Impactes Ambientais e Sociais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento do Território e Ambiente |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais impactes ambientais, sociais e económicos dos projetos e intervenções de Engenharia Civil. O exercício da Engenharia tem implicações relevantes e pode contribuir significativamente para o Desenvolvimento Sustentável do território e para um eficaz combate às Alterações Climáticas.
OBJETIVOS:
- Salientar as consequências ambientais e sociais dos projetos de Engenharia
- Conhecimento das Políticas de Ambiente a nível internacional e nacional
- Compreensão das implicações da AIA e da AAE no exercício da profissão
- Conhecimento da problemática associada ao Desenvolvimento Sustentável e das Alterações Climáticas e implicações no exercício da atividade de Engenharia
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento: identificar os principais impactes ambientais inerentes a obras de engenharia civil tanto na fase de construção como de exploração; conhecer as políticas ambientais relevantes no exercício da profissão.
Compreensão: identificar as implicações do cumprimento da legislação ambiental na conceção e execução de um projeto de engenharia; identificar as fases de um processo de avaliação de impacte ambiental e a sua relação com as diferentes etapas de um projeto de engenharia.
Aplicação: para uma dada obra de engenharia, identificar impactes e aplicar metodologias simplificadas de avaliação de impactes; avaliar se existe cumprimento dos requisitos legais para o tópico em causa, não sendo o caso, propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções de projeto que minimizem os impactes identificados.
Análise: analisar, discutir, criticar os resultados de um EIA e avaliar as potencialidades de melhoria das soluções de projeto ou de execução em obra de modo a minimizar impactes.
Síntese: quando confrontados com situações práticas em que tenham de selecionar, de entre diversas opções de projeto ou construtivas, a que implicará menores impactes ambientais e sociais, os estudantes deverão estar habilitados a analisar e discutir os resultados de uma avaliação de impactes e os conflitos gerados por esse mesmo projeto.
Avaliação: os estudantes deverão ter a capacidade de avaliar e criticar os processos de decisão.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Os estudantes devem ter um conhecimento básico dos diversos tipos de obras e projetos de Engenharia Civil
Programa
Introdução à Unidade Curricular: Contexto desta UC no curso e na prática de EC; Formato da UC; conteúdo; avaliação; bibliografia; programas informáticos; Exemplos práticos de projetos de engenharia com potencial para implicações ambientais severas
Introdução aos SIG: Conceito; utilidade; organização da informação; tipo de informação (objetos e atributos); fontes de informação; Visualização; Aquisição manipulação e análise de dados, apresentação de resultados; Interação dos SIG com as diferentes fases de AIA
Políticas e Instrumentos de gestão do Ambiente
- Avaliação de Impacte Ambiental e Sustentabilidade: Conceitos; Evolução e enquadramento histórico; Mudanças de paradigmas
- Introdução à Avaliação de Impacte Ambiental: Conceitos; Impactes (tipo de impactes, fases de ocorrência; exemplos); Objetivos; princípios orientadores; vantagens e desvantagens
- Introdução à Avaliação Ambiental Estratégica: Conceitos. Objetivos; AAE versus AIA
- Introdução aos Riscos ambientais e sociais das grandes obras de Engenharia: Conceitos; Tipos de risco; fase de ocorrência; Consequências; Métodos e técnicas de avaliação; potencial de prevenção e gestão de danos (sociais e materiais)
Introdução à Avaliação Ambiental: - Regime Juridico de AIA;- Principais conceitos e terminologia; - Alternativas em AIA;- Metodologias de AIA;
- Impactes cumulativos; - Impactes Sectoriais, metodologias e técnicas de identificação, previsão e avaliação de impactes ambientais, minimização de impactes e monitorização: Clima; Poluição Atmosférica e Qualidade do Ar; Socioeconomia; Biodiversidade; Recursos Hídricos; Ambiente Sonoro (Ruído); Paisagem;
- Participação Pública no processo de AIA: Intervenientes. Tipo de participação. Fases em que a PP é obrigatória ou relevante.
- Processo de Decisão. Técnicas de apoio à avaliação de projetos; Introdução às análises multicritério e custo-benefício
Introdução ao Desenvolvimento sustentável:- Enquadramento histórico;- Conceitos;- Contexto legal e normativo- Escalas de atuação- Construção Sustentável: Conceito. Princípios básicos da Construção Sustentável. Ciclo de Vida do Edifício. A importância da fase de planeamento. Métodos de Avaliação da Sustentabilidade
Conteúdo científico - 70%
Conteúdo tecnológico - 30%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A prática profissional dos engenheiros obriga ao conhecimento e avaliação dos principais impactes ambientais, sociais e económicos dos projetos e intervenções de Engenharia Civil. Também é relevante considerar que a participação ativa do Engenheiro Civil, numa fase preliminar do projeto, pode conduzir a projetos com uma integração ambiental e social melhor, sem comprometer o desejado desempenho económico.
