optar entre a avaliação geral segundo as condições acima referidas, podendo exceder o número de faltas, ou efectuar um exame final EF para 20 valores.
Os alunos impossibilitados de cumprir a componente obrigatória de avaliação distribuida, por motivo aceite pela Direção de Curso, poderão também efetuar o exame final EF para 20 valores
A CAD 1 correspondente à entrega do trabalho desenvolvido nas aulas, não poderá ser melhorada. A CAD2 , por insucesso ( ausência ou classificação inadequada) poderá ser recuperada em condições a definir. A melhoria da Classificação Final será efetuada de forma global através dum exame único, valendo 85%
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas