Código: | EC0031 | Sigla: | EBET1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estruturas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Estruturas |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 172 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 4 | - | 8 | 75 | 214 |
JUSTIFICAÇÃO:
A Unidade Curricular introduz os princípios fundamentais e as bases para o projeto de elementos estruturais (tirantes, pilares e vigas) em betão armado. São discutidos de uma forma integrada os aspetos científicos e técnicos da análise e dimensionamento de estruturas de betão armado, de acordo com as normas europeias (Eurocódigos). Estas matérias, importantes na formação de um engenheiro civil, são fundamentais na actividade profissional, quer seja nas áreas de projecto ou de produção (direcção de obra, fiscalização).
OBJETIVOS:
Apresentação dos princípios, das teorias e dos modelos de análise e dimensionamento de elementos estruturais de betão. Analisar o comportamento de elementos de betão armado e pré-esforçado, quer em regime elástico como em situação de rotura. Discutir e aplicar as disposições do Eurocódigo 2 relativas ao betão estrutural. Iniciar os estudantes na prática de projeto de elementos isostáticos de betão armado e pré-esforçado.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Descrever os princípios, as teorias e os modelos de análise e dimensionamento de elementos estruturais de betão armado e pré-esforçado.
Compreensão: Entender o comportamento de elementos de betão armado e pré-esforçado, tanto em condições de serviço (comportamento linear-elástico) como na rotura (comportamento não-linear). Interpretar e aplicar as disposições normativas do Eurocódigo 2 na análise e projeto de elementos de betão estrutural.
Aplicação: Desenvolver soluções para o correto dimensionamento de elementos isostáticos de betão armado e pré-esforçado, aplicando as disposições constantes da regulamentação nacional e do Eurocódigo 2. Apresentar peças desenhadas que permitam a correta execução em obra dos elementos dimensionados.
Avaliação: Criticar as soluções encontradas. Escolher soluções estruturais seguras com a melhor relação custo/desempenho.
Investigação em Engenharia Civil: Incutir o interesse pela descoberta do conhecimento, trabalhando em problemas de Engenharia Civil sem solução única. Estimulação do espírito crítico e da criatividade, buscando o melhoramento das soluções de dimensionamento de elementos de betão estrutural.
Projeto em Engenharia Civil: Iniciar a prática de projeto de elementos isostáticos de betão armado e pré-esforçado.
Prática em Engenharia Civil: Desenvolver soluções para elementos de betão armado e pré-esforçado, que sejam adequadas e exequíveis. Apresentação das soluções em desenhos à escala, e com todas as indicações necessárias para uma correta execução em obra.
Capítulo 1 - Introdução. Bases do projeto. Perspetiva histórica. Métodos de análise e dimensionamento. Tipos de ações. Combinações de ações.
Capítulo 2 - Propriedades dos materiais. Betão: classificação e relações constitutivas. Armaduras. Funcionamento conjunto dos dois materiais.
Capítulo 3 - Secções solicitadas ao esforço axial e à flexão. Secções submetidas ao esforço axial. Secções pré-esforçadas. Bases gerais da flexão. Secções submetidas à flexão simples. Secções submetidas à flexão composta. Secções submetidas à flexão desviada.
Capítulo 4 - Vigas de betão. Esforço transverso. Análise do comportamento de vigas de betão. Verificação da segurança em relação ao esforço transverso. Dimensionamento e disposições construtivas de vigas.
Capítulo 5 - Torção. Torção associada ao esforço transverso e ao momento fletor.
Capítulo 6 - Efeitos de 2ª ordem em pilares. Dimensionamento e verificação da segurança de pilares com efeitos de 2ª ordem, de acordo com o método do Eurocódigo 2 baseado numa curvatura nominal.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Conteúdo Científico - 70%
Conteúdo Tecnológico - 30%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A unidade curricular introduz os princípios fundamentais e as bases para o projeto de elementos estruturais (tirantes, pilares e vigas) em betão armado. São discutidos de uma forma integrada os aspetos científicos e técnicos da análise e dimensionamento de estruturas de betão armado, de acordo com as normas europeias (Eurocódigos). Estas matérias, importantes na formação de um engenheiro civil, são fundamentais na atividade profissional, quer seja nas áreas de projeto ou de produção (direção de obra, fiscalização).
A apresentação e discussão de toda a matéria é efectuada nas aulas teóricas, com a explicação dos modelos. As aulas práticas são dedicadas à discussão dos exercícios e trabalhos práticos propostos para resolução, e ao esclarecimentos das dúvidas.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Os estudantes são incentivados a:
- Desenvolver soluções para o correto dimensionamento de elementos isostáticos de betão armado e pré-esforçado, aplicando as disposições constantes da regulamentação nacional e do Eurocódigo 2;
- Apresentar peças desenhadas que permitam a correta execução em obra dos elementos dimensionados;
- Criticar as soluções encontradas;
- Escolher soluções estruturais seguras com a melhor relação custo/desempenho;
- Incutir o interesse pela descoberta do conhecimento, trabalhando em problemas de Engenharia Civil sem solução única;
- Estimulação do espírito crítico e da criatividade, buscando o melhoramento das soluções de dimensionamento de elementos de betão estrutural.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 56,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 112,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas presenciais previstos.
A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída, de carácter obrigatório, e consiste em duas provas a realizar durante o semestre. Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.
A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF = 0,40 x CAD1 + 0,60 x CAD2
em que:
CAD1 – classificação da prova da Avaliação Distribuída 1 (a realizar no dia 07 de novembro de 2020)
CAD2 – classificação da prova da Avaliação Distribuída 2 (a realizar no período de exames da Época Normal)
NOTA 1: As provas de Avaliação Distribuída 1 e 2 são obrigatórias. Caso o estudante não realize alguma(s) dessas provas, ou pretenda melhorar as respetivas classificações, deverá realizar o exame de Recurso previsto no período de exames.
NOTA 2: No exame de Recurso o estudante poderá optar por ser avaliado sobre a matéria referente: (i) só à CAD1, (ii) só à CAD2, ou (iii) sobre a totalidade da matéria. Nos casos (i) e (ii) a CF resultará da fórmula acima definida, considerando para CAD1 e CAD2 as melhores classificações obtidas por cada estudante nas Avaliações Distribuídas e no exame de Recurso. Para o estudante que optar pela modalidade (iii) a classificação final CF corresponderá à classificação do exame de Recurso, ou à classificação CF resultante da fórmula acima definida se esta for superior e o estudante tiver realizado ambas as Avaliações Distribuídas.
NOTA 3: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.
NOTA 4: As classificações de Avaliações Distribuídas obtidas em anos letivos anteriores não são válidas para o presente ano letivo.
NOTA 5: Os estudantes que pretendam obter uma classificação final superior a 17 valores devem atingir um classificação final CF igual ou superior a 17,5 valores e realizar uma prova oral.
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 5 horas/semana.