Bibliografia Obrigatória
Partidário, Maria do Rosário;
Avaliação de impacte ambiental. ISBN: 972-8577-09-5
Glasson, John; Therivel, Riki; Chadwick, Andrew;
Introduction To Environmental Impact Assessment (Natural and Built Environment Series), Routledge; 4 edition (22 Dec 2011), 2011. ISBN: 978-0415664707
Morris, Peter; Therivel, Riki;
Methods of Environmental Impact Assessment (The Natural and Built Environment Series), Routledge; 3 edition (5 Mar 2009), 2009. ISBN: 978-0415441759
John C . Ayers;
Sustainability: An Environmental Science Perspective, Routledge, 2017. ISBN: Print: 978-1-4987-5265-7; eBook: 978-1-4987-5266-4
Bibliografia Complementar
Glasson, John;
Introduction to environmental impact assessment. ISBN: 1-85728-117-9
Canter, Larry W.;
Environmental Impact Assessment. ISBN: 0-07-114103-0
Partidário, Maria do Rosário 340;
Avaliação do impacte ambiental. ISBN: 972-96010-0-0
Partidário, Maria do Rosário 340;
Guia para avaliação estratégica de impactes em ordenamento do território. ISBN: 972-8569-34-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição teórica
- Apresentação de estudos de caso
- Realização de trabalhos nas aulas práticas
- Realização de exercícios de estudo orientado de preparação para aulas T
- Sempre que possível,
realização de visitas de estudo a obras de engenharia civil com impactes ambientais relevantes
palestras com oradores convidados
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino utilizadas permitem aplicar metodologias de avaliação de impactes, analisar e discutir os resultados de um processo de avaliação de impactes e os conflitos gerados por esse mesmo processo.
Desta forma será possível propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções de projeto que minimizem os impactes.
Software
Quantum GIS
ArcMap
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil
Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade
Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia energética
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
7,50 |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
65,00 |
Trabalho escrito |
12,50 |
Trabalho prático ou de projeto |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Estudo autónomo |
26,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho de campo |
3,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
103,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento das condições de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A realização dos dois Mini-testes e dos Trabalhos Práticos é obrigatória para todos os estudantes para obtenção de frequência.
Os estudantes com regimes especiais, que não obrigam ao cumprimento das regras de assiduidade, não estão isentos do cumprimento das regras de avaliação desta Unidade Curricular, nomeadamente, não estão dispensados da realização de nenhuma das componentes da avaliação distribuída, a saber:
- Mini-testes;
- entrega do Trabalho 1;
- entrega do Trabalho 2A;
- entrega e apresentação do Trabalho 2B;
- entrega dos elementos solicitados pelos docentes ao longo das aulas T e TP, devidamente anunciados nas aulas e nas plataformas de suporte às aulas: Moodle e Sigarra
Fórmula de cálculo da classificação final
CF - Classificação Final
MT - Mini-teste
T1- Trabalho 1: Metro do Porto
T2A - Trabalho 2, parte A: IC37. Avaliação de impactes
T2B - Trabalho 2, parte B: IC37. Processo de decisão
TP - Trabalhos Práticos iniciados em aula e concluídos individualmente
TT - Trabalho Teóricos elaborados individualmente no moodle
CF = 0,65*MT + 0,05*T1+0,125*T2A+0,075*T2B+0,025*TP+0,075*TT
(classificações de todas as componentes de avaliação de uma unidade curricular são expressas na escala de 0 a 20 valores)
Os dois Mini-Testes e os Trabalhos do semestre (T1+T2A+T2B+TP+TT) são obrigatórios para todos os estudantes.
Provas e trabalhos especiais
No caso de ser possível realizar uma visita de estudo a uma obra de engenharia em curso, a informação relativa a essa visita será objeto de avaliação. Na eventualidade de não se poderem deslocar a globalidade dos estudantes serão fornecidos elementos sobre a visita mas que, evidentemente, nunca conseguirão substituir o tipo de informação que cada estudante - por si próprio - consegue recolher em campo.
Época de RecursoNa época de recurso apenas será possível a realização de um exame que permitirá ao estudante recuperar a componente de avaliação correspondente aos MT.
As outras componentes da avaliação distribuída (T1+T2A+T2B+TP+TT) que foram realizadas ao longo do semestre,com acompanhamento dos respetivos docentes, não poderão ser alvo de recuperação sob a forma de prova escrita sumária.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Época Especial e/ou Conclusão de CursoNestas épocas apenas será possível a realização de um exame que permitirá ao estudante recuperar a componente de avaliação correspondente aos MT.
As outras componentes da avaliação distribuída (T1+T2A+T2B+TP+TT) que foram realizadas ao longo do semestre, com acompanhamento dos respetivos docentes, não poderão ser alvo de recuperação sob a forma de prova escrita sumária.
No caso dos exames na
época de conclusão de curso, a substituição destas componentes de avaliação será feita pela apresentação e discussão de um trabalho teórico-prático, a definir pelos docentes, cujo conteúdo seja representativo dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.
No caso dos
exames em época especial (excluindo a conclusão de curso), deverá ser realizada uma nova sessão de avaliação distribuída, em momento posterior (ano letivo seguinte).
Melhoria de classificação
Melhoria de ClassificaçãoSe um estudante pretender a melhoria da sua classificação, poderá realizar na época de recurso um exame que corresponderá à melhoria das provas de avaliação que decorreram ao longo do semestre (MT).
Na eventualidade de um estudante pretender melhorar as outras componentes da avaliação distribuída (T1+T2A+T2B+TP+TT) que foram realizadas ao longo do semestre,com acompanhamento dos respetivos docentes, só o poderá concretizar com a realização de uma nova sessão de avaliação distribuída, em momento posterior (ano letivo seguinte).
Observações
Os alunos que cumpriram as condições de assiduidade e realizaram as componentes da avaliação distribuída no ano letivo imediatamente anterior, se assim o desejarem, podem solicitar a equivalência dessa componente de avaliação.