Tecnologia Multimédia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
33 |
CINF - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Conhecer os conceitos fundamentais das tecnologias multimédia
- Conhecer conceitos e componentes fundamentais de redes de computadores
- Utilizar de ferramentas de produtividade para o tratamento de imagem, som e vídeo.
- Identificar aplicações informáticas de uso comum em tecnologias multimédia
- Utilizar ferramentas de criação e edição de conteúdos web
- Conhecer algumas técnicas no domínio da multimédia interativa
- Desenvolver capacidades de avaliação do processo de realização de produtos multimédia
- Conhecer as técnicas mais adequadas na concretização de produtos multimédia
- Desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização e de solidariedade na realização de projetos de trabalho em grupo
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir os conhecimentos teóricos, serviços e aplicações multimédia e hipermédia, bem como as redes e protocolos mais relevantes
- Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media.
- Desenvolver competências na produção e manipulação de informação em diferentes formatos digitais (texto, som e vídeo), considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia.
- Manipular corretamente aplicações informáticas para criação e edição de conteúdos web
- Manipular corretamente diversas técnicas de multimédia interativa
- Utilizar adequadamente métodos e técnicas que permitam desenvolver a autoavaliação e a autoexigência de rigor nas tarefas realizadas
- Realizar projetos de trabalho em grupo que permitam desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização, de solidariedade e de cooperação
- Utilizar, de forma criativa e crítica, conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de problemas concretos no âmbito da produção multimédia
- Manifestar abertura e curiosidade face à evolução das tecnologias, numa atitude de constante aprendizagem
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Capitulo 1. Introdução às tecnologias multimédia
- Definição e contextualização da terminologia multimédia;
- Tipos de informação multimédia;
- Características dos sistemas multimédia;
- Aplicações multimédia;
- Sistemas multimodais;
- Tecnologias Multimédia em Rede
Capitulo 2. Representação Digital da Informação
- Sinais analógicos e sinais digitais
- Processo de digitalização
- Vantagens e desvantagens da digitalização
Capítulo 3. Média Estáticos – Texto
- Tipos de texto
- Representação digital do texto
- Representação do aspeto visual dos caracteres
- Disposição dos conteúdos textuais
Capitulo 4. Média Estáticos – Imagens (Edição Bitmap e Vetorial)
- Funcionamento da cor
- Modelos de cor (sistemas de cor aditivo e de cor subtrativo)
- Principais formatos de imagem
- Compressão de imagens
- Imagens de estrutura mapa de bits e estrutura vetorial
- Digitalização, dimensões e resoluções
Capitulo 5. Média Dinâmicos - Som (Edição Som)
- Introdução ao áudio digital
- Conceitos fundamentais de som digital
- Conversão Analógica/digital e frequência de amostragem
- Principais formatos de ficheiros áudio
- Aquisição e Edição de som
- Adição de efeitos
- Adição de efeitos de som e música a filmes
- Exportação para ficheiros usados na Web.
- Compressões na produção Multimédia
Capitulo 6. Média Dinâmicos – Vídeo (Edição Vídeo)
- Definição de vídeo
- Frame rate e frequência de fusão
- Vídeo analógico e televisão
- Representação do vídeo
- Formatos de vídeo
Capitulo 7. Edição Web (Criação de conteúdos Web)
- World Wide Web: Definição, Protocolos, Extensões clientes e servidores, Proxy, Caching e Mirroring
- Pesquisa no WWW
- Segurança no WWW
- Download e Streaming media
- Criação de documentos Web
- Títulos, parágrafos, listas, ligações, estilos de texto;
- Inserção de imagens, som e vídeos em páginas HTML;
- Cascading Style Sheets (CSS)
- Validação de páginas HTML
- Edição do Web Site local
- Sistemas de gestão de conteúdos (CMS): conteúdos empresarial/conteúdos web
Bibliografia Obrigatória
Nuno Magalhães Ribeiro ;
Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012. ISBN: 9789727227440
Bibliografia Complementar
Nuno Fonseca;
Introdução à Engenharia de Som, FCA, 2014. ISBN: 987-972-722-728-0
Monteiro Edmundo;
Engenharia de redes informáticas. ISBN: 972-722-203-X
Jenny Chapman, Nigel Chapman ;
Digital Multimedia, John Wiley and Sons Ltd, 2009. ISBN: 9780470512166
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrem em regime TP, havendo uma exposição de algumas temáticas fundamentais, que são desenvolvidas através do estudo de casos e da resolução de problemas, bem como pela realizações de tutoriais de cada temática. Desta forma pretende-se a consolidação dos conceitos e dos princípios leccionados, esclarecimento de dúvidas, aquisição de experiência, maior desenvolvimento de temas. Cada temática dos media abordados realizdo um trabalho de entrega para avaliação. No final do semestre os estudantes desenvolvem um trabalho prático, em grupo, com orientação tutorial.
Software
AUDACITY
GIMP
OPENSHOT VIDEO EDITOR
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Publicação > Publicações electrónicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
35,00 |
| Participação presencial |
5,00 |
| Trabalho laboratorial |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
78,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de investigação |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Para a obtenção de frequência, os estudantes não poderão exceder o número limite de faltas às aulas (25% das aulas). As presenças serão registadas em todas as aulas práticas.
- É necessário obter a classificação mínima de 10 valores (em 20) na componente de avaliação distribuída para acesso ao exame.
- A avaliação distribuída é determinada pela avaliação dos 3 trabalhos laboratoriais (TL) e um trabalho prático (TP).
- Os estudantes que obtiveram frequência na edição anterior desta unidade curricular, podem optar pela nota correspondente, mas deverão informar o regente no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação:
Participação Presencial – 5%
Trabalho Laboratorial – 30% (10% + 10% + 10%)
Prova Escrita – 35%
Trabalho Prático – 25 %
Apresentação do Trabalho Prático– 5%
Nota final: 0,05*PP+0,3*TL+0,35*PE+0,25*TP+0,05*AP
Para obtenção de aprovação é exigido um mínimo de 8 valores (em 20) na nota da prova escrita (exame).
Provas e trabalhos especiais
A definir com os alunos na primeira aula.
Melhoria de classificação
A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso. A nota da avaliação distribuída poderá ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.