Código: | EBE0166 | Sigla: | ELEL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Base |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 80 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
A unidade curricular Electricidade e Electromagnetismo visa dotar os estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia com conhecimento operacional (cf. Resultados da aprendizagem e competências) em Circuitos eléctricos e Electromagnetismo que são áreas do conhecimento absolutamente fundamentais para a engenharia contemporânea. Em particular, as leis físicas abordadas explicam e/ou permitem actuar sobre processos fisiológicos e sinais biológicos e são utilizadas em sensores e instrumentação de cadeias de produção, assim como em dispositivos de diagnóstico biológico e médico.
A unidade curricular integra-se essencialmente nos descritores “1. Conhecimento e Raciocínio Científico-Técnicos” e “2. Aptidões pessoais e profissionais” do sistema de qualidade CDIO (Conceiving - Designing - Implementing - Operating). Nomeadamente: a) “1.1. Conhecimentos de ciências fundamentais”; “1.2. Conhecimentos nucleares de Engenharia (Ciências de Engenharia)”; c) “2.1. Pensamento e resolução de problemas de Engenharia”; d) “2.2. Experimentação e descoberta do conhecimento”. É também trabalhado parcialmente o descritor “3.1. Trabalho em grupo” de “3. Aptidões interpessoais”.
Ao nível do sistema de qualidade EUR-ACE a unidade curricular integra-se essencialmente no descritor “Conhecimento e compreensão” e, em menor escala, nos descritores “Análise de Engenharia” e “Comunicação e Trabalho em Equipa”.
A um nível macro espera-se com esta unidade curricular:
a) desenvolver intuição física sobre situações de carácter electromagnético observadas na natureza e utilizados em dispositivos, identificando as leis físicas que os regem;
Concretamente no final do curso espera-se que os estudantes:
a) Descrevam as grandezas, os conceitos e leis físicas que regem os Circuito eléctricos e o Electromagnetismo, com rigor matemático, fazendo uso correcto do vocabulário científico e identificado domínios de validade.O estudante deve apenas utilizar uma referência bibliográfica para electromagnetismo e outra para circuitos. São apresentadas várias referências com nível semelhante permitindo a sua requisição na biblioteca.
Aulas teórico-práticas: exposição de conceitos pelo docente, sua ilustração com exemplos de aplicação pelo docente.
Aulas práticas-laboratoriais: ilustração experimental dos conceitos da unidade curricular.
Sítio Moodle: disponibilização das apresentações power-point da aulas, recursos multimédia, folhas de exercícios, testes de auto-avaliação, informações gerais sobre a disciplina, resultados da avaliação.
Atendimento aos alunos: acompanhamento personalizado esclarecendo dúvidas sobre a teoria e aplicações.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes previamente inscritos à u.c. obtêm frequência quando:
- Obtenham a classificação de 10 (dez) valores na componente distribuída (AD).
- A nota do laboratório transita do ano anterior se superior a 10 valores.
Os estudantes com a primeira inscrição na u.c. obtêm frequência quando:
- Não ultrapassem as seis faltas às aulas teórico-práticas/práticas;
- Obtenham a classificação de pelo menos 10 valores na componente distribuída (AD).
A avaliação distribuída AD consistirá em:
- 5 trabalhos de laboratório;
Para o cálculo da nota AD final é tomada a média dos 5 trabalhos de laboratório.
Os estudantes sem frequência não se poderão apresentar a qualquer exame, incluindo exame de recurso.
Se EF >= 8 então CF = 0.5 * AD + 0.5 * EF + B
Se EF < 8 então CF = EF
onde CF é a classificação final da avaliação (de 0 a 20 valores), AD a classificação da avaliação distribuída (de 0 e 20 valores), EF a classificação do exame final (de 0 e 20 valores), B bónus opcional (0 a 2 valores).
Os alunos que durante o ano lectivo corrente têm estatuto de trabalhador estudante ou militar estão dispensados da frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação. Os alunos nas condições anteriores que optem por não se submeter à avaliação distribuída de ano lectivo corrente ou não queiram usar a nota de frequência do ano lectivo anterior estão admitidos a exame final sendo a classificação final a nota do exame final. Neste caso o exame final poderá ter uma componente laboratorial.
Os alunos com estatuto de dirigente associativo não estão dispensados da avaliação distribuída.
Caso existam estudantes inscritos que não falem Português, as aulas continuarão a realizar-se em Português. Será definido um acompanhamento tutorial para cada estudante. Os momentos de avaliação individuais de teste intermédio, teste final, laboratório e exame de recurso serão substituídos por provas orais. A componente laboratorial em grupo mantém-se.
Através de exame de Recurso, a classificação final será calculada do seguinte modo: CF = MAX (CFN, 0.5 * AD + 0.5 * R + B, R + B) onde CFN é a classificação final na época normal (de 0 a 20 valores), AD a classificação dos minitestes/laboratório (de 0 e 20 valores), R a classificação no exame de recurso (de 0 a 20 valores) e B o projecto opcional. O exame de recurso poderá ter uma componente laboratorial.
Horário de atendimento: às 6as 9h30-12h30, gabinete H313, ou em outro dia e hora a combinar com o professor
Os alunos devem dedicar ao estudo da disciplina entre 4 a 6 horas semanais, além da normal frequência às aulas teórico-práticas e práticas. Alunos que tenham falta justificada na secretaria a quando de uma componente da avaliação distribuída poderão realizar um teste extra.
Qualquer (tentativa de) fraude durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão ao exame final ou exame de recurso.