Arte e Comunicação Multimédia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes visuais |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
30 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
2 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.
Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.
Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade acrescida de produção de conteúdos associáveis a sistemas mediáticos.
Reportório artístico, histórico e socio-cultural acrescido.
Capacidade acrescida de análise crítica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
Surgido nos anos 60 do Séc. XX, o termo Multimedia exprime originalmente a convergência de diversos meios na produção de um objecto de arte ou de comunicação.
Sabemos como, posterior e gradualmente, o termo se deslocou quase exclusivamente para o território dos media digitais, passando a descrever as variantes essencialmente audiovisuais e interactivas contidas nesse território.
Muitas das questões que hoje é possível colocar em redor do termo Multimedia passam pela análise das transformações culturais, contextuais e sociais contemporâneas contidas nesta re-orientação do seu significado e expectativas.
Alguns exemplos possíveis incluem:
- As formas como o universo analógico tem vindo a ser traduzido em versões digitais, e da qualificação de perdas e ganhos nesse processo.
- As formas como o universo digital reorganiza o nosso modus operandi no mundo físico e na esfera social.
- O modo, aparentemente contraditório, como os media digitais expandem o campo de possibilidades enquanto excluem possibilidades.
- O modo como os media digitais transformam irreversivelmente o conceito de imagem documental.
- As formas como o conceito de autoria tem vindo a ser profundamente transformado pelo emergir das mais diversas subculturas dedicadas ao sampling, remisturas, e produção criativa colaborativa.
A disciplina de Arte e Comunicação Multimédia foca-se em perspectivas socio-culturais históricas e contemporâneas, comparando e contrastando processos e paradigmas de criação e comunicação associados. Procurar-se-á deste modo "tomar o pulso" às transformações supracitadas, e consequentemente antever evoluções subsequentes.
Os conteúdos a abordar incluirão:
Breve revisão histórica da Arte, incluindo identificação de momentos históricos de transição
“O Meio é a Mensagem” (McLuhan)
Literacia dos media
O objecto documental na era digital
O conceito de "compressão espaço-tempo" (Harvey)
Remix cultures, comunidades sharity, memes, cultura de participação
Novos conceitos de autoria, copyright e distribuição
As vanguardas como nova cultura popular
Os excedentes cognitivos (Shirky)
A "Cauda Longa" (Anderson)
A "amnésia analógica"
Bibliografia Obrigatória
Bibliografia geral e por sessão no site da disciplina.; Vários
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas.
Realização de exercícios práticos.
Fórum participativo.
Análise dos objectos produzidos.
Palavras Chave
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades
Humanidades > Artes
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
50,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de campo |
45,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Total: |
164,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Exercício 1: 50%
Exercício 2: 40%
Participação presencial: 10